

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Observe a Figura 4:

FIGURA 4. Ciclo de vida do campo e fluxo de caixa acumulado típico. JANN, F. et al., 2012.
Em relação ao Ciclo de vida do campo e fluxo de caixa acumulado típico, é INCORRETO afirmar:
Dentre as etapas envolvidas no plano de desenvolvimento do campo, estão o projeto para as instalações de subsuperfície e superfície, bem como o projeto operacional e de manutenção.
A etapa de avaliação é uma atividade de risco uma vez que a quantidade de dados obtidos nesta etapa não fornece informações precisas sobre o tamanho, a forma e a produtividade do campo.
A etapa de produção caracteriza-se pelo escoamento dos hidrocarbonetos pela cabeça de poço e a renda gerada deverá ser para recuperar o investimento e o desenvolvimento de novos projetos.
Os custos para a desativação de campos tanto de onshore quanto de offshore ocorrem de maneira similar, sem diferenças econômicas, uma vez que infraestruturas dos campos devem ser removidas imediatamente.
A exploração de petróleo é uma atividade de alto risco, pois mesmo que a presença de hidrocarbonetos seja promissora, as condições políticas e sociais do país também deverão ser favoráveis ao empreendimento.
Em relação às características de reservatório de óleo, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
As afirmativas são respectivamente:
V, V e V.
F, V e V.
F, V e F.
F, F e F.
V, F e F.
A figura mostra o funcionamento de uma estação híbrida de geração de eletricidade movida a energia eólica e biogás. Essa estação possibilita que a energia gerada no parque eólico seja armazenada na forma de gás hidrogênio, usado no fornecimento de energia para a rede elétrica comum e para abastecer células a combustível.

Disponível em: www.enertrag.com. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado).
Mesmo com ausência de ventos por curtos períodos, essa estação continua abastecendo a cidade onde está instalada, pois o(a)
planta mista de geração de energia realiza eletrólise para enviar energia à rede de distribuição elétrica.
hidrogênio produzido e armazenado é utilizado na combustão com o biogás para gerar calor e eletricidade.
conjunto de turbinas continua girando com a mesma velocidade, por inércia, mantendo a eficiência anterior.
combustão da mistura biogás-hidrogênio gera diretamente energia elétrica adicional para a manutenção da estação.
planta mista de geração de energia é capaz de utilizar todo o calor fornecido na combustão para a geração de eletricidade.
Os combustíveis fósseis são oriundos de matéria orgânica que ficou presa na superfície da Terra e sofreu mudanças em sua estrutura, devido à temperatura, pressão e quantidade de oxigênio disponível durante os milênios. Estes soterramentos de matéria orgânica levaram a formação do petróleo (que pode ser destilado em seus componentes, como a gasolina), carvão ou gás natural. O fornecimento de energia por grama de combustível queimado também varia: carvão: 33 kJ/g, gasolina: 47 kJ/g e gás natural: 50 kJ/g.
Assinale a alternativa correta:
Tem de haver cuidado com a troca de carvão por gás natural, pois pode haver vazamento de metano, e este gás tem maior capacidade de aquecimento da atmosfera que o dióxido de carbono
A maior parte do material particulado emitido na queima de combustíveis fósseis como carvão ou óleo são de tamanho que não prejudicam a saúde humana
O dióxido de enxofre lançado pela queima de combustíveis fósseis é oriundo da queima do sulfato existente nos combustíveis fossilizados
A queima de combustível fóssil é prejudicial para as grandes cidades pois lança na atmosfera, além do dióxido de carbono, ozônio e nitratos, que quando reagem com água se transformam em chuva ácida
O potencial calorífico do gás natural é maior que dos demais combustíveis, por esse motivo, torna-se viável a troca dos combustíveis nas usinas termelétricas
No Brasil, a maior parte da energia elétrica é produzida por hidrelétricas, porém outras fontes de energia estão sendo desenvolvidas constantemente, entre elas, a biomassa, biocombustíveis, energia solar e energia eólica. Analise as duas colunas abaixo e relacione as fontes de energia renovável com as regiões de maior produtividade destas energias.
Fonte energética
1. Etanol
2. Energia Solar
3. Energia Eólica
4. Biodiesel (soja)
Região
A. Região Sul
B. Região Sudeste
C. Região Centro-Oeste
D. Região Nordeste
E. Região Norte
Assinale a alternativa que traga as melhores combinações sobre a localização das fontes de energia renovável.
1- A, 1 - B, 2 - D, 2 – E, 3 - A, 3 – D, 4 – A, 4 - C
1- B, 1 - D, 2 - B, 2 – D, 3 - A, 3 – D, 4 – A, 4 - C
1- B, 1 - D, 2 - C, 2 – E, 3 - A, 3 – D, 4 – A, 4 - C
1- A, 1 - C, 2 - B, 2 – E, 3 - E, 3 – D, 4 – E, 4 - C
1- A, 1 - B, 2 - D, 2 – E, 3 - A, 3 – D, 4 – B, 4 - E
Com relação às indústrias petroquímicas, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. A cadeia petroquímica é organizada em produtores de primeira, segunda e terceira geração com base na fase de transformação de várias matérias-primas ou insumos petroquímicos.
II. Os produtores de segunda geração, denominados “craqueadores”, fracionam ou “craqueiam” a nafta ou gás natural.
III. Os petroquímicos básicos produzidos pelos produtores de primeira geração incluem as olefinas (eteno, propeno e butadieno) e os aromáticos (benzeno, tolueno e xileno).
IV. Os produtores de segunda geração produzem petroquímicos intermediários como o polietileno e o polibutadieno.
V. Os produtores de terceira geração fabricam bens de consumo e industriais, como embalagens, tecidos, tintas e brinquedos.
A sequência verdadeira é
I-V; II-V; III-F; IV-V; V-F.
I-V; II-F; III-V; IV-V; V-V.
I-F; II-F; III-V; IV-V; V-V.
I-F; II-V; III-F; IV-F; V-F.
I-V; II-F; III-F; IV-F; V-V.
Decisão de Trump gera onda de críticas no mundo. “Grande decepção”, “irresponsável”, “equivocada”: as reações ao anúncio do presidente americano, Donald Trump, de que vai retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima foram negativas em todo o mundo.
(Fonte: <http://istoe.com.br>.)
A notícia acima menciona as reações de outros países após o presidente dos EUA anunciar que não respeitará o acordo firmado entre 195 países para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável.
O objetivo do acordo é voltado à redução na emissão principalmente do gás:
dióxido de nitrogênio.
dióxido de carbono.
clorofluorcarboneto.
dióxido de enxofre.
ozônio.
Fenômenos globais, como o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio, foram detectados e ganharam notoriedade. A ciência ambiental da atmosfera tem pela frente, neste novo século, o grande e complexo papel de contribuir para o aprimoramento de nosso entendimento sobre o que são e como se comportam a atmosfera e espécies tóxicas sobre os ecossistemas e sua biota. Sobre esses fenômenos, é correto afirmar-se que
os Gases do Efeito Estufa não absorvem radiação emitida pelo sol, de maneira que mais radiação atinge a superfície da Terra, causando um grande aquecimento.
para evitar o superaquecimento global, o ideal seria extinguir a presença dos Gases do Efeito Estufa da atmosfera do planeta.
com o aumento da altitude, tem-se menor densidade de moléculas dos gases, ocorrendo menor retenção de calor, consequentemente menores temperaturas.
se não for lançado nenhum gás destruidor da camada de ozônio, as moléculas de O3 da atmosfera não participam de nenhuma reação, razão pela qual a camada permanece intacta.
os gases CFCs intensificam a energia da radiação, causando a destruição da camada de ozônio.
Em relação à completação de poços, é INCORRETO afirmar sobre o equipamento conhecido como packer:
Pode ser dos tipos recuperável e permanente.
Veda o espaço anular entre o revestimento e a coluna de produção.
O packer de assentamento hidráulico não pode ser reutilizado.
O packer hidrotástico é assentado por pressurização da coluna.
O assentamento de um packer mecânico é através de rotação da coluna.
Na figura 5, estão indicados os tipos de revestimento para um poço de petróleo.

FIGURA 5. THOMAS, 2004. (Adaptada)
Faça a associação entre o componente indicado ao tipo de revestimento.
( ) Condutor
( ) Revestimento de superfície
( ) Revestimento de produção
( ) Coluna de produção
( ) Liner de produção
A sequência correta é
1, 2, 3, 4 e 5.
2, 1, 4, 5 e 3.
2, 3, 4, 5 e 1.
1, 2, 4, 5 e 3.
1, 2, 5, 3 e 4.
Avalie se as afirmativas a seguir, relativas a reservas e projetos de desenvolvimento da produção, são verdadeiras (V) ou falsas (F):
As afirmativas são respectivamente:
V, V e V.
V, F e V.
F, V e V.
F, F e V.
V, V e F.
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:
O gás natural tem um poder calorífico superior de:
O gás natural pode ser usado para a geração de duas ou mais formas de energia, a partir de uma mesma fonte de energia primária, por exemplo, o calor produzido na geração elétrica é usado no processo produtivo sob a forma de vapor. A este uso do gás natural dá-se o nome de
cocção.
geração de energia.
ciclo combinado.
dupla geração.
cogeração.
O gás natural
é composto por hidrocarbonetos gasosos, constituído somente por metano e encontrado em reservatórios subterrâneos.
não é composto por hidrocarbonetos gasosos, mas é constituído somente por metano e encontrado em reservatórios subterrâneos.
é composto por hidrocarbonetos gasosos, constituído principalmente por metano e não encontrado em reservatórios subterrâneos.
é composto por hidrocarbonetos gasosos, constituído principalmente por metano e encontrado em reservatórios subterrâneos.
não é composto por hidrocarbonetos gasosos, mas é constituído principalmente por metano e encontrado em reservatórios subterrâneos.
A principal característica de qualquer combustível é gerar calor. Esta propriedade é chamada de Poder Calorífico (PC) e é definida como sendo a quantidade de calor desprendida por uma combustão estequiométrica. O Poder calorífico é definido em unidades de energia por unidade de massa. No caso de combustíveis líquidos e gasosos, ele pode ser expresso em unidades de energia por unidades de volume. Porém, neste caso, deve-se fornecer a referência de densidade e/ou as condições de temperatura e pressão. Assinale a unidade de PC utilizada para especificar um gás natural, segundo o Sistema Internacional de Unidades – SI:
kcal /
kW / kg
kW / m3
kJ / m3
KJ / m3
De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP, 2006), Gás Natural é definido como todo hidrocarboneto ou mistura de hidrocarbonetos que permaneça em estado gasoso ou dissolvido no óleo nas condições originais do reservatório, e que se mantenha no estado gasoso nas condições atmosféricas normais. O constituinte principal é metano, acima de 80%, seguido de eteno e do propeno. A presença dos outros componentes não combustíveis, ou impurezas, depende das características e origens das jazidas, sendo comuns: vapor d'água, gás carbônico (CO2), gás sulfídrico (H2S) e Nitrogênio (N2). Considerando a gênese do gás natural e o seu uso como combustível fóssil, é correto afirmar:
O gás natural é considerado um recurso sustentável e renovável, sem impacto para o efeito estufa.
O gás natural não é renovável, mas quando in natura não impacta no efeito estufa, somente após a combustão devido a produção do CO2.
O gás natural, como próprio nome diz, é considerado um combustível sem nenhum impacto ambiental.
O gás natural é um combustível que não gera CO2 na combustão, sendo considerado um combustível verde.
O gás natural não é um recurso renovável e contribui para o aumento do efeito estufa in natura e também após a combustão.
O grau API é uma escala que classifica os óleos crus, provendo informação para que os operadores das refinarias selecionem condições de processamento.
Ao se comparar um óleo com grau API 40 com outro com grau API 20, o primeiro possui, usualmente, maior valor econômico, pois ele tem
maior massa específica
maior proporção de frações mais leves
maior quantidade de constituintes asfálticos
menos água emulsionada
menor opacidade
A porcentagem de resíduo de carbono, o número de carbonos e o ponto de ebulição guardam uma relação direta nas frações de petróleo.
Considere o sistema de eixos da Figura abaixo no qual são indicados cinco campos gráficos.

Comparados com as frações de gás natural, nafta, diesel e de gasolina em termos da distribuição nos campos do gráfico, os asfaltenos estariam no campo indicado por
I
II
III
IV
V
Entre os gases de efeito estufa cita-se o
óxido nitroso oriundo, entre outros, do tratamento de esgoto, por ser um dos maiores contribuintes para o aquecimento atmosférico, embora com baixo potencial de efeito estufa.
dióxido de carbono, oriundo da queima de combustíveis fósseis, por ser o maior contribuinte para o aquecimento atmosférico devido a ter o maior potencial de efeito estufa.
CFC 12, utilizado em refrigeração, por apresentar alto potencial de efeito estufa, embora não seja um dos maiores contribuintes para o aquecimento atmosférico.
metano, oriundo, entre outros, da queima de combustíveis fósseis, aterros sanitários, agricultura, queimadas e pecuária, por seu elevado potencial de efeito estufa.
ozônio estratosférico, oriundo da queima de biomassa, por apresentar alto potencial de efeito estufa e ser um dos maiores contribuintes para o aquecimento atmosférico.