Questões de Concurso sobre Sequências com números, letras, palavras e figuras

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.939 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma senha de seis dígitos, todos numéricos, corresponde ao 10º elemento da seguinte sequência numérica:


2, 11, 47, 191, 767, 3 071, ...


Considerando-se que a senha seja mpqxyz, em que m, p, q, x, y, z representam os algarismos dessa senha, o número que representa y é


A

5.


B

3.


C

1.


D

7.


E

9.

Apresentamos o jogo dos sinais. A regra de operação dos sinais (+) e (–) é análoga à da multiplicação:


(+) com (+) é igual a (+)

(–) com (–) é igual a (+)

(+) com (–) é igual a (–).


Assim, temos que:


(+) (+) (+) = (–) (+) (–) = (+) e (+) (+) (–) = (–) (–) (–) = (–).


Permutações da ordem dos sinais não alteram o resultado.


Na tabela a seguir, devemos completar os quadrados em branco de modo que:


  1. a operação dos três primeiros sinais da linha i tenha como resultado o sinal da última coluna dessa linha, para i = 1, 2, 3.
  2. a operação dos três primeiros sinais da coluna j tenha como resultado o sinal da última linha dessa coluna, para j = 1, 2, 3.


Por exemplo, se em uma linha tivermos

(+)

(–)


(+)


concluímos que o quadrado branco deve ser preenchido com (–) porque (+) com (–) com (–) dá (+).


Considere agora a tabela a seguir:

(+)



(–)


(+)


(+)



(+)

(+)

(–)

(–)

(–)


O número de soluções distintas da tabela é igual a


A

1.


B

2.


C

3.


D

4.


E

5.

A sequência de números a seguir foi criada com um padrão lógico:


7, 6, 5, 6, 7, 8, 7, 6, 7, 8, 9, 8, 7, 8, 9, 10, ...,


A diferença entre o 45º e o 33º termos é igual a


A

6.


B

5.


C

4.


D

3.


E

2.

Seja a seguinte sequência lógica:


1ª Linha: ACE ACS BRAGANÇA

2ª Linha: ÇA ACE ACS BRAGAN

3ª Linha: ANÇA ACE ACS BRAG

4ª Linha: AGANÇA ACE ACS BR

A 10ª Linha apresentará


A

ANÇA ACE ACS BRAG


B

ÇA ACE ACS BRAGAN


C

ACE ACS BRAGANÇA


D

BRAGANÇA ACE ACS

A sequência de palavras ARARA, BÚSSULA, CORNETA, DROMEDÁRIO, ... segue um padrão lógico, desta forma a próxima palavra da sequência é:


A

FOCA.


B

GARRAFA.


C

EXÓTICO.


D

DRAGÃO.


E

MALA.

Seja a sequência 422, 444, 483, 511, 522, 544, 583, 611, 622, 644, 683, 711, 722, … construída a partir de um padrão lógico. O 1 000º termo dessa sequência é


A

25 111.


B

25 411.


C

25 444.


D

25 483.


E

25 522.

Observando a sequência podemos identificar duas formas geométricas, um círculo e uma estrela, que se movem em relação aos pentágonos.


Imagem associada para resolução da questão


Analisando a sequência e o seu padrão de posições, é possível concluir que a próxima posição em que a estrela e o círculo se encontrarão novamente está representada conforme a figura seguinte:


A

Imagem associada para resolução da questão


B

Imagem associada para resolução da questão


C

Imagem associada para resolução da questão


D

Imagem associada para resolução da questão


E

Imagem associada para resolução da questão

A sequência de letras AABABCABCDABCDEABCDEFAB... foi criada com um padrão lógico e é formada por 50 letras. Nessa sequência, a letra A aparece 10 vezes. O número de vezes que aparece a letra D somado com o número de vezes que aparece a letra H é igual a


A

14.


B

13.


C

12.


D

11.


E

10.

A sequência de números, a seguir, foi criada com um padrão lógico e é ilimitada.

1, 1, 0, 2, 8, 4, 3, 27, 18, 4, 64, 48, …

O elemento que está na 39a posição é


A

2 028.


B

1 984.


C

1 895.


D

2 066.


E

1 832.

A sequência de figuras a seguir é ilimitada e foi criada com um padrão lógico.


Imagem associada para resolução da questão


É correto afirmar que o termo que possuir ao todo 63 quadriláteros escuros possui um número de ‘asteriscos’ igual a


A

480.


B

528.


C

436.


D

566.


E

542.

Em um condomínio, as casas são numeradas com números de 4 algarismos. Os dois primeiros identificam a rua e os demais, a casa. Por exemplo, 0315 é o número da casa 15 que fica na rua 03. A numeração das ruas é sequencial, começando com a rua 01, e, em cada rua, a numeração das casas é sequencial, começando com a casa 01. Na rua principal, que é também a rua 01, há 30 casas e nas demais ruas há 20 casas em cada uma. Se o condomínio tem, ao todo, 20 ruas, o número de algarismos 3 necessários para numerar todas as casas é


A

100


B

82


C

80


D

92


E

90

Em uma sequência numérica, cada termo, a partir do segundo, é igual ao dobro do sucessor do termo imediatamente anterior. Para que o sexto termo dessa sequência seja igual a 126, é necessário que a soma dos dois primeiros termos seja igual a:


A

6


B

8


C

10


D

12

Cinco pessoas, vestidas com camisas numeradas de 1 a 5, formavam uma fila de maneira que a pessoa com a camisa número 3 estava no início da fila, a com a camisa número 4 no fim da fila, e a representação dessas pessoas, nessa fila, era 3 – 2 – 5 – 1 – 4, ou seja, 3 representa a pessoa com a camisa número 3, 2 representa a pessoa com a camisa número 2 e assim sucessivamente. As seguintes regras foram usadas para ordenar essa fila:


1. A pessoa que está no início da fila troca de lugar com quem está atrás dela, caso seu número seja maior do que o número de quem está atrás, retrocedendo uma posição na fila. Essa mesma pessoa continua retrocedendo na fila enquanto seu número for maior do que o número da pessoa de trás ou se ela chegar ao fim da fila. Na fila dada, a pessoa 3 troca com a pessoa 2, e a fila fica 2 – 3 – 5 – 1 – 4, mas não troca de lugar com a pessoa 5, pois 3 < 5.

2. Se a pessoa que retrocedia não chegou ao fim da fila, quem estava atrás dela passa a retroceder, a partir da posição em que se encontrava, seguindo as mesmas regras de troca de lugar explicitadas pela regra (1). No caso, a pessoa 5 passa a retroceder e troca de lugar com a pessoa 1 e depois troca de lugar com a pessoa 4, e a fila fica 2 – 3 – 1 – 4 – 5.

3. Se quem retrocede chegou ao fim da fila, o processo se repete a partir da regra (1), mas se não chegou ao fim da fila, o processo continua de acordo com a regra (2). No caso, como a pessoa 5 chegou ao fim da fila, o processo recomeça com a pessoa 2, que não retrocede, pois 2 < 3, portanto a pessoa 3 passa a retroceder e troca de lugar com a pessoa 1, e a fila fica 2 – 1 – 3 – 4 – 5. Como a pessoa 3 não pode mais retroceder, pois 3 < 4, a pessoa 4 também não, pois 4 < 5 e a pessoa 5 já está no fim da fila, repete-se o processo a partir da regra (1), a pessoa 2 troca de lugar com a pessoa 1 e a fila fica 1 – 2 – 3 – 4 – 5.

4. Se ninguém trocar de lugar ao se aplicar as regras (1), (2) e (3) a todas as pessoas, a fila está ordenada e o processo terminado.


Observando que no exemplo dado houve 5 trocas de lugares, se tivermos 9 pessoas em fila, vestidas com camisas numeradas de 1 até 9 e seguindo as mesmas regras, o número de trocas de lugares para ordenar a fila 5 – 7 – 3 – 4 – 1 – 9 – 8 – 6 – 2 será


A

15.


B

17.


C

19.


D

21.


E

23.

Considere a sequência 0, 1, 0, 2, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 4, 0, 0, 0, 0, 5… Nessa sequência o termo igual a 0 ocorre a primeira vez na 1a posição, a segunda vez na 3a posição e a décima vez na 14a posição.


Nessa sequência, a centésima ocorrência do termo igual a 0 é na


A

114a posição.


B

119a posição.


C

123a posição.


D

126a posição.


E

129a posição.

Considere o padrão de formação da sequência ilimitada 5, 10, 7, 9, 18, 12, 14, 28, 19, 21, 42, 30, 32, …. Sabendo que o 50o termo dessa sequência é 131 176, seu 54o termo é


A

524 604.


B

524 404.


C

262 203.


D

262 305.


E

262 200.

   
Gerar simulado