Questões de Concurso sobre A escrita de numerais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
8 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Prefeito de determinado município solicitou a um de seus assessores que redigisse um documento, cujo envio tinha como remente uma autoridade do Congresso Nacional. Esclareceu, ainda, que o documento devia ter a forma de ofício e seguir todas as normas do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018). No entanto, o assessor cometeu um erro na grafia de datas e local do documento. Assinale a alternativa que apresenta a INCORREÇÃO cometida pelo assessor.


A

Na informação de local, inseriu nome da cidade onde foi expedido o documento, seguido de vírgula.


B

Na indicação do dia, usou numeração cardinal, pois se tratava do terceiro dia do mês.


C

Colocou ponto-final depois da data.


D

Redigiu o nome do mês com inicial maiúscula.


E

Alinhou o texto da data à margem direita da página.

Artigo é a unidade básica para apresentação, divisão ou agrupamento de assuntos em um texto normativo. Sobre ele, pode-se dizer que:


I - até o artigo nono (art. 9) deve-se adotar a numeração ordinal.

II - do artigo dez em diante, emprega-se a numeração cardinal correspondente, seguida de ponto final (art. 10.).

III - serão designados pela abreviatura “art.”, com inicial minúscula, com traço antes do início do texto e, ao longo do texto, designados pela abreviatura – Art. –, com inicial maiúscula.

IV - os textos dos artigos serão iniciados com letra maiúscula e encerrados com ponto e vírgula. Quando tiverem incisos, serão encerrados por dois-pontos.


Dos itens acima estão corretos apenas:


A

I e II.


B

III e IV.


C

I e IV.


D

I, II e III.


E

II, III e IV.

De acordo com KASPARY, sobre a grafia de datas, segundo as normas e as recomendações da digitação qualitativa, analisar a sentença abaixo:


Os números cardinais, quando designam um ano, devem ser escritos com hífen separando as classes (1ª parte). Para separar os elementos de uma data, é preferível usar o hífen (2ª parte).


A sentença está:


A

Totalmente correta.


B

Correta somente em sua 1ª parte.


C

Correta somente em sua 2ª parte.


D

Totalmente incorreta.

Com base em Kaspary (2007), analise as seguintes assertivas relativas às normas e recomendações da digitação qualitativa:


I. Na grafia de datas, em atos normativos, os números cardinais, quando designam um ano, devem ser escritos com ponto ou espaço separando as classes. (exemplo: 2.017 ou 2 017).

II. Os artigos de um ato oficial devem ser numerados por meio de algarismos ordinais do primeiro ao nono, e por meio de algarismos cardinais do décimo em diante.

III. Quando dois chefes de serviço assinam um documento, cabe à esquerda ao superior. À direita, assina diretamente o responsável pelo teor do documento.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas III.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Assinale a alternativa em que, caso se tratasse de texto técnico, a grafia do numeral não estaria de acordo com a orientação do Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.


A

“...capa verde-amarela, 245 artigos...” (L.6)


B

“...deputado Ulysses Guimarães, 71...” (L.2-3)


C

“...precisava de 289 leis de concreção...” (L.60)


D

“...sendo 41 complementares.” (L.61)


E

“e 70 disposições transitórias...” (L.6)

Com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir:

I. Seja qual for o numeral empregado, os termos “artigo” e “parágrafo” devem ser grafados de forma abreviada: “art.” e “§” para o singular e “arts.” e “§§” para o plural.

II. Não se usa a forma abreviada quando as palavras “artigo” e “parágrafo” aparecem acompanhadas de adjetivo, exceção feita à abreviação “§ único”.

III. Utiliza-se o numeral ordinal abreviado para designar artigos e parágrafos de leis e proposições legislativas até o nono, inclusive.

A partir daí, emprega-se o algarismo arábico, seguido de ponto. Assinale:


A

se todos os itens estiverem corretos.


B

se nenhum item estiver correto.


C

se somente os itens II e III estiverem corretos.


D

se somente os itens I e II estiverem corretos.


E

se somente os itens I e III estiverem corretos.

“Abundante remessa de matérias polêmicas para a legislação infraconstitucional permitiu aprovar o texto definitivo em 23/9/1988.” (L.57-59)

Assinale a alternativa em que a forma de representação da data grifada acima esteja igualmente de acordo com o Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal quando trata da grafia de numerais em textos técnicos.


A

23.9.1988


B

23-09-1988


C

23/09/1988


D

23-9-1988


E

23.09.1988

 
 
Gerar simulado