

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No que se refere aos textos de atos normativos, é correto afirmar que, embora permitidos, mediante previsão legal, para a designação de entidades da administração pública indireta, as siglas e os acrônimos não devem ser utilizados para designar órgãos da administração pública direta.
Certo
Errado
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), analise as alternativas que seguem, relativas ao uso de siglas e acrônimos em atos normativos, e assinale a INCORRETA.
Caixa Econômica Federal – CEF.
Tribunais Regionais Eleitorais – TRE’s.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Organização dos Países Exportadores de Petróleo – Opep.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Em relação às estruturas das leis, a parte em que há as disposições pertinentes às medidas necessárias à implementação das normas de conteúdo substantivo, as disposições transitórias, bem como as cláusulas de vigência e revogação, quando for o caso, denomina-se:
Final.
Ementa.
Emenda.
Assinatura.
Com base nas normas e recomendações de Kaspary (2017), analise as seguintes assertivas, relacionadas à digitação qualitativa em atos normativos:
I. Os numerais indicativos de porcentagens seguem a seguinte regra: a expressão “porcento“ será grafada por extenso se o numeral constituir uma única palavra. Ex.: dez porcento, cem porcento, etc. E, na forma numérica, seguida do símbolo “%”, se o numeral constituir mais de uma palavra. Ex.: 33%, 45%, etc.
II. Os valores monetários devem ser expressos em algarismo, seguidos da indicação por extenso entre parênteses. Ex.: R$ 1.280.00,00 (um milhão, duzentos e oitenta mil reais).
III. Em atos normativos, as datas devem ser escritas por extenso, sem que o algarismo indicativo do dia seja precedido de zero. Ex.: 2 de setembro de 2022, e não 02 de setembro de 2022. O primeiro dia do mês, nesses atos, deve ser indicado pelo algarismo 1 seguido do símbolo ordinal. Ex.: 1º de maio de 2022.
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Com relação às atividades de criação, redação e análise dos atos normativos, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as funções das normas jurídicas às suas respectivas descrições.
COLUNA I
1. Integração
2. Proteção
3. Planificação
4. Regulação
COLUNA II
( ) Direciona condutas por meio de modelos.
( ) Exerce garantia contra o arbítrio ao vincular os próprios órgãos do Estado.
( ) Organiza, define e distribui competências.
( ) Compensa as diferenças jurídico-políticas no quadro de formação da vontade do Estado (desigualdades regionais, sociais, etc.).
Assinale a sequência correta.
1 2 3 4
2 4 3 1
3 1 4 2
4 2 3 1


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Artigo é a unidade básica para apresentação, divisão ou agrupamento de assuntos em um texto normativo. Sobre ele, pode-se dizer que:
I - até o artigo nono (art. 9) deve-se adotar a numeração ordinal.
II - do artigo dez em diante, emprega-se a numeração cardinal correspondente, seguida de ponto final (art. 10.).
III - serão designados pela abreviatura “art.”, com inicial minúscula, com traço antes do início do texto e, ao longo do texto, designados pela abreviatura – Art. –, com inicial maiúscula.
IV - os textos dos artigos serão iniciados com letra maiúscula e encerrados com ponto e vírgula. Quando tiverem incisos, serão encerrados por dois-pontos.
Dos itens acima estão corretos apenas:
I e II.
III e IV.
I e IV.
I, II e III.
II, III e IV.