

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Nos documentos do “padrão ofício” , segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a impressão dos textos deve ser feita na cor preta, em papel branco.
Dentro desse contexto, é correto afirmar, sobre a impressão colorida:
Nunca deve ser usada, obrigatoriamente.
Pode ser feita nos documentos de “padrão ofício” para impressão de todos os textos.
Deve ser feita nas cores verde e amarela, exclusivamente.
Deve ser usada para gráficos e ilustrações, exclusivamente
Deve ser feita na cor azul cobalto, exclusivamente.
Quanto à forma de diagramação, os documentos do padrão ofício devem obedecer a uma apresentação específica. Marque a alternativa que não obedece esta norma:
impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações.
Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho oficío.
Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral.
O início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda.
Não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.
O ofício, o aviso e o memorando seguem, com relação à forma, o que se denomina padrão ofício; uma característica que os diferencia é a finalidade.
No memorando, no aviso e no ofício, a presença do vocativo é imprescindível e, neste último, o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa.
O trecho a seguir é adequado para constituir o corpo de um ofício, documento adequado a ser encaminhado pela diretoria do setor de tecnologia da informação de determinado tribunal à diretoria de recursos humanos desse mesmo órgão.
Encaminho a V.S.ª , para as devidas providências, a frequência dos funcionários desta diretoria, em atendimento ao solicitado no Mem. 12/2013-DRH.
Certo
Errado
Nas correspondências oficiais, a uniformidade deve estar presente tanto no texto das mensagens ― por meio do emprego correto dos pronomes de tratamento e de linguagem formal e polida ― quanto na apresentação do expediente ― por meio do tipo de letra adequado, da diagramação correta, de papel uniforme, entre outros requisitos.
Considerando os exemplos fictícios abaixo, assinale a opção correta a respeito da formatação dos documentos oficiais indicados.





Considerando os exemplos fictícios abaixo, assinale a opção correta a respeito da formatação dos documentos oficiais indicados.
Redação de EMENTA:
EMENTA: Critérios para preenchimento temporário de cargos. Conflitos na legislação. Preponderância da Lei XYZ. |
Vocativo de OFÍCIO:
Prezado Senhor Beltrano da Silva Tal, Diretor de Recursos Humanos. |
Parágrafo conclusivo de PARECER:
Ante o exposto, recomenda-se pela suspensão do funcionário na forma da Lei XYZ. É o parecer.
Brasília, 31 de março de 2012 |
Trecho de ATA:
[...] Terminada a leitura dos documentos norteadores, o Presidente da Assembléia submeteu à discussão dos presentes a redação de uma minuta de Carta-Convite, que, após algumas alterações foi aprovada como segue abaixo. Em seguida, foi dada a palavra ao Sr. Fulano de Tal, para que relatasse o posicionamento do Conselho Deliberativo a respeito do Plano de Contenção de despesas a ser implantado a partir do dia 30 (trinta) do próximo mês. [...] |
Fecho de MEMORANDO:
Brasília, 31 de março de 2012 Atenciosamente,
Diretor Adjunto |
Assinale a alternativa correta, em relação aos requisitos de uma redação oficial.
Nas comunicações oficiais é facultativo o emprego de pronomes de tratamento.
Não é obrigatório o uso de linguagem culta nos atos e expedientes oficiais, a fim de que qualquer pessoa possa entendê-los.
Se a autoridade a quem é dirigido um documento oficial for amiga de quem assina o documento, admitem-se expressões de afetividade (Querido amigo, por exemplo).
Em correspondência dirigida a autoridades tratadas por Vossa Excelência é obrigatório o tratamento DD (Digníssimo), para lembrar a dignidade do cargo que elas ocupam.
Nas comunicações oficiais empregam-se dois tipos de fechos: Respeitosamente, para autoridades superiores e para o Presidente da República, e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
As modalidades de comunicação denominadas ofício, aviso e memorando assemelham-se quanto à forma, visto que todas devem ser formatadas conforme o padrão ofício; quanto à finalidade, o memorando distingue-se do ofício e do aviso por destinar-se à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Nas comunicações oficiais, com exceção das assinadas pelo presidente da República, devem constar nome e cargo da autoridade que as expede.