Questões de Concurso sobre Aerodispersóides

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
17 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os riscos químicos ocupacionais incluem diversas formas de apresentação das substâncias. A forma de dispersão caracterizada por partículas sólidas resultantes de processos mecânicos de ruptura, como moagem, trituração ou detonação, com diâmetro entre 0,5 e 10 micrômetros, denomina-se:


A

fumo.


B

névoa.


C

neblina.


D

poeira.


E

vapor.

A radiografia de tórax é o exame padrão para o rastreamento e diagnóstico de pneumoconioses, devendo seguir os critérios técnicos de qualidade e leitura estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Acerca da classificação radiológica das pneumoconioses segundo a OIT, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


( )A classificação da OIT baseia-se na comparação da radiografia do paciente com um conjunto de placas padrão (standard films) para determinar a profusão, forma e tamanho das opacidades.

( )A profusão das pequenas opacidades é classificada em quatro categorias principais (0, 1, 2 e 3), indicando a concentração de nódulos nas zonas pulmonares.

( )As grandes opacidades, indicativas de fibrose maciça progressiva, são classificadas pelas letras A, B e C, dependendo do diâmetro e da área somada das lesões.

( )A leitura radiológica para fins de pneumoconiose dispensa o uso das placas padrão se o leitor for um radiologista experiente com mais de 10 anos de prática.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

V, V, F, F.


B

F, F, V, V.


C

V, V, V, F.


D

V, F, F, V.


E

F, V, V, F.

Caso exista poeira em uma concentração que exceda o seu limite inferior de explosividade, a atmosfera é considerada de risco, por oferecer exposição de riscos aos trabalhadores.


C

Certo


E

Errado

Para a seleção de respiradores, é fundamental o conhecimento das substâncias que serão inaladas pelo trabalhador. Com relação aos aerodispersóides, é correto afirmar:


A

as fibras são partículas sólidas suspensas no ar, geradas em processos de combustão.


B

os fumos são materiais particulados sólidos, gerados em processo de rompimento mecânico de sólidos.


C

as névoas são definidas como partículas líquidas suspensas no ar, geradas pela ruptura mecânica de um líquido.


D

as neblinas são substâncias que, em condições normais de temperatura e pressão, estão no estado gasoso.


E

as poeiras são partículas sólidas produzidas por ruptura de sólidos, que têm forma alongada, com comprimento três vezes superior ao diâmetro.

É considerada perigosa a atmosfera com a condição de enriquecimento de oxigênio, sendo aceitável uma concentração de até 23%, desde que conhecida a causa desse enriquecimento.


C

Certo


E

Errado

No campo do trabalho, a exposição a fatores de riscos ambientais deve ser gerenciada por todos, desde os agentes diretos de promoção de saúde laboral, como no caso do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), quanto por seus gestores e colaboradores. Considerando o contexto do Texto III e a definição de agentes de risco prevista na NR-1, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um exemplo de agente de risco do tipo físico.


A

Fungos.


B

Bactérias.


C

Névoas de ácido sulfúrico.


D

Pressões anormais.


E

Poeira mineral contendo sílica cristalina.

A bissinose é uma pneumopatia ocupacional causada por inalação de:


A

Sílica cristalina.


B

Poeira de carvão.


C

Fibras de algodão.


D

Amianto em suspensão.


E

Vapores alcalinos.

O Direito Tributário, embora tenha normas “espalhadas” pela Constituição Federal e em leis estaduais, possui seus pilares concentrados em uma legislação: o Código Tributário Nacional, ou CTN que teve a preocupação em unificar conceitos e diretrizes gerais do direito tributário, a fim de dirimir e mitigar dúvidas e divergências entre os entes políticos. Conforme o CTN (Código Tributário Nacional) a obrigação tributária de pagar um tributo nasce a partir da prática do seu fato gerador previsto em lei. Com o lançamento, o crédito tributário é constituído e exigível. No entanto, há casos em que é possível suspender a cobrança do crédito tributário. Nesse sentido, assinale a assertiva que NÃO caracteriza um tipo de suspensão do crédito tributário.


A

Isenção e imunidade.


B

As reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo.


C

Moratória.


D

A concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial.

Os aerodispersóides são contaminantes presentes em um ambiente de trabalho em forma de partículas sólidas e líquidas, com tamanho inferior a 100 m.


Alguns destes contaminantes são classificados como fibrogênicas quando


A

alteram a estrutura celular dos alvéolos, restringindo a oxigenação.


B

produzem reações alérgicas devido à formação de anticorpos.


C

produzem mutação e nível celular ou alterações genéticas.


D

provocam câncer, após período prolongado de exposição.


E

irritam, inflamam e ulceram o trato respiratório.

Conforme a NR 7, para a avaliação dos parâmetros de monitorização da exposição de aerodispersoides fibrogênicos, devem ser realizados raios X de tórax e espirometria no exame adimissional e no anual.


C

Certo


E

Errado

Considerando ambientes que apresentam riscos de partículas volantes, porém não demandam proteção completa do rosto, qual equipamento é indicado para proteger especificamente contra esses agentes?


A

Abafador de ruídos.


B

Capuz de proteção.


C

Máscara de solda.


D

Óculos de segurança.

Analise as afirmativas abaixo sobre os SPDAs (Sistemas de Proteção de Descargas Atmosféricas), sua importância e definições e características em geral.


1. O SPDA serve como proteção para pessoas, prédios, antenas, instalações industriais e contra as descargas atmosféricas.

2. Os SPDAs para descargas atmosféricas consistem em dispositivos instalados nos pontos internos das instalações e das estruturas.

3. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil é o líder em incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas para o solo a cada ano.

4. Um SPDA pode ser dividido da seguinte forma: SPDA externo, responsável pela proteção para reduzir os danos físicos e riscos à vida e SPDA referente às medidas de proteção adotadas para reduzir as falhas em sistemas elétricos e eletrônicos.

5. A NBR-5419 – Proteção Contra Descargas Atmosféricas recomenda o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) como a solução mais eficaz para preservar eletroeletrônicos, o edifício e seus usuários.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.


E

São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

Em uma avaliação de poeira respirável, realizada por um engenheiro de segurança do trabalho em determinada atividade, foram encontrados os seguintes resultados:


Massa de poeira respirável: 4,250 mg

Massa de sílica livre cristalizada: 0,850 mg

Volume de ar amostrado: 425 litros


Considerando-se que a jornada de trabalho do avaliado é de 8 horas por dia e que o tempo de exposição do trabalhador à poeira respirável contendo sílica é de somente 240 minutos por dia, a concentração média ponderada de poeira respirável, em mg/m3, encontrada pelo engenheiro de segurança do trabalho para essa atividade foi de


A

2,0


B

5,0


C

10,0


D

20,0


E

42,5

Correlacione as descrições apresentadas na segunda coluna aos seus respectivos aerodispersoides.


1) Poeira

2) Névoa

3) Fumo

4) Neblina

5) Fumaça


( ) Gerado termicamente, constituído por partículas sólidas formadas pela condensação e solidificação de vapores produzidos pela volatilização de substâncias sólidas fundidas.

( ) Constituído por partículas líquidas geradas pela condensação de vapores de um líquido devido à saturação do ar atmosférico.

( ) Gerado mecanicamente, constituído por partículas líquidas, formadas pela ruptura mecânica de um líquido.

( ) Mistura de gases, vapores e aerodispersoides, oriundos de combustão de materiais

( ) Gerado mecanicamente, constituído de partículas sólidas formadas pela ruptura ou desagregação de um sólido.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


A

4, 3, 1, 2, 5.


B

3, 4, 2, 5, 1.


C

5, 4, 1, 3, 2.


D

1, 2, 5, 3, 4.


E

2, 1, 4, 5, 3.

Precipitadores térmicos, impinger ou borbulhadores e filtros porosos são aparelhos utilizados para:


A
avaliar cargas eletrostáticas perigosas.

B

coletar amostra de sangue do trabalhador junto ao seu local de trabalho.


C

coletar amostras de aerodispersóides, em especial poeiras.


D

avaliar os riscos físicos relacionados à utilização de microondas e laser (radiações ionizantes).


E

analisar a temperatura de amostras de gases e vapores anestésicos.

 
 
Gerar simulado