

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A NR-22 – Estabelece que as industrias de Mineração devem divulgar os procedimentos do plano de emergência a todos os seus subordinados. Quanto ao treinamento teórico e prático (do item 22.32.2); bem como a realização de simulados (do item 22.32.3), é correto afirmar que
o treinamento com aulas teóricas e aplicações práticas será anual; e a mobilização do contingente da mina será realizada através de um simulado a cada dois anos.
o treinamento com aulas teóricas e aplicações práticas será semestral; e a mobilização do contingente da mina será realizada através de um simulado anual.
o treinamento com aulas teóricas e aplicações práticas será anual; e a mobilização do contingente da mina será realizada através de um simulado a cada três anos.
o treinamento com aulas teóricas e aplicações práticas será semestral; e a mobilização do contingente da mina será realizada através de um simulado a cada dois anos.
o treinamento com aulas teóricas e aplicações práticas será semestral; e a mobilização do contingente da mina será realizada através de um simulado a cada três anos.
Considerando as Responsabilidades da Empresa e do Permissionário de Lavra Garimpeira, descritas na NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, está correto a afirmação:
Cabe aos Órgãos Fiscalizadores a obrigação de zelar pelo estrito cumprimento da presente Norma, prestando as informações que se fizerem necessárias à empresa, ao Permissionário de Lavra Garimpeira e ao responsável pela mina.
O órgão fiscalizador deve indicar à empresa, ao Permissionário de Lavra Garimpeira ou ao responsável pela mina os técnicos responsáveis de cada setor.
A empresa ou Permissionário de Lavra Garimpeira coordenará a implementação das medidas relativas à segurança e saúde dos trabalhadores das empresas contratadas e proverá os meios e condições para que estas atuem em conformidade com esta Norma.
Cabe ao órgão fiscalizador elaborar e implementar o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), conforme estabelecido na Norma Regulamentadora 7, cabendo à empresa ou ao Permissionário de Lavra Garimpeira apenas a fiscalização de sua aplicação.
É dever do órgão fiscalizador implementar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Segundo a Norma Regulamentadora 22, são consideradas indicativas de situações de potencial instabilidade no maciço, em minas a céu aberto, as seguintes ocorrências, EXCETO:
Fraturas ou blocos desgarrados do corpo principal nas faces dos bancos da cava e abertura de trincas no topo do banco.
Estruturas em taludes positivos.
Abertura de fraturas em rochas com eventual surgimento de água.
Feições de subsidências superficiais.
Percolação de água através de planos de fratura ou quebras mecânicas.
Ao final do expediente, ao desligar a draga, o operador deve:
Manter o motor em funcionamento em marcha acelerada entre 5 a 10 minutos.
Manter o motor em funcionamento em marcha acelerada entre 20 a 30 minutos.
Manter o motor em funcionamento em marcha lenta entre 5 a 10 minutos.
Manter o motor em funcionamento em marcha lenta entre 20 a 30 minutos.
Quando o transporte em minas for feito a céu aberto, deve-se cuidar para que
a largura mínima das vias de trânsito seja duas vezes maior que a largura do maior veículo utilizado, no caso de pista simples, e três vezes, para pistas duplas.
os limites externos das bancadas utilizadas como caminhos e estradas estejam demarcados e, se possível, sinalizados durante todo o período das 7h00 às 18h00.
nas laterais das estradas, onde houver riscos de quedas de veículos, sejam construídas leiras ou guarda corpo de 0,80 m, ou de altura que permita ao motorista saltar em caso de acidente.
os equipamentos de transporte de materiais ou pessoas possuam estrutura tal que dispensem o uso de dispositivos de bloqueio, uma vez que estes possibilitam o acionamento por pessoas não autorizadas.
os veículos de pequeno porte que transitam em áreas de mineração possuam sinalização, através de bandeira de sinalização no painel ou pendurada no espelho retrovisor, permitindo a sua visualização pelos operadores dos demais equipamentos e veículos.
As Normas Regulamentadoras 21 e 22 disciplinam, respectivamente, os trabalhos em mineração a céu aberto e em mineração subterrânea. A respeito do desmonte por explosivos, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – As espoletas elétricas estão proibidas na lavra subterrânea por questão de segurança.
II – Entre as técnicas disponíveis, a de bore tracking possibilita a avaliação do desvio do furo em relação ao projeto.
III – A técnica conhecida como laser profiling permite o controle da extensão do furo para desmonte.
IV – Os locais de armazenamento de explosivos e acessórios no subsolo devem conter no máximo a quantidade a ser utilizada em um período de cinco dias de trabalho.
V – Na mineração, os explosivos visam desmontar rochas para diversas finalidades, mesmo que o desmonte possa ser realizado por métodos mais baratos.
A sequência correta é:
F, F, F, F, F.
F, V, F, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, F.
V, V, V, V, V.
As áreas de mineração com atividades operacionais devem possuir entradas identificadas com o nome da empresa ou do Permissionário de Lavra Garimpeira e acessos e estradas sinalizadas. Para algumas atividades nas áreas de mineração serão designadas equipes com, no mínimo, dois trabalhadores. Marque a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas atividades:
No subsolo, nas atividades de abatimento manual de choco e blocos instáveis.
No subsolo, nas atividades de carregamento de explosivos, detonação e retirada de fogos falhados.
No subsolo, nas atividades de contenção de maciço desarticulado.
A céu aberto, nas atividades de carregamento de explosivos, detonação e retirada de fogos falhados.
A céu aberto, nas atividades de perfuração manual.
Baseado na NR-22, que regula as atividades de mineração subterrânea, avalie as proposições abaixo e indique a opção correta.
I. Grupo homogêneo de exposição se caracteriza por grupo de trabalhadores com exposição semelhante, sendo que o resultado da avaliação será baseado na média dos 10% mais expostos, sendo esta considerada representativa da exposição dos demais trabalhadores do mesmo grupo.
II. A NR-22 se aplica à mineração subterrânea, mineração a céu aberto, aos garimpos, no que couber, aos beneficiamentos minerais, à terraplanagem e à pesquisa mineral.
III. Nos locais de estocagem, manuseio e uso de produtos tóxicos, perigosos ou inflamáveis devem estar disponíveis fichas de emergências contendo informações acessíveis e claras sobre os riscos à saúde e as medidas a serem tomadas em caso de derramento ou contato acidental ou não.
IV. Os locais de instalação de transfomadores e capacitores devem possuir extintores portáteis de incêndio, adequados à classe de risco, localizados na entrada ou nas proximidades e, em subsolo, montante do fluxo de ventilação.
Marque a alternativa que apresenta uma doença a que está sujeito um empregado que trabalha em minas de amianto.
Siderose
Asbestose
Talcose
Bissinose
Silicose.
Considerando-se a conveniência da utilização de equipamento de segurança dentro de uma empresa de mineração, as afirmações abaixo são verdadeiras, exceto a utilização de
capacete e óculos de segurança nas áreas industriais.
abafadores de som em áreas com ruído elevado.
capacetes e calçados especiais na mina.
capacete, especialmente nas pontes de acesso ao centro dos espessadores.
capacetes, óculos de segurança e abafadores de ruído nas usinas de beneficiamento em operação.
Em relação aos Limites de Tolerância para poeiras minerais, é incorreto afirmar:
é proibida a utilização de qualquer tipo de asbesto do grupo anfibólio
o empregador deverá realizar a avaliação ambiental da presença de poeira de asbesto, nos locais de trabalho, em intervalos de tempo não superiores a 6 (seis) meses
os registros das avaliações ambientais de poeira de asbesto, nos locais de trabalho, deverão ser mantidos por um período não inferior a 10 (dez) anos
Limite de Tolerância para fibras respiráveis de asbesto crisolita é de 2,0 fibras/cm³
o empregador está obrigado a afixar o resultado das avaliações ambientais, em quadro de avisos próprio, para conhecimento dos trabalhadores
Segundo a Norma Regulamentadora NR 22 – Trabalhos Subterrâneos – na realização de serviços em minas subterrâneas, é incorreto afirmar:
o trabalhador deve estar sempre acompanhado nos serviços de escavação, escoramento ou manutenção elétrica realizados no subsolo
a mina terá, no mínimo, três vias principais de acesso à superfície, separadas por terreno maciço e comunicando-se entre si e com as vias secundárias
a empresa deve manter uma equipe de combate a incêndio e de prestação de assistência médica de urgência, com pessoal treinado e material necessário
o encarregado da equipe de trabalho, ao retirar-se do local de trabalho, deve aguardar a próxima equipe para informá-la dos perigos existentes
o trabalho no subsolo somente será permitido a homens com idade entre 21 e 50 anos, assegurada a sua transferência para a superfície quando por motivo de idade ou doença