Questões de Concurso sobre Código de Ética do Assistente Social

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.320 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando o Código de Ética do/a Assistente Social e a Lei nº 8.662/1993 de Regulamentação da Profissão, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais – é um princípio fundamental do Código de Ética.


B

O exercício da profissão de Assistente Social requer prévio registro no Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS), que tenham jurisdição sobre a área de atuação dos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais.


C

Compete ao Conselho Federal de Serviço Social zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, fiscalizando as ações dos Conselhos Regionais e a prática exercida pelos profissionais, instituições e organizações na área do Serviço Social.


D

O compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional é um princípio fundamental do Código de Ética.


E

A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero é um princípio fundamental do Código de Ética.

O profissional assistente social pode atuar, dentre outros setores, como perito judicial ou assistente técnico. Nesse sentido, quando intimado por autoridade competente para prestar depoimentos ao profissional é vedado depor:

Marque a alternativa correta.



A

como inquinado de suspeição.



B

na qualidade de perito judicial.



C

em situação de acareação com o usuário.



D

na condição de testemunha.



E

como assessor da parte que o indicou.


Analise as assertivas abaixo sobre os Deveres expostos nos Códigos de Ética ao longo da história da profissão:


I. Cumprir os compromissos assumidos, respeitando a lei de Deus, os direitos naturais do homem, inspirando‐se, sempre em todos seus atos profissionais, no bem comum e nos dispositivos da lei, tendo em mente o juramento prestado diante do testemunho de Deus.

II. Contribuir para o bem comum, esforçando‐se para que o maior número de criaturas humanas dele se beneficiem, capacitando indivíduos, grupos e comunidades para sua melhor integração social.

III. Respeitar a justiça em todas as suas formas: comutativa, distributiva e social, lutando para seu o seu fiel cumprimento, dentro dos princípios de fraternidade no plano nacional e internacional.

IV. Manter uma atitude honesta, correta, procurando aperfeiçoar sua personalidade e dignificar a profissão.


Quais se referem a Deveres extraídos do Código de Ética de 1947?


A

Apenas IV.


B

Apenas III.


C

Apenas I e IV.


D

Apenas I, II e III.

Situação hipotética: João Pedro concluiu sua graduação em serviço social na Argentina, país-membro do MERCOSUL, e atualmente reside no Brasil, onde deseja exercer sua profissão como assistente social. Assertiva: Nessa situação, de acordo com a Lei n.º 8.662/1993, João Pedro poderá exercer a profissão, visto que concluiu o curso em um país conveniado com o governo brasileiro, independentemente de ter participado do processo de revalidação ou de ter cadastro junto ao conjunto CFESS/CRESS.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado