

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde não pressupõe o(a)
articulação e sintonização com movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.
conhecimento das condições de vida e trabalho dos usuários, bem como dos determinantes sociais que interferem no processo saúde– doença.
desestimulação da intersetorialidade, tendo em vista a fragmentação dos serviços e do atendimento às necessidades sociais.
busca pela necessária atuação em equipe, tendo em vista a interdisciplinaridade da atenção em saúde.
Ao ser concebida enquanto política social, quais são os aspectos que devem ser considerados na análise de políticas e programas de saúde?
Os principais sujeitos da política e as fontes de financiamento.
A amplitude das políticas e dos programas, as legislações vigentes e a configuração do financiamento.
As instituições elaboradoras, os gestores e o público-alvo dos serviços.
A configuração e a abrangência dos direitos e benefícios, a configuração do financiamento e do gasto, e a organização da gestão e do controle democrático.
O histórico das principais políticas e dos programas, o perfil dos gestores e o perfil dos beneficiários.
Em Gomes (2014), temos uma análise sobre a inconstitucionalidade das contrarreformas do SUS e seus modelos privados de gestão no SUS. Com isso, a partir das ideias apresentadas pelo autor é incorreto afirmar que:
a estabilidade do servidor público e o concurso público como única via de acesso aos cargos públicos foram inscritos na Constituição Federal de 1988 como garantias contra o clientelismo e o fisiologismo.
a legislação infraconstitucional, relativa ao direito à saúde, foi editada para instituir novos modelos de gestão que gradativamente transferem a assistência à saúde da esfera dos direitos para a esfera do mercado no qual o contrato de compra e venda determina o acesso às mercadorias.
as reformas sanitárias conquistadas na VIII Conferência Nacional de Saúde e asseguradas como direitos sociais fundamentais na Constituição de 1988 foram ampliadas e universalizadas a partir da década de 1990 com o avanço do projeto neoliberal no Brasil.
a indefinição do marco jurídico das organizações sociais na legislação vigente implica em confusão de princípios públicos e privados que são aplicados conforme a conveniência dos administradores com recrudescimento da insegurança jurídica e com graves prejuízos para a população.
Na condição de animal social, o ser humano necessita de segurança e atenção desde o nascimento. Família é o grupo social indicado para estas tarefas. Sua estrutura ocorre por meio de papéis e responsabilidades que determinam o comportamento individual nesse grupo. Nesse contexto, a funcionalidade familiar está intimamente ligada com o processo saúde/doença. Sobre a atenção integral às famílias, assinale a alternativa incorreta.
Suas características estão ligadas, não somente ao processo gerador da enfermidade, mas também à sua recuperação
É meio elemental para introduzir valores e normas sociais
Constitui as bases dos comportamentos saudáveis e a interação humana adequada
As intervenções podem gerar apenas boa reputação para trabalhadores dos serviços de atenção primária
As lutas sociais do trabalho na década de 1990 expressaram a fragmentação da classe trabalhadora. Esse período foi denominado como sendo de acumulação flexível, guiando várias formas de gerir não somente o campo das políticas do trabalho, mas também, nesse caso,
das formas de gestão das políticas de saúde.
das formas de gestão das políticas públicas.
das formas de gestão da saúde coletiva.
das formas de gestão privatista da saúde.
De acordo com o texto “Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico (2007)”,
[...] o trabalho em saúde pode ser comparado a uma corrente, cuja resistência (eficácia) depende de todos os elos. Se a corrente é quase toda de aço, mas um elo é de plástico, a resistência à tração do conjunto é a do plástico e não a do aço. Essa metáfora demonstra a grande interdependência do trabalho em saúde. É válida tanto para um serviço de saúde com seus diferentes profissionais quanto para o sistema de saúde com seus diferentes serviços. Portanto, a qualidade da atenção e a satisfação dos trabalhadores também dependerão de como a gestão facilita este diálogo e reforça a interação criativa entre profissionais e serviços de saúde […] (BRASIL, 2007).
Qual é o nome dessa proposta vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS)?
Equipe Interdisciplinar
Equipe Intersetorial
Equipe Volante
Equipe Primária
A Reforma Psiquiátrica acarretou alterações no tratamento dispensado às pessoas com transtornos mentais e proporcionou a criação de serviços substitutivos de saúde mental. Tal metamorfose de concepção trouxe, também, renovações nas necessidades de cuidado pelas famílias, que passaram a vivenciar novos desafios. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
A prática da internação é entendida como forma de exclusão social, tendo a desinstitucionalização o objetivo de aumentar o isolamento dos pacientes
A família passou a ser o único lugar de cuidado de pessoas com transtornos mentais
Um dos elementos mais importantes na reabilitação dos pacientes é a compreensão da família acerca da doença mental
A sobrecarga familiar exige que o Sistema Único de Saúde considere a necessidade de encaminhamento dos pacientes para instituições psiquiátricas fechadas
No que tange às disposições gerais e aos princípios da Política Nacional de Atenção Básica, a Portaria no 2488, de 21 de outubro de 2011, caracteriza a atenção básica pelo conjunto de ações de saúde, nos âmbitos individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte a situação de saúde e a autonomia das pessoas e os determinantes e os condicionantes de saúde das coletividades. Com base na portaria citada, assinale a alternativa que NÃO se alinha aos fundamentos e às diretrizes da atenção básica.
Ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação centralizada e o desenvolvimento de ações setoriais com impacto na situação, nos condicionantes e nos determinantes da saúde das coletividades;
Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e a corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde;
Possibilitar o estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento, pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde, que parte do princípio de que a unidade de saúde deve receber e ouvir todas as pessoas que procuram os seus serviços, de modo universal e sem diferenciações excludentes;
O serviço de saúde deve se organizar para assumir sua função central de acolher, escutar e oferecer uma resposta positiva, capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população e/ou de minorar danos e sofrimentos dessa, ou ainda se responsabilizar pela resposta, mesmo que ela seja ofertada em outros pontos de atenção da rede;
Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e de demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, de prevenção de agravos, de vigilância à saúde, de tratamento e de reabilitação e de manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins, bem como à ampliação da autonomia dos usuários e das coletividades, trabalhando de forma multiprofissional, interdisciplinar e em equipe, realizando a gestão do cuidado integral do usuário e coordenando o conjunto da rede de atenção.
Os direitos sociais são direitos fundamentais do cidadão, assegurados pelo art. 6º da Constituição Federal.
Com relação à Seguridade Social, assinale a alternativa incorreta.
Visa erradicar males sociais, como a pobreza e a marginalização, reduzindo as desigualdades sociais.
Como princípio, a seguridade social existe para tentar alcançar uma sociedade solidária, igualitária e justa para todos.
Consiste num conjunto de ações e políticas sociais que visam a promover o estabelecimento de uma sociedade mais igualitária e justa.
Refere-se a um sistema de proteção social que assegura às pessoas alguns direitos básicos relativos somente à previdência.
Os assistentes sociais na saúde atuam em grandes eixos,como atendimento direto aos usuários, mobilização, participação e controle social, investigação, planejamento e gestão, assessoria, qualificação e formação profissional. No que se refere ao atendimento direto aos usuários, duas das principais ações sócio assistenciais a serem desenvolvidas são:
marcar consultas e exames, bem como solicitar autorização para tais procedimentos aos setores competentes; convocar responsável para informar sobre alta e óbito
solicitar ambulância para remoção e alta ; emitir declaração de comparecimento na unidade quando o atendimento for realizado por quaisquer outros profissionais que não o Assistente Social
esclarecer sobre as suas atribuições e competências para os demais profissionais da equipe de saúde; planejar, executar e avaliar, com a equipe de saúde, ações que assegurem a saúde enquanto direito
conhecer e mobilizar a rede de serviços, tendo por objetivo viabilizar os direitos sociais por meio de visitas institucionais, quando avaliada a necessidade pelo Serviço Social; enfatizar os determinantes sociais da saúde dos usuários, familiares e acompanhantes por meio das abordagens individual e/ou grupal