

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No final dos anos de 1970, a nova cidadania, ou cidadania ampliada, que começou a ser formulada pelos movimentos sociais, pode ser compreendida como
uma concepção que se limita à provisão de direitos legais e ao acesso a direitos definidos previamente.
vinculada a uma estratégia das classes dominantes e do Estado de incorporação política gradual dos setores excluídos.
constituição de sujeitos sociais ativos − agentes políticos −, definindo o que consideram ser seus direitos e lutando para seu reconhecimento.
uma idéia baseada e fixada em uma referência central e no significado do conceito liberal.
aquela que está mais confinada dentro dos limites das relações com o Estado, ou entre Estado e indivíduos.
O processo de participação popular que visa definir, executar e acompanhar as políticas públicas e as políticas de governo é chamado de:
O orçamento Participativo da Prefeitura do Recife é um espaço de fundamental importância para a gestão ambiental, tendo em vista a mobilização e participação comunitária no debate e definição dos rumos da cidade. O Orçamento Participativo se constitui como uma proposta democrática que tem como objetivos:
1. resgatar o processo participativo,sobretudo das organizações comunitárias.
2. criar um espaço público não estatal de co-gestão e controle social sobre o estado.
3. estabelecer normas coercitivas através da ação do Poder Público Federal, Estadual e Municipal no sentido de punir os infratores do meio ambiente.
4. promover a transparência administrativa.
5. favorecer a auto-regulamentação do processo.
Com base nos objetivos acima relacionados, assinale a alternativa correta:
Apenas 1, 3, 4 e 5 estão corretas.
Apenas 1 e 3 estão corretas.
Apenas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
1, 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
Apenas 1, 2, 3 e 5 estão corretas.
Para Evelina Dognino (1994), na organização dos movimentos sociais, a luta por direitos, tanto o direito à igualdade como o direito à diferença, constitui a base fundamental para a emergência de uma nova noção de:
cultura.
cidadania.
democracia.
participação.
O autor Vicente de Paula Faleiros, no livro "Estratégias em Serviço Social", define como redes:
Blocos mais ou menos organizados que buscam não só a identidade, mas a resistência, a alternativa da ação e da sociedade existente à medida que esta política se articula com outras redes e forças.
Blocos totalmente organizados, com identidade definida, independente de articulações com outras redes e forças.
Blocos mais ou menos organizados que não só buscam a identidade, mas à resistência a alternativa da ação e da sociedade existente à medida que esta política subsista independente de articulações com outras redes e forças.
Blocos organizados, com identidade definida, dependente de articulações com outras redes e forças.
Quando o campo da intervenção do assistente social é a realidade cotidiana das populações em seus ambientes, um dos requisitos a ser considerado no seu trabalho, nesses ambientes, é a participação dos sujeitos sociais e de suas representações. Sobre o assunto, é correto afirmar
No contexto brasileiro, a participação da maioria dos sujeitos sociais só deve acontecer através de suas representações sócio-organizacionais
Os conselhos municipais são o único espaço de participação das classes populares.
O voto nas eleições municipais é a única forma de participação reservada às comunidades mais pobres
A participação é um processo social acessível a todos por diferentes instrumentos (plebiscito, iniciativa popular de lei, conselhos, etc.).
O plebiscito é o único recurso para a participação popular
Uma das temáticas mais abordadas no debate sobre participação popular, em anos recentes, refere-se à noção do controle social.
Para Raichelis, controle social significa:
ampliação das formas de decisão, favorecendo o escoamento de demandas sociais
avanço em relação a antigas noções de participação social, incorporando maciçamente a sociedade civil
integração sistêmica dos diversos subsistemas sociais, possibilitando a construção da esfera pública democrática
acesso aos processos decisórios no âmbito da sociedade política, permitindo a participação dos diversos sujeitos sociais
Raichelis considera como elementos constitutivos da esfera pública:
mercado, sociedade civil, direito social e poder instituído
cidadania, terceiro setor, poder estatal e representação de ideais
marketing, transparência de informação, sociedade política e sociedade civil
visibilidade, controle social, representação de interesses coletivos e democratização
Segundo Zélia Torres, num grupo que tenha a estrutura cooperativa, uma das características básicas é:
o entrosamento;
a cordialidade;
a cooperação;
a participação;
o dinamismo.