

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“Há alguns dias, algum editor da página do Instituto Mises Brasil no Facebook postou um texto argumentando que sociedades culturalmente mais homogêneas causam menor desigualdade social. O texto concluía que ‘se o Brasil fosse inteiramente formado por uma população como a do interior do Rio Grande do Sul ou de Santa Catarina, a desigualdade seria tão baixa quanto a dos (países) nórdicos. Igualmente, se fosse inteiramente formado por uma população como a do interior do Maranhão ou do Piauí, também seria baixa. E mais pobre’. A mensagem viralizou na web. Após alguns dias e muitas críticas, a postagem foi apagada e até mesmo rechaçada por outros membros do próprio instituto.”
(Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2017/
Multiculturalismo-gera-desigualdade.)
Sobre o multiculturalismo, que foi e ainda é, tema de inúmeros debates e teorias, analise as afirmativas a seguir.
I. Não se trata de um conceito único e homogêneo e pode até variar de acordo com o contexto sócio-histórico a que se refere.
II. Diz respeito às reivindicações de grupos culturais especificamente aversos às demandas do capitalismo globalizado.
III. Esta visão multiculturalista não existe na prática; o que houve, na verdade, é uma imposição da cultura dominante e a subordinação das demais culturas.
IV. É considerado, por muitos, um movimento teórico e político em defesa da pluralidade e da diversidade cultural.
Está correto o que se afirma apenas em
I.
I e IV.
II e III.
I, II e III.