Questões de Concurso sobre Desigualdades de raça

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
56 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Racismo? No Brasil? Quem foi que disse? Isso é coisa de americano. Aqui não tem diferença porque todo mundo é brasileiro acima de tudo, graças a Deus. Preto aqui é bem tratado, tem o mesmo direito que a gente tem. Tanto é que, quando se esforça, ele sobe na vida como qualquer um. Conheço um que é médico; educadíssimo, culto, elegante e com umas feições tão finas… Nem parece preto. Por aí se vê que o barato é domesticar mesmo. E se a gente detém o olhar em determinados aspectos da chamada cultura brasileira, a gente saca que, em suas manifestações, mais ou menos conscientes, ela oculta, revelando as marcas da africanidade que a constituem. (Como é que pode?) Seguindo por aí, a gente também pode apontar pro lugar da mulher negra nesse processo de formação cultural, assim como pros diferentes modos de rejeição/integração de seu papel.


GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afrolatino americano: Rio de Janeiro: Zahar, 2020, p. 75-93, com adaptações.


Com base na análise de Lélia Gonzalez quanto ao racismo e sexismo na cultura brasileira, assinale a alternativa que apresenta a crítica realizada pela autora.


A

Lélia Gonzalez discute o racismo e o sexismo na cultura brasileira, indo ao encontro das análises propostas por Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior.


B

A análise realizada pela autora a respeito do racismo no Brasil possui cunho filosófico, considerando os fatores econômicos que mascaram a exclusão da população negra.


C

A partir da psicanálise e da teoria positivista, a autora desenvolve um arcabouço crítico acerca da produção da sociologia brasileira, que tratava da questão racial no Brasil.


D

Lélia Gonzalez foi uma intelectual de destaque na América Latina por desenvolver o conceito de “pretuguês” e “Améfrica Ladina”, que foram relevantes para a construção da perspectiva da democracia racial no País.


E

Lélia Gonzalez foi pioneira no Brasil na discussão entre raça e gênero, desenvolvendo conceitos, como de “neurose cultural brasileira”, que denuncia o apagamento da contribuição do povo negro na constituição da cultura brasileira.

Considerando que a decolonialidade consiste em uma crítica epistemológica e prática ao sistema mundo moderno capitalista, que coloca a Europa e os Estados Unidos como parâmetro para se pensar a história da humanidade, sob um ponto de vista universalizante e racista, julgue os itens a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso).


I. A decolonialidade é uma corrente de pensamento radical crítica à modernidade, ao eurocentrismo e às formas de dominação do capitalismo.

II. O conceito de raça é um elemento central na discussão decolonial, pois, sociologicamente, não interfere nos sistemas de diferenciação social.

III. Nas relações de Estado, em uma perspectiva decolonial, há bases para diálogos horizontais entre os diversos setores da sociedade, a fim de valorizar suas particularidades e demandas.

IV. Afirmar a identidade social, por parte dos povos subalternizados, é um ato político de combate à estrutura universalizante colonial capitalista.

V. As estruturas decoloniais foram superadas a partir do momento em que os Estados nacionais passaram por seus processos de independência e deixaram de ser colônias.


A sequência correta sobre as características da decolonialidade é:


A

V,F,F,V,F


B

V,F,V,V,F


C

V,V,F,V,F


D

V, F,V,F,V


E

V, V,F,F,V

A noção de heterogeneidade da pobreza referida no texto indica que, diante das diferenças tão amplas da sociedade, nenhuma variável pode sobrepor-se a outra na compreensão das desigualdades.


C

Certo


E

Errado

Uma das contribuições mais relevantes da ampla literatura sociológica acerca das desigualdades sociais diz respeito à multidimensionalidade dessa questão.


C

Certo


E

Errado

Considerando o texto 14A1-I, assinale a opção correta.


A

O eu lírico denuncia o racismo estrutural que se perpetua nas interações cotidianas.


B

A letra da música de Emicida comprova que, no que se refere à discriminação, mais importantes do que o preconceito de cor são as condições sociais às quais os indivíduos estão submetidos.


C

Ao afirmar que “nasceu vilão”, o eu lírico faz menção a reações ao seu caráter.


D

Com o emprego de expressões como “Algumas coisas nunca mudam” e “regras do mundão”, reforça-se o caráter natural das leis sociais.


E

O fato de o cantor e compositor Emicida ser um músico famoso e bem-sucedido indica que no Brasil não há racismo.

Sobre o tema da modernização econômica e seus impactos políticos e sociais, assinale a alternativa correta.


A

O ecorracismo ou racismo ambiental é utilizado por pesquisas que investigam a relação entre os problemas ambientais e as condições de vulnerabilidade social enfrentadas pela população negra.


B

O aumento da violência nas periferias, favelas e ocupações urbanas informais está desvinculado das questões socioambientais.


C

A industrialização e a lucratividade desenvolvimentista são vistas pela sociologia como cumpridoras de sua função social, mesmo que elas causem a destruição e degradação dos recursos naturais relacionados à fertilidade e à biodiversidade.


D

A atividade acrobática parkour é vista pela sociologia como uma prática condenável, uma vez que expõe os jovens a uma situação de risco em escadas e corrimões sem equipamento de segurança.


E

Estudos sociológicos no Brasil demonstram que o processo de modernização levou ao desaparecimento da cultura rústica e caipira do interior do país. Uma das principais características dessa transformação é a substituição das redes solidárias por relações racionais e competitivas.

Conforme a pesquisa do IPEA, Retratos da Desigualdade de Gênero e Raça com a População Adulta com 12 ou mais anos de estudo, a situação comparada entre a população negra e branca é a seguinte:




1995

2015

População Branca

12,5%

25,9%

População Negra

3,3%

12%



Considerando os dados apresentandos, assinale a alternativa que melhor descreve a diferença de escolaridade entre brancos e negros no Brasil.



A

Sobre a população negra, duplicou a velocidade de acessos aos anos de estudos, se comparado a 1995.



B

Apenas ¼ da população branca possui 12 anos ou mais de estudos. Trata-se do principal problema detectado.



C

O aumento de anos de estudo em relação à população negra está adequado à sua posição no mercado de trabalho.



D

A escolaridade da população negra teve um aumento de quase 4 vezes, mas não esconde o fato de que ela chega somente agora ao patamar de vinte anos atrás d a população branca.



E

Seguindo o ritmo de mudanças, a defasagem de escolaridade entre a população negra e branca será superada em dez anos.


Quando o tema são os direitos da população negra no Brasil, a referência ao período de transição da escravidão para a liberdade é obrigatória. Sobre essa fase, assinale a alternativa correta.


A

Os libertos receberam ao menos um pedaço de terra para iniciar a vida com sua família.


B

Os libertos não receberam nem terras, nem empregos e nem escolas.


C

Os libertos tiveram condições de acesso imediato ao sistema educacional público.


D

Os libertos tiveram preferência de empregos quando se dirigiram aos grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro.


E

Nas fazendas cafeeiras de São Paulo, os libertos conseguiram trabalho com melhor remuneração, pois tinham mais experiência que os imigrantes.

A Marcha Noturna pela Democracia Racial ocorre na cidade de São Paulo no dia 13 de maio, desde 1997. Segundo os organizadores, o movimento trocou o dia pela madrugada, substituiu os discursos pelo silêncio, todos trajaram preto com uma tarja branca e substituíram a luz do sol pela luz de velas, buscando enfrentar o racismo e a discriminação. Sobre esse movimento social, é correto afirmar que


A

trata-se de uma celebração do dia 13 de maio, dia em que a princesa Isabel promulgou a Lei Áurea.


B

trata-se de uma denúncia à situação do negro no Brasil, pois alguns ainda sofrem discriminação.


C

trata-se de um protesto contra a celebração do 13 de maio, pois o dia comemorado pelo movimento negro é o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares.


D

corresponde a uma performance teatral de denúncia do racismo e da discriminação racial.


E

a marcha é uma denúncia contra a Prefeitura de São Paulo, que ainda não considerou o dia 20 de novembro como feriado.

Sobre as ideias de raça e racismo:


I - Não há diferença entre raça e etnia, pois ambas determinam os aspectos socioculturais de um grupo.

II - Apartheid foi o nome dado ao sistema econômico da África do Sul, e que exigia a segregação étnica.

III - Um exemplo de racismo estrutural é o ínfimo número de negros que tinham acesso aos cursos superiores de Medicina no Brasil antes das leis de cotas.

IV - Racismo institucional é o preconceito exercido pelas instituições públicas/privadas, pelo e/ ou expressa nas leis que promovem a exclusão ou o preconceito racial.


São INCORRETAS as afirmativas


A

I e II.


B

I e III.


C

II e III.


D

II e IV.


E

III e IV.

Considere os quatro modelos de sociedade:


I. Sistema de castas indiano (antes de 1948);

II. Estamentos na sociedade feudal;

III. Classes sociais na modernidade;

IV. Escravidão no período colonial no Brasil.


Em quais destes modelos existe uma justificativa racial para a manutenção das desigualdades?


A

No modelo I e IV.


B

No modelo II e III.


C

No modelo I, II e III.


D

No modelo II, III e IV.

A desigualdade social no Brasil como identificada no relatório do IPEA, publicado no ano 2000, como possuindo forte conteúdo racial. Os dados estatísticos revelaram que negros formam a parcela da população com maior desvantagem social. O dilema da pesquisa sobre desigualdade racial foi parcialmente solucionado pela inclusão das seguintes categorias de cor da pele dos brasileiros:


A

Pretos, brancos e indígenas.


B

Pardos, amarelos e brancos.


C

Moreno, mestiço, brancos e amarelos.


D

Pretos, pardos, brancos, amarelos e indígenas.


E

Negros e brancos.

Programas mais amplos de combate ao racismo e de valorização da população negra desdobraram-se em diferentes frentes de atuação, dando origem a algumas centenas de entidades, associações e Organizações Não-Governamentais (ONGs), em todo o país. Entre os inúmeros grupos que surgiram nas últimas décadas, poderíamos citar, entre outros, aqueles ligados à defesa da cultura negra. Nesse contexto, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nos itens a seguir:


( ) Olodum e Ilê Aiyê

( ) Tambor Mineira e Tambolelê

( ) Multiculturalismo Racional

( ) Casa de Cultura da Mulher Negra


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:


A

V, V, F, V


B

V, V, V, F


C

V, F, V, V


D

V, F, V, F

Examine a tabela a seguir, relativa aos índices percentuais de segregação e isolamento recenseados nos Estados Unidos, na década de 1980.


Cidade

Afro-americanos

Irlandeses

Italianos

Russos

Chicago

80

35

49

64

Los Angeles

78

17

25

55

Miami

71

17

29

61

Nova York

67

43

55

49


(Fonte: U.S. Bureau of Census, Census of Population and Housing, 1980.)


Com base nos dados expostos, é correto deduzir que


A

não é possível estabelecer se um grupo se considera mais ou menos isolado em relação a um outro grupo.


B

os afro-americanos são o grupo que se considera mais isolado em todas as cidades listadas.


C

os russos são um grupo que se considera menos isolado do que os italianos em Chicago.


D

os irlandeses e os italianos se sentem igualmente isolados em Los Angeles e em Miami.


E

os afro-americanos, depois dos latinos, são o grupo que mais se reconhece como isolado em Los Angeles.

Em pleno século XXI existem trabalhadores submetidos a trabalho escravo, embora considerado crime pela legislação vigente e fiscalizado pelos órgãos competentes. Assinale a alternativa em que fica evidenciada uma relação de trabalho escravo.


A

Trabalho mediante remuneração depositada em conta.


B

Trabalho com um percentual fixo e outro variável, dependendo da produção.


C

O trabalho em que o empregador é cativo em função da chamada dívida eterna, ou seja, obrigado a comprar tudo no estabelecimento do empregador e, dessa forma, não consegue quitar a dívida.


D

Trabalho mediante remuneração, embora sem a formalização de direitos que a legislação determina, como: seguridade, auxílio maternidade, vale-transporte, férias remuneradas, décimo terceiro salário.


E

Trabalho com remuneração inferior ao que a lei determina.

"A questão da diferença, a obsessão e a celebração da diferença têm sido historicamente – e certamente, hoje, o neo-racismo europeu é uma evidência disso – um elemento fundamental do pensamento e da prática do conservadorismo, da direita".

Marque com V as alternativas que evidenciem a posição de Evelina Dagnino face ao pensamento acima e com F as afirmativas que não retratam a posição dessa autora. Em face desse pensamento, trata-se de:

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a opção CORRETA encontrada:


A

F, V, V, F


B

V, F, F, V


C

F, V, F, V


D

F, F, V, V

   
Gerar simulado