Imagem de fundo

No âmbito do Guia PMBOK 5ª edição ocorre, algumas vezes...

No âmbito do Guia PMBOK 5ª edição ocorre, algumas vezes, uma certa confusão entre o que é grupo de processos, o que é processo e o que é área de conhecimento. Assim, um Programador de Sistemas, que conhecia bem o assunto, deu o seguinte exemplo correto de cada um deles, explicando que, no grupo de processos de


A

Monitoramento e Controle, o processo Controlar o cronograma pertence à área de conhecimento estabelecida como Gerenciamento da integração do projeto.


B

Execução, o processo Planejar o gerenciamento dos custos pertence à área de conhecimento estabelecida como Gerenciamento dos custos do projeto.


C

Planejamento, o processo Coletar os requisitos pertence à área de conhecimento estabelecida como Gerenciamento do escopo do projeto.


D

Planejamento, o processo Validar o escopo pertence à área de conhecimento estabelecida como Gerenciamento do escopo do projeto.


E

Execução, o processo Controlar o cronograma pertence à área de conhecimento estabelecida como Gerenciamento do tempo do projeto.