

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A respeito da criação do Ministério do Turismo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A criação do Ministério do Turismo veio a constituir um marco da história da atividade turística brasileira, que nunca tinha tido um ministério próprio.
( ) Instituiu-se o Programa de Regionalização do Turismo, que tencionava estimular o turismo interno por meio da constituição de polos turísticos e do incentivo ao desenvolvimento do turismo em mesorregiões vocacionadas.
( ) Prosseguiu-se com o modelo de gestão centralizada e unilateral, buscando incentivar apenas cidades que possuíam estrutura e receptivos turísticos.
C - C - E.
C - E - E.
E - E - C.
E - C - C.
O Sistema de Turismo, Sistur é "o conjunto de procedimentos e doutrinas, ideias ou princípios, logicamente ordenados e coesos, com a intenção de descrever o funcionamento da atividade turística como um todo" (BENI, 1987). Os componentes que formam o Sistur são os subsistemas que integram os conjuntos que o compõe. Nesse sentido, analise as afirmações e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Dividir o Sistur em componentes é necessário para a gestão do sistema, uma vez que são inúmeras as interrelações entre os subsistemas e os conjuntos.
( ) Mercado, oferta, demanda, produção, distribuição e consumo compõem o conjunto das Ações Operacionais.
( ) Ecológico, econômico, social, cultural e governança formam o conjunto das Relações Ambientais.
( ) Os componentes da Organização Estrutural são a infraestrutura, a superestrutura e a gestão do destino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
F; V; F e V.
V; V; F e F.
V; F; V e F.
F; V; V e V.
“Para muitas pessoas, viajar significa experimentar momentos e aventuras únicas. Turistas buscam novos lugares para conhecer e se conectar através de experiências” (BRASIL, Ministério do Turismo. Rede de inteligência de mercado de turismo: tendências do turismo. Brasília, 2022). Para que os lugares possam oferecer condições para a visitação turística e possam criar um ambiente de investimentos favoráveis à oferta de experiências marcantes, o Estado tem um papel fundamental. Assinale a alternativa que evidencia adequadamente as competências governamentais.
Designação das Organizações Não Governamentais (ONGs) para executarem a política pública de turismo nas diversas escalas da gestão.
Melhoria do balanço de pagamentos, criação de empregos, redução da sazonalidade e incentivo à proteção ambiental.
Garantir a participação dos visitantes em eventos religiosos, visitação a balneários e à casa de parentes e amigos.
Definição do que produzir, como produzir e para quem produzir os bens e serviços que serão consumidos.
Fundação dos Convention and Visitors Bureau (CVBs) em todo o território nacional.
O CADASTUR visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. A atividade econômica que está desobrigada a realizar seu cadastro como atividade relacionada à cadeia produtiva do turismo é:
acampamentos turísticos.
casas de espetáculos.
organizadoras de eventos.
parques temáticos.
transportadoras turísticas.
“O Ministério do Turismo tem o papel de elevar o turismo à condição de importante vetor de desenvolvimento econômico e social do país. Por meio da qualificação no turismo, a Pasta busca a geração de empregos, a contribuição para a redução das desigualdades sociais e econômicas regionais, a promoção da inclusão social pelo crescimento da oferta de trabalho e a melhor distribuição de renda.”
(https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/ acoes-e-programas/qualificacao)
A Política Nacional de Qualificação no Turismo, publicada em 2019, estabelece 16 diretrizes. Assinale a alternativa que aponta um tema esquecido nesta política.
Considerar demandas por formação profissional de empreendedores e gestores do turismo.
Fomentar e divulgar a pesquisa científica para a inovação na formação profissional.
Estimular a oferta de cursos à distância ou semipresencial.
Elevar a escolaridade dos trabalhadores do turismo.
Capacitar trabalhadores para o atendimento de pessoas com deficiência – PCD.
O governo de São Paulo estabelece, pela Lei no 17.469, de 13 de dezembro de 2021, a categorização de Municípios Turísticos e divulga a relação dos 70 municípios estâncias turísticas e os 140 municípios de interesse turístico (MIT).
(https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2021/original-lei-17469-13.12.2021.html#:~:text=Promove%20altera%C3%A7%C3%B5es%20e%20consolida%20a,do%20Estado%20de%20S%C3%A3o%20Paulo)
Considerando que Guararema faz parte da Região Turística Nascentes do Tietê junto com os municípios de Arujá, Biritiba-Mirim, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, é correto dizer que esta região:
inclui cinco Municípios turísticos.
inclui dois Municípios Estâncias turísticas.
inclui seis Municípios que não são turísticos.
não inclui Município Estância turística.
turística inclui cinco Municípios de Interesse Turístico.
Para analisar o desempenho da economia do setor, o mapa do turismo brasileiro apresenta cinco possibilidades de categorização dos municípios, sendo atualizado
anualmente.
bienalmente.
mensalmente.
semanalmente.
semestralmente.
O Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass) foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e a sociedade civil para promover a concorrência justa entre os estabelecimentos. Neste sistema estão categorizados 7 tipos de Meios de Hospedagem (MH): hotel, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort, cama e café, flat/apart-hotel.
Com base nos conhecimentos, o SBClass está fundamentado em uma série de requisitos a que os MH devem atender:
I- Infraestrutura.
II- Serviços.
III- Sustentabilidade.
IV- Simplicidade.
Considerando o enunciado, é correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Sobre os agentes do Turismo de Negócios e Eventos (BRASIL, 2010), analise as perguntas abaixo:
Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.
ANPTUR – ABAV/ABRAEVN – ICCA.
ABRAEVN – BVCE/CBC&VB – ABEOC.
ABRACCEF – ABRAEVENTOS/ABET – ICCA.
CBC&VB – ABEOC/ABRAEVENTOS – ABRACCEF.
ABEOC – EATB/ABBTUR – ABRAEVN.
Com base nas terminologias técnicas aplicadas ao turismo dispostas no Glossário do Turismo publicado pelo Ministério do Turismo em 2018, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos técnicos às suas definições.
Coluna 1
1. Eventos turísticos.
2. Eventos.
3. Press trip.
4. Eventos sociais.
5. Eventos promocionais.
Coluna 2
( ) Eventos que envolvem assuntos próprios da sociedade, comunidade ou agremiação, com vistas ao bem comum.
( ) Eventos de notório conhecimento popular e geradores de fluxo de turistas. Muitas vezes constituem-se como uma das principais motivações de viagens para os destinos brasileiros, gerando atratividade para períodos específicos e contribuindo para a diminuição da sazonalidade.
( ) Arranjo de negócios em que uma entidade investe tempo e dinheiro para trazer jornalistas e/ou fotógrafos (imprensa) para visitar um atrativo ou destino.
( ) Acontecimentos de caráter técnico-científico, entre os quais se incluem congressos, convenções, conferências e reuniões diversas.
( ) Eventos realizados apenas para divulgação institucional ou de apoio às estratégias de marketing.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 4 – 5 – 2 – 3.
2 – 5 – 1 – 4 – 3.
3 – 1 – 2 – 5 – 4.
4 – 1 – 3 – 2 – 5.
5 – 2 – 4 – 3 – 1.
Como subsídio na formulação de uma política pública de turismo, o inventário tem por finalidade:
mapear regiões turísticas.
mapear destinos turísticos.
mapear atrativos turísticos.
identificar territórios turísticos.
identificar elementos da oferta turística.
O Parque Natural Municipal do Trabiju foi instituído pela Lei no 4.900/2009 e constitui-se de uma Unidade de Conservação em Pindamonhangaba aberta à visitação
(https://pindamonhangaba.sp.gov.br/parque-natural-municipal-do-trabiju)
É correto afirmar que se trata de
uma Unidade de Conservação gerida pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo.
uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) gerida por uma organização não governamental (ONG).
ma Unidade de Conservação gerida por uma instância do governo municipal.
uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) gerida por uma instância do governo estadual.
um Parque Nacional gerido por uma instância do governo federal.
Assinale a alternativa que apresenta uma ação que é permitida a um Conselho Municipal de Turismo, de uma estância turística paulista, com papel deliberativo.
Convocar representantes da câmara para interferir nas ações de turismo.
Financiar e manter ação para o desenvolvimento do turismo municipal.
Propor e deliberar políticas de turismo para o município.
Julgar e discutir ações da iniciativa privada relacionadas ao turismo.
Fiscalizar a preservação dos atrativos turísticos municipais.
Considerando o conteúdo da Cartilha do Plano Diretor Orientado ao Turismo, assinale a alternativa correta.
O Estudo de Impacto Ambiental é uma das ferramentas de apoio ao processo de licenciamento ambiental na implantação de projetos e atividades com significativo impacto ambiental, como aqueles potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.
Os Instrumentos de Ação Pública são decisões coerentes, unificadoras e integradoras que apontam soluções e possibilidades de encaminhamentos e direcionam a atuação dos gestores para a seleção de instrumentos e ferramentas complementares mais adequados para a sua efetividade.
As Estratégias são técnicas, meios de operar, dispositivos, planos, projetos, leis e diretrizes que permitam materializar e operacionalizar uma ação governamental para o desenvolvimento do território.
O Monitoramento é a base para definir o uso e a ocupação do solo no município e corresponde a uma cartografia e a parâmetros que indicam a divisão do território em unidades territoriais que expressem o destino que o município pretende dar às suas diferentes áreas.
O Macrozoneamento deve orientar os agentes a evitar ou superar problemas recursivos; ser permanente e contínuo, a partir de um sistema integrado de informações, bem como observar a qualidade social das ações implementadas. Cada território avaliará quais são os indicadores apropriados para serem monitorados.
O inventário da infraestrutura aeroportuária de um Plano Diretor de Turismo municipal deve considerar os equipamentos e serviços que viabilizam o fluxo de moradores, turistas e mercadorias para o município e região, pelo modal aéreo. No caso de Sorocaba, assinale a alternativa que apresenta o par de aeroportos que viabiliza o fluxo de visitantes vindos, em voos comerciais regulares, com origem em Lisboa, que estão a uma distância de até 150 km do marco zero de Sorocaba.
Aeroporto de São Paulo-Guarulhos / Aeroporto de Viracopos-Campinas.
Aeroporto Afonso Pena / Aeroporto de Viracopos-Campinas.
Aeroporto de Viracopos-Campinas / Aeroporto de São Paulo-Congonhas.
Aeroporto de São Paulo-Congonhas / Aeroporto de São Paulo-Guarulhos.
Aeroporto de São Paulo-Congonhas / Aeroporto Afonso Pena.
O Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo do Brasil está baseado em sete estratégias de implantação, entre elas: “V – fomento: apoio financeiro para o desenvolvimento turístico das regiões turísticas e dos municípios nelas contidos”.
(Portaria MTUR no 41, de 24 de novembro de 2021)
Assinale a alternativa que aponta um critério usado pelo Ministério do Turismo para escolher uma região para receber apoio financeiro para o desenvolvimento do turismo.
As categorias dos municípios da região turística que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.
A quantidade de municípios que compõem a região turística.
A distância da região turística dos centros emissores.
A quantidade de atrativos turísticos presentes na região turística.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios da região turística.
Assinale a alternativa que apresenta a categoria/cluster do município de Sorocaba no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, ano de 2021-2022.
Categoria A.
Categoria B.
Categoria C.
Categoria D.
Categoria E.
A Embratur é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Trabalha pela geração de desenvolvimento social e econômico para o País por meio da ampliação do fluxo turístico internacional nos destinos nacionais. Em relação a esse trecho, analise as assertivas abaixo:
I. O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.
II. A Embratur tem como missão promover e divulgar o turismo nacional no exterior, de modo a ampliar o ingresso e a circulação de fluxos turísticos no território brasileiro.
III. Compete à Embratur incrementar o fluxo de turistas internacionais em suas várias modalidades.
IV. A Embratur tem o Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil como orientador de seus programas de ação.
Quais estão corretas?
Apenas III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
De acordo com LEMOS, sobre a Economia do Turismo, analisar os itens abaixo:
I. Estuda as alternativas de utilização dos recursos existentes para a produção turística nos destinos turísticos.
II. Analisa a distribuição e a circulação de renda gerada pela atividade turística.
III. Investiga como e por que se processam os períodos de expansão e de retração dos fluxos nacionais e internacionais de turistas.
IV. Estuda a lógica do comportamento econômico dos viajantes e o comportamento das empresas e dos agentes públicos que operam nas localidades emissoras e receptoras.
Estão CORRETOS:
Todos os itens.
Somente os itens I e II.
Somente os itens III e IV.
Somente os itens I, II e IV.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) recomenda que as instituições de turismo, sejam elas públicas ou privadas, organizem-se de forma tal que suas estruturas e suas práticas de gestão privilegiem a sustentabilidade político-institucional. Nesse sentido, é possível que, no processo de execução dos trabalhos, aconteçam mudanças políticas nas organizações que representam o setor. No entanto, essas mudanças na organização política das instituições podem desestabilizar o crescimento das regiões turísticas.
Alguns dos fatores que podem desestabilizar o processo de desenvolvimento regional são:
I. Falta de continuidade das políticas públicas de turismo.
II. Influências do setor privado.
III. Acentuada disputa por interesses políticos.
IV. Cooperação interinstitucional.
V. Falta ou pouca transparência na gestão pública do turismo.
Está(ão) correta(s) as proposições:
I,II e IV apenas.
I, III e V apenas.
III e IV apenas.
IV apenas.
II e III apenas.