Questões de Concurso sobre Segmentos do Turismo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
162 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

São as principais segmentações turísticas do município de Tangará da Serra:


A

Turismo, negócios e eventos, e etnoturismo.


B

Ecoturismo e pesca.


C

Sol, praia e aventura.


D

Enoturismo e cultura.

Qual técnica de pesquisa é mais utilizada para avaliar a satisfação dos turistas e identificar oportunidades de melhoria nos serviços turísticos?


A

Análise de conteúdo documental.


B

Observação participante sem registro formal.


C

Estudo comparativo entre destinos internacionais.


D

Pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas.

Bombinhas é um destino turístico que investe e divulga pesquisas e dados de demanda e da oferta turística. Dentre os relatórios disponíveis para consulta pública estão o inventário turístico, as pesquisas de demanda turística de verão, de percepção dos usuários das praias Bandeira Azul e dos usuários do Pórtico de Entrada do Morro do Macaco. Os dados fornecem subsídios para o planejamento e a gestão do destino e para a segmentação turística. Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.


A

A segmentação turística é exclusivamente baseada em dados demográficos, o que limita a compreensão das motivações dos viajantes.


B

A segmentação é mais relevante para os destinos turísticos litorâneos do que para aqueles de zonas rurais, onde há menos dados disponíveis.


C

A segmentação turística eficaz combina dados demográficos, comportamentais e psicográficos, permitindo um entendimento holístico do consumidor.


D

A análise de dados em tempo real permite ajustes dinâmicos nas estratégias de segmentação, mas não impacta na experiência do cliente.

Sobre a relação entre a economia e o turismo, pode-se afirmar que:


A

O turismo está inserido no setor secundário, sendo esse composto pelo setor de serviços.


B

Como exemplos de empregos indiretos gerados pelo turismo têm-se empresas de transportes, hotéis e farmácias.


C

O turismo tem um efeito multiplicador nos diversos setores que estão diretamente ligados ao turismo.


D

Apesar da relevância econômica do turismo, o mesmo não é capaz de modificar as estruturas de consumo local.


E

O excesso de demanda sobre a oferta turística melhora os preços e a qualidade dos serviços.

A segmentação da oferta turística tem como objetivo principal oferecer à demanda um produto turístico e seus serviços especializados, garantindo a satisfação do consumidor. Nesse sentido, em relação à segmentação no turismo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A segmentação da oferta se configura como uma estratégia de marketing de divulgação dos produtos turísticos.

( ) A capacidade de venda aumenta ao utilizar critérios como idade, renda e motivação da viagem para a formatação de um produto turístico, como, por exemplo, um forfait.

( ) Permite ajustar os produtos de forma mais eficiente às transformações do mercado e às preferências dos turistas.

( ) Impede a adaptação dos produtos às mudanças do mercado e às preferências dos turistas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – F – F.


B

F – F – V – V.


C

V – V – V – F.


D

F – V – F – V.

O Sistema Nacional de Turismo, é composto pelos seguintes órgãos e entidades, EXCETO:


A

Ministério do Turismo.


B

Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).


C

Conselho Nacional de Turismo.


D

Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).


E

Instituto Nacional de Pesquisas Turísticas (INPT).

Das alternativas abaixo, qual é um objetivo da Política Nacional de Turismo?


A

Restringir o acesso ao turismo apenas para residentes em áreas metropolitanas.


B

Centralizar as decisões turísticas no governo federal, sem participação regional.


C

Desenvolver, ordenar e promover os diversos segmentos turísticos.


D

Priorizar exclusivamente o turismo internacional em detrimento do turismo doméstico.


E

Limitar a atuação da iniciativa privada no setor turístico.

Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são representativos da diversidade cultural do país que pode ser explorada por meio do turismo.


C

Certo


E

Errado

Em relação às Políticas Públicas do Turismo, assinalar a alternativa CORRETA.


A

O Brasil não tem uma organização que determina as diretrizes a respeito do turismo no Brasil.


B

O documento mais atualizado que dispõe sobre as políticas do turismo chama-se Embratur. Foi publicado em 2018-2022.


C

A Organização das Nações Unidas (ONU) determina sobre o turismo no Brasil por meio dos interesses dos países desenvolvidos.


D

O Plano Nacional de Turismo 2024-2027 tem como função primordial ordenar e orientar ações governamentais e a utilização de recursos públicos para o desenvolvimento do setor.

Em relação ao espaço turístico, sob o prisma dos impactos da exploração do espaço turístico, analise as afirmativas abaixo:


I — As áreas naturais protegidas são um destino cada vez mais procurado por aqueles que querem estar próximos da natureza e usufruir os benefícios que esse contato pode promover.

ll — O planejamento das áreas naturais protegidas é crucial para minimizar o impacto que a interface entre o ser humano e o meio ambiente desencadeia.

llI - O planejamento é um processo contínuo que envolve a obtenção, a organização e a sistematização das informações, por meio de procedimentos e métodos, para se chegar a decisões ou escolhas das melhores alternativas para o uso dos recursos disponíveis.

IV - A principal função do planejamento das áreas naturais é acelerar os impactos ambientais para que as áreas possam receber mais turistas.


Apresenta(m) informações incorretas a(s) afirmativa(s):


A

I apenas


B

Il apenas


C

Ie IV apenas


D

III apenas


E

IV apenas

O turismo inclusivo é a modalidade de turismo destinada somente a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, oferecendo-lhes infraestrutura acessível, transporte adaptado e profissionais treinados para o desenvolvimento de atividades de turismo com esse público, como forma de inclusão socioprodutiva.


C

Certo


E

Errado

De acordo com o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Seu modelo de gestão tem como premissa a centralização das decisões nos órgãos estaduais.

( ) A inovação e a transformação digital contemplam parte dos princípios.

( ) Aposta nos eventos e nas experiências memoráveis como estratégias de posicionamento do turismo.

( ) A regionalização do turismo no Brasil se configura em concentrar o desenvolvimento apenas em polos industriais e grandes centros urbanos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – F – V.


B

F – V – V – F.


C

F – F – V – V.


D

V – F – V – F.


E

V – V – F – F.

O Plano Nacional de Turismo (PNT) para o período de 2024-2027 tem como tendências de segmentação turística os seguintes, EXCETO:


A

Afroturismo.


B

Turismo do Sono.


C

Turismo Rural.


D

Turismo Musical.

Assinale a alternativa que corresponde às três formas distintas pelas quais o turismo se manifesta territorialmente, de acordo com Rodrigues (1997).


A

Áreas geomorfológicas, áreas climatológicas e áreas geológicas.


B

Áreas emissoras, áreas receptoras e corredores de deslocamentos.


C

Áreas ciberespaciais, áreas emissivas e áreas fitológicas.


D

Áreas emissoras, áreas geológicas e áreas de formação vegetal.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT, 2007), as principais funções da gestão de destino turístico podem ser agrupadas em três macroáreas. Diante do exposto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona as três macroáreas com suas respectivas funções de gestão de destino:


Primeira coluna: macroáreas de gestão de destino turístico

1.Organização da oferta turística e desenvolvimento de produtos e experiências turísticas

2.Marketing de destino turístico

3.Pesquisas e geração de informação


Segunda coluna: funções de gestão de destino turístico

(__)Estudos sobre a oferta turística, demanda real e potencial, concorrência e ambiente externo, permitindo gerar informações essenciais ao processo decisório da gestão do destino.

(__)Ações relacionadas à segmentação de mercados, branding (nome dado a estratégias de gestão de uma marca com o objetivo de torná-la mais conhecida, agregando valor e fazendo com que seja cada vez mais desejada), promoção, relações públicas, operação e facilitação de sistemas de reservas, gestão de relacionamento com o cliente, uso de mídias sociais e marketing digital.

(__)Ações de melhoria da oferta turística (atrativos turísticos, infraestrutura básica e turística), qualificação da mão-de-obra do setor e fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, promoção da sustentabilidade local, inovação e incorporação de novas tecnologias.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:


A

2 − 1 − 3.


B

1 − 3 − 2.


C

1 − 2 − 3.


D

3 − 2 − 1.


E

3 − 1 − 2.

Qual é o Órgão Central do Sistema Nacional de Turismo?


A

Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)


B

Ministério do Turismo


C

Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur)


D

Conselho Nacional de Turismo


E

Secretaria Nacional de Turismo

Como é denominada a pessoa jurídica que exerce a atividade econômica de intermediação remunerada entre prestadores, consumidores e usuários de serviços turísticos ou que fornece diretamente esses serviços?


A

Hotelaria


B

Transportadora turística


C

Restaurante especializado em turismo


D

Companhia aérea


E

Agência de turismo

A elaboração de produtos turísticos exige a integração de diversos elementos, como atrações, serviços, infraestrutura e a experiência oferecida ao turista. O processo de desenvolvimento desses produtos deve considerar as preferências dos visitantes, as características do destino e a viabilidade econômica das operações. Uma boa elaboração de produtos turísticos pode proporcionar uma experiência única e aumentar a competitividade de um destino no mercado. Sobre a elaboração de produtos turísticos, assinale a afirmativa correta.


A

Definir público-alvo é um dos primeiros passos no processo, mesmo sem estar diretamente articulado com os recursos e a infraestrutura do destino.


B

Incluir a promoção de novos destinos, priorizando sua atratividade, ainda que a análise da capacidade de recepção não esteja plenamente desenvolvida.


C

Envolver a análise do mercado, a definição do público-alvo, a integração das atrações, serviços e infraestrutura, além do planejamento da experiência proporcionada.


D

Constatar que, em algumas propostas de desenvolvimento, o início do processo pode envolver ações promocionais, antes de um estudo aprofundado sobre o perfil do público e as potencialidades locais.

O produto turístico possui características distintas de outros tipos de produtos devido à sua natureza intangível e perecível, e à necessidade de integração entre diversos elementos para a entrega de uma experiência. Compreender essas particularidades é essencial para a elaboração de estratégias eficazes de marketing e promoção no setor turístico. Nesse contexto, trata-se de uma característica fundamental do produto turístico:


A

Não pode ser estocado e não pode ser experimentado antes de ser adquirido.


B

As ofertas turísticas frequentemente compartilham padrões de organização, o que pode levar a certa semelhança entre produtos, mesmo considerando destinos e perfis de público distintos.


C

A precificação e a estrutura dos produtos turísticos tendem a seguir diretrizes previamente estabelecidas, embora possam apresentar alguma flexibilidade limitada de acordo com o tipo de pacote.


D

Em muitos casos, o produto turístico envolve componentes físicos, o que pode sugerir possibilidade de estocagem; no entanto, sua disponibilidade está fortemente ligada ao tempo e à experiência.

Em relação às características que uma região turística clusterizada possui, é possível afirmar apenas:


A

Conjunto de empresas e instituições relacionadas ao setor turístico, que estão localizadas em diferentes regiões geográficas, mantendo relação de cooperação.


B

Intercambio de conhecimento e aprendizagem inteorganizacional.


C

Estrutura de governança institucional.


D

Geração de externalidades resultantes de ações particulares.


E

Inexistência de empresas e instituições líderes.

 
 
Gerar simulado