

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Qual é o principal objetivo do saneamento básico no controle de doenças zoonóticas?
Melhorar a qualidade de vida dos animais de produção.
Reduzir a contaminação de alimentos de origem animal.
Aumentar a produtividade nas propriedades rurais.
Prevenir a proliferação de vetores de doenças.
Garantir a rastreabilidade de produtos agropecuários.
O índice de temperatura do ar, umidade e radiação (ITUR) é o mais utilizado para determinar a ambiência, por ser mais confiável, uma vez que considera o efeito da radiação.
Certo
Errado
Quando o animal se encontra na zona de termoneutralidade, a frequência respiratória é normal, e ocorre perda de calor por sudorese.
Certo
Errado
A eficiência psicrométrica do processo de resfriamento evaporativo está diretamente ligada à umidade relativa do ar, pois, quanto menor a umidade relativa, melhor a eficiência do processo.
Certo
Errado
Como um valor extremamente alto ou baixo (outlier) em um conjunto de dados influencia o cálculo da média e da mediana?
Apenas a média é afetada, enquanto a mediana permanece igual.
Tanto a média quanto a mediana são igualmente afetadas.
Apenas a mediana é afetada, enquanto a média permanece igual.
Nenhuma das duas é afetada.
A média e a mediana sempre serão iguais, independentemente dos valores.
Supondo haver trocas térmicas por evaporação entre o ambiente e o animal, é possível utilizar a carga térmica radiante como medida do conforto térmico.
Certo
Errado
No estudo da Cadeia Epidemiológica, o meio ambiente desempenha um papel crucial.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O meio ambiente não tem nenhuma influência na cadeia epidemiológica relacionada a infecções parasitárias.
O meio ambiente interfere apenas na susceptibilidade do hospedeiro à infecção.
O meio ambiente influencia exclusivamente na sobrevivência e na virulência do agente infeccioso.
A transmissão do agente infeccioso do reservatório para o novo hospedeiro pode ser influenciada unicamente por circunstâncias do meio ambiente.
O meio ambiente influencia a interação entre o agente infeccioso, a rota de transmissão e o hospedeiro, afetando a sobrevivência e a virulência do agente infeccioso, a susceptibilidade do hospedeiro à infecção e a transmissão do agente infeccioso do reservatório para o novo hospedeiro.
Para evitar os riscos de transmissão da leishmaniose, algumas medidas preventivas de ambientes individuais ou coletivos devem ser estimuladas, entre elas:
evitar o uso de repelentes nos ambientes onde os vetores habitualmente possam ser encontrados a fim de reduzir a resistência.
evitar a exposição nos horários de atividades do vetor (crepúsculo e noite), em áreas de ocorrência de Culex sp. (vetor) e evitar a exposição durante o dia e a noite.
manter animais domésticos distantes do intradomicílio durante a dia, de modo a reduzir a atração dos mosquitos vetores para este ambiente.
manter os animais domésticos em locais abertos para atrair os vetores para locais seguros.
podar as árvores, de modo a aumentar a insolação, a fim de diminuir o sombreamento do solo e evitar as condições favoráveis (temperatura e umidade) ao desenvolvimento de larvas de flebotomíneos.
O tratamento do esgoto sanitário e de seus conjuntos de medidas são fundamentais para promover a saúde, proteger o meio ambiente e aumentar a qualidade de vida da população. Entretanto, as comunidades rurais, especialmente as isoladas, têm dificuldade de acesso a serviços de saneamento centralizado pelo poder público. Considerando o tratamento de esgoto de comunidades rurais, assinale a alternativa correta.
A fossa seca consiste em um buraco escavado no solo, sobre o qual é construído um piso e uma cobertura que protege a fossa e aumenta a privacidade do usuário. Como vantagem, a fossa seca pode ser construída perto de poços, nascentes, rios ou riachos.
O biodigestor é formado por uma câmara isolada, na qual acontece a digestão anaeróbia da matéria orgânica e por um gasômetro, para o armazenamento do gás produzido. A tecnologia possui alta eficiência de depuração e o esgoto produzido não necessita de tratamento complementar.
O tanque séptico é formado por uma câmara que armazena e trata o esgoto por um determinado período de tempo, proporcionando a sedimentação de material sólido e a flutuação de óleos e gorduras. Considerando a fermentação orgânica na fossa séptica, não há necessidade de tratamento complementar.
O círculo de bananeiras constitui uma unidade de tratamento para águas cinzas ou tratamento complementar de esgoto doméstico. A tecnologia é caracterizada por ser um buraco circular preenchido com galhos e palhada, no qual desemboca a tubulação com o esgoto. Ao redor, são plantadas bananeiras ou outras plantas que apreciem o solo úmido.
Os filtros de areia são formados por uma camada superior de areia seguida de camadas de outros materiais filtrantes (exemplos: pedrisco, brita ou seixo rolado). O tratamento ocorre pela filtração de partículas do esgoto e pela degradação da matéria orgânica, e pode ser conectado diretamente na rede de saída de esgoto da residência.
De acordo com a Resolução nº 489, de 26 de outubro de 2018, ficam estabelecidas as categorias, a seguir, de atividades ou empreendimentos para uso e manejo, em cativeiro, da fauna silvestre e da fauna exótica, sem prejuízo de outras categorias que podem ser definidas pelo órgão ambiental competente. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
Centro de triagem e reabilitação: empreendimento apto a receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar espécimes da fauna silvestre e da fauna exótica
Curtume: empreendimento com finalidade de beneficiar e alienar peles, transformadas em couro ou artigos de couro, de animais da fauna silvestre ou da fauna exótica, de origem legal
Criadouro científico: empreendimento de natureza acadêmica ou científica, com finalidade de criar, reproduzir e manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre e da fauna exótica, para fins de subsidiar pesquisa científica, ensino e extensão, sendo permitida a exposição à visitação pública e comercialização de animais, suas partes, produtos e subprodutos
Empreendimento comercial de animais vivos da fauna silvestre ou fauna exótica: empreendimento comercial com finalidade de alienar animais da fauna silvestre e da fauna exótica vivos, provenientes de criadouros legalmente autorizados, sendo-lhe vedada a reprodução
Mantenedouro de fauna silvestre ou exótica: empreendimento sem fins lucrativos, com a finalidade de guardar e cuidar em cativeiro espécimes da fauna silvestre ou exótica provenientes de apreensões ou resgates, sem condições de soltura, ou excedentes de outras categorias de criação, sendo vedada a reprodução, exposição e comercialização de espécimes, suas partes, produtos ou subprodutos
À luz da Instrução Normativa nº 60/2019 — Lista de Padrões Microbiológicos para Alimentos, analisar os itens abaixo:
I. Frutas e hortaliças frescas, inteiras e não processadas, excluindo sementes germinadas, excetuam-se da necessidade de pesquisa regular de Listeria monocytogenes.
II. Moluscos bivalves vivos necessitam de pesquisa regular de Listeria monocytogenes.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
O corte seletivo de árvores em florestas naturais não tem impacto significativo na conservação da biodiversidade, pois as árvores podem ser replantadas em outras áreas.
Certo
Errado
Sobre os Centros de Triagem de Animais silvestres (Cetas), de acordo com a Instrução Normativa nº 05 de 13 de maio de 2021, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Quanto ao recebimento de animais oriundos de apreensão, os Cetas deverão requisitar ao agente responsável pela entrega que apresente o(s) documento(s) relacionado(s) à apreensão, podendo ser o Boletim de Ocorrência (BO), o Auto de Infração (AI) e o Termo de Apreensão (TA), a Comunicação de Bens Apreendidos (CBA) ou similar.
( ) Entre as modalidades de destinação dos espécimes da fauna silvestre recebidos nos Cetas, inclui-se a rápida, na qual a soltura deverá ser realizada no prazo máximo de 48 horas úteis de seu recebimento.
( ) Quanto à manutenção dos animais, os exames a serem realizados nos indivíduos serão definidos de acordo com as avaliações técnicas realizadas e terão como referência, para a pesquisa epidemiológica em Artiodáctilos e Perissodáctilos abrigados nos CETAS: Exames para detecção de tuberculose, brucelose e leptospirose; Doença de Johne, IBR, BVD, herpes-viroses, doença de Aujeszky, Língua Azul, toxoplasmose, parvovirose suína, febre aftosa, peste suína clássica, papilomatose (cervídeos), estomatite vesicular, doença Hemorrágica dos Veados e carbúnculo hemático.
( ) Define-se como reintrodução a ação planejada que visa à preparação e ao treinamento de animais que serão reintegrados ao ambiente natural.
( ) As Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas) ou estruturas para reabilitação poderão ser cadastradas conforme tipos, que incluem as Asas Simples que destinam-se à soltura lenta (soft release), não havendo obrigações quanto ao manejo de animais a serem exigidas do responsável ou proprietário da área.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - F - F - V
F - V - F - F - V
V - F - V - F - V
F - F - F - F - V
V - F - V - F - F
Em áreas rurais, a interação com animais silvestres nem sempre é amigável, uma vez que alguns conflitos, sobretudo com predadores carnívoros, podem provocar perdas a partir do consumo de animais de criação. Para minimizar a possibilidade de abate da fauna silvestre por retaliação, algumas estratégias têm sido propostas na busca por conciliar a criação de animais com a conservação de espécies de carnívoros, muitos deles ameaçados de extinção. Dentre as práticas aconselhadas por especialistas como estratégias que podem ajudar a minimizar os riscos de predação de animais de criação, analise as assertivas a seguir:
I. O recolhimento do rebanho durante a noite, quando os predadores estão mais ativos, é uma prática frequentemente aconselhada em casos de predação.
II. A instalação de luzes em currais e a colocação de colares com sinos ou guizos no gado têm sido aconselhadas para a prevenção da predação.
III. A manutenção de animais agressivos e mais experientes no rebanho, de preferência animais com chifres, é uma medida muitas vezes aconselhada.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Os resíduos químicos são definidos como resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Assinale a alternativa que apresenta um resíduo químico.
Produtos hormonais descartados por serviços de saúde.
Bolsas transfusionais vazias ou com volume residual pós-transfusão.
Forrações de local onde foram mantidos animais não submetidos à inoculação de microrganismos.
Resíduos de estudos anátomo-patológicos ou de confirmação diagnóstica.
Resíduos de gesso provenientes de assistência à saúde.
O bioma pampa é típico do Sul do país, com clima subtropical e estações bem definidas durante o ano, o que permite o desenvolvimento de diferentes espécies de vegetais e animais. Dois animais que vivem no pampa são o zorrilho e o quero-quero. Os nomes científicos desses dois animais são, respectivamente:
Acrocinus longimanus e Coprophanaeus milon.
Speothos venaticus e Acanthochelys spixii.
Squatina guggenheim e Pteronura brasiliensis.
Conepatus chinga e Vanellus chilensis.
Gliptodontes e Parastacus macanudo.
A manutenção de espécimes da fauna silvestre em cativeiro domiciliar como animais de estimação para interação com pessoas é possível no Brasil, quando estes forem adquiridos de criadouros comerciais autorizados pelo órgão ambiental. No entanto, existem alguns regramentos previstos na legislação que limitam alguns tipos de uso dos animais silvestres, mesmo legalizados. Nesse sentido, considerando o previsto na Resolução CONAMA nº 489/2018 quanto à propriedade de animais silvestres de estimação, é correto afirmar que:
O proprietário de animal silvestre de estimação deverá cadastrar-se como mantenedor de fauna no órgão ambiental anteriormente à aquisição do espécime.
A reprodução de espécimes silvestres mantidos como animal de estimação é vedada pela legislação.
A exposição à visitação pública de espécimes silvestres mantidos como animal de estimação poderá ser autorizada pelo órgão ambiental.
A transferência de propriedade de animais silvestres de estimação só poderá ser realizada pelo criadouro comercial de origem.
O proprietário de animal silvestre de estimação deverá possuir autorização de uso e manejo junto ao órgão ambiental, além de nota fiscal de criadouro comercial legalizado.
O Brasil abriga cerca de 13% da biota mundial, tendo território composto por seis biomas com fauna diversificadas. Até o momento, constam registros publicados de mais de 530 espécies de mamíferos, 1.800 aves, 680 répteis, 800 anfíbios e 3.000 peixes. Sendo assim, para os profissionais que atuam na conservação ou gestão dos recursos faunísticos, grandes desafios têm sido impostos em busca de um equilíbrio quase utópico entre crescimento econômico e proteção da biodiversidade. No “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”, publicado em 2018 pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), constam as principais ameaças que ocasionam declínio das populações. Segundo essa publicação, diferentes vetores de ameaça pressionam os diferentes grupos faunísticos. Nesse sentido, é correto afirmar que:
A caça é considerada o principal vetor de ameaça à biodiversidade terrestre atualmente.
O principal vetor de ameaça às espécies continentais está relacionado às consequências das atividades agropecuárias.
Para as espécies marinhas, o principal vetor de ameaça é a poluição dos oceanos.
A apanha de animais na natureza é considerada o principal vetor de ameaça à fauna terrestre.
A presença de vidraças em prédios nos centros urbanos é o principal vetor de ameaça para a avifauna.
Para realizar atividades ligadas à área ambiental, o médico veterinário deve ter conhecimentos gerais, quais sejam, EXCETO:
Conhecimentos sobre os modelos de avaliação de estudos de impacto ambiental.
Conhecimentos sobre as atividades agropecuárias e suas relações sobre o ambiente.
Conhecimentos em tecnologias avançadas de proteção e saneamento agrícola.
Conhecimentos sobre as relações ambiente-enfermidade.
O esgoto doméstico é aquele que provém principalmente de residências, estabelecimentos comerciais, instituições ou quaisquer edificações que dispõem de instalações de banheiros, lavanderias e cozinhas. A respeito das características físicas, químicas e biológicas dos esgotos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os esgotos domésticos compõem-se da água de banho, excretas, papel higiênico, restos de comida, sabão, detergente e águas de lavagem.
II. As bactérias coliformes são típicas de intestino do homem e de outros mamíferos e, por estarem presentes nas fezes humanas e serem de fácil determinação, são adotadas como referência para indicar e medir a grandeza da poluição.
III. Os grupos de substâncias orgânicas nos esgotos são constituídas por compostos de: proteínas (40 a 60%), carboidratos (25 a 50%), gorduras e óleos (10%) e ureia, sulfana, fenóis entre outros.
IV. A cor e a turbidez indicam de imediato o estado de decomposição do esgoto: a cor preta acompanhada de alguma turbidez é típica do esgoto fresco e a tonalidade acinzentada é típica do esgoto velho.
Estão CORRETAS:
apenas I, II e III.
apenas I, III e IV.
apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.