

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É função da escola instrumentalizar os alunos na compreensão e investigação do campo artístico, em cada nível de desenvolvimento. Aprender arte na escola envolve não apenas uma atividade de produção artística pelos alunos, mas também:
A conquista da significação do que os alunos fazem.
Conhecer as intenções do artista com uma obra específica.
Desenvolver a técnica por meio de passos apresentados.
Compreender e definir leis gerais que expliquem de forma lógica as produções.
O exercício da habilidade intelectiva, conhecendo a técnica e aplicando-a através de modelos.
No ensino de Arte na escola, o foco central da orientação e planejamento, contemplando os aspectos expressivos e construtivos, é:
A revisão de teorias sobre arte.
O contato com museus e apresentações artísticas.
O percurso criador, pessoal e cultivado.
A aquisição de códigos e interpretações.
O domínio de procedimentos.
Para Piaget, a criança desenha mais o que sabe do que o que realmente consegue ver. Ao desenhar, ela elabora conceitualmente objetos e eventos.
Certo
Errado
Piaget divide o desenho infantil em seis fases: garatuja desordenada; garatuja ordenada; pré-esquematismo; esquematismo; realismo; e pseudonaturalismo.
Certo
Errado
Ao tratar do ensino da arte e tecnologias contemporâneas, a obra "Inquietações e mudanças no ensino da arte" traz algumas considerações, a saber:
I - Devido à velocidade com que vemos as imagens é importante desenvolver-se a competência de saber ver e analisar a imagem para que se possa, ao produzi-la, fazer com que ela tenha significação tanto para o autor quanto para quem vai vê-la.
II - Devemos conhecer tanto os meios tradicionais quanto os meios que usam tecnologias contemporâneas, para que se possa escolher qual o mais apropriado para nossa expressão.
Pode-se afirmar que
I está correta e II está incorreta.
I está incorreta e II está correta.
I e II estão corretas.
I e II estão incorretas.
Comparando a Educação Libertadora, de Paulo Freire, e o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, é correto afirmar que:
Dialogam com tradições de pensamento opostas entre si.
Propõem igualmente um fazer pedagógico em que oprimidos possam perceber, refletir e se expressar no mundo.
Ambas as práticas são estudadas apenas no Brasil, sendo desconhecidas no campo da pesquisa internacional.
Reproduzem técnicas rudimentares no campo da educação e da cultura, sem eficácia comprovada.
Utilizam-se de teorias convencionais que desprezam o saber pré-existente do cidadão envolvido.
O ensino das artes pressupõe o percurso por algumas dimensões pedagógicas básicas curricularmente relacionadas que envolvem os conteúdos:
conceituais, atitudinais e procedimentais
científicos, tecnológicos e atitudinais
conceituais, teóricos e práticos
experimentais, artísticos e expressivos
No ensino de Artes, a atividade em que o professor deve sugerir uma pesquisa sobre determinada obra, e através de uma manifestação prática, propor uma leitura pessoal dessa obra, é conhecida como:
Releitura de obra.
Leitura de imagens.
Interferência em obra.
Cartografia artística.
Cópia de original.
São algumas das finalidades do ensino da Arte no ensino fundamental:
fazer assimilar a cultura erudita, desenvolver a sensibilidade artística e conhecer as artes tradicionais
valorizar os padrões hegemônicos da cultura, desenvolver o bom gosto e aprimorar a sensibilidade
ampliar o conhecimento sobre as artes, ensinar a identificar as qualidades das obras de arte e a vida dos artistas
promover a ação criativa, levar à compreensão da diversidade cultural local e global e apropriação do patrimônio cultural veiculado nas artes
O ensino de arte desenvolvido nas academias de Belas Artes tinha como objetivo formar jovens artistas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Os estudos nas academias prezavam pela aplicação de elementos que seguissem um severo rigor artístico como, por exemplo, a valorização e a precisão das proporções.
As academias valorizavam a pluralidade cultural e, por isso, prezavam pelo ensino da arte popular brasileira.
A metodologia adotada ensino de arte das academias não foi usada no ensino de arte nas escolas.
O ensino de artes nas academias era repleto de discussões e debates sobre as funções da arte.
Segundo Cantele e Cantele (2012), ao citar sobre a sensibilidade estética vai explicá-la como uma capacidade que precisa ser desenvolvida no aluno ao longo do seu processo de crescimento. Para desenvolver essa capacidade, o aluno deverá, EXCETO:
Analisar as reações pessoais às qualidades expressivas percepcionadas.
Analisar a adequação dos meios à ideia ou intenção expressas.
Desenvolver um olhar estético voltado a concepção de belo como proposta de idealização da arte e, consequentemente, da vida.
Ser sensível à influência das relações formais na qualidade visual do envolvimento.
Ser sensível ao valor estético de diferentes formas de expressão visual.
É função da escola instrumentar os alunos no universo da Arte, para que possam enriquecer seus processos de aprendizagem e experimentar a ação criadora, produzindo novos sentidos e conhecimentos. Em síntese, o conhecimento da arte envolve a experiência de:
Delimitar o fenômeno artístico somente como estrutura formal, identificando os elementos visuais.
Produzir releituras de obras de arte através de cópias.
Orientar a visão do aluno para interpretar as obras conforme a visão do artista.
Fazer, fruir e refletir a arte.
Aplicar uma técnica para testar o nível de conhecimento individual.
Sobre o ensino das Artes Visuais, assinale a opção INCORRETA.
Nas concepções da Escola Nova, a preocupação em Artes Visuais passa a ser com o "desenho livre" e o conhecimento é deixado de lado, gerando um espontaneísmo.
Na tendência pedagógica tradicional, a maneira de ministrar as aulas, especialmente de desenho, era para a preparação técnica para o trabalho.
O ensino de desenho nas escolas primárias e secundárias valorizava o traço, o contorno, a configuração, e era voltado sobretudo para o aprimoramento do conhecimento técnico e estética neoclássica. Daí ser muito reconhecida a habilidade de saber copiar as figuras, objetos ou outros desenhos que eram apresentados pelos professores.
Na pedagogia da Escola Nova, o professor, elemento principal desse processo, transmite informações aos seus alunos e estes são agentes passivos. Esta tendência ficou marcada pelo treino intensivo, a repetição e a memorização.
No ensino de Arte, a tendência tecnicista elimina fundamentos teóricos em detrimento do "saber construir" e "saber exprimir-se". Nessa fase, percebe-se grande ênfase no uso de materiais alternativos, conhecidos na maioria das escolas como sucata e lixo limpo.
“Como exigir de um aluno que pinte o tronco da árvore de marrom e as folhas de verde para ficar bonito se os artistas modernos já descontruíram essas visualidades?” (IAVELBERG, Rosa. Ensino de arte. SP: Thomson Learning, 2006). Esta indagação sugere que o seguinte repertório deve fazer parte da formação do professor, para que ele não seja superado pelas visualidades criadas pelos alunos, julgando-os sem critérios adequados à atualização na área de conhecimentos sobre:
arte da criança e do jovem.
arte.
os elementos da linguagem visual.
a arte expressionista.
arte e a arte da criança e do jovem.
Como um elemento para a formação artística e estética dos alunos, o movimento da Escola Nova no Brasil, influenciado pelo movimento do Modernismo, defendia:
O sistema técnico.
O ensino do desenho.
A Livre-expressão.
A história da arte.
A Proposta Triangular.
Ana Mae Barbosa, ao tratar a Arte-Educação como uma experiência programada, afirma que esta é um modo de organizar experiências cujo objetivo é desenvolver os processos mentais.
Observando esse pensamento de Barbosa, a afirmativa que NÃO corrobora esse programa é aquela que procura desenvolver e encorajar
o processo criativo que permita novas respostas à realidade, mudando-a ou transformando-a.
o procedimento analítico e sintético para a cristalização da realidade.
a percepção e a imaginação capaz de captar a realidade circundante.
a capacidade crítica para se analisar a realidade percebida.
A didática do ensino de Arte manifesta-se em geral em tendências que:
I. Propõe exercícios de repetição ou a imitação mecânica de modelos prontos;
II. Trata de atividades somente autoestimulantes;
III. Direciona para manufaturas do mercado de consumo.
Dos itens acima:
Apenas o item I está correto.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas o item III está correto.
Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente. Além dessas, uma última unidade temática, ….............., explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação (MEC/BNCC - Base Nacional Comum Curricular – Versão final (2017).
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192, acesso em 30 de dezembro de 2019)
A alternativa que completa o texto de forma correta é:
linguagens digitais.
arte contemporânea.
temas transversais.
pluralidade cultural.
artes integradas.
É muito comum a proposta de elaboração de releituras durante as aulas de Arte. Sobre esse gênero artístico, assinale a alternativa correta.
A proposta de releitura sugere a reprodução fiel da estética de determinado artista. Para isso, é necessário o uso dos mesmos materiais.
A sequência: apreciação, contextualização e fazer artístico tem como principal objetivo preparar o aluno para a elaboração de uma releitura.
A releitura é um meio de se aprofundar na linguagem das Artes Visuais, pois se vale de imagens que podem ser recriadas, não cabendo no contexto das outras linguagens.
Para elaborar uma releitura, deve-se conhecer ao máximo a proposta e vida do artista, sendo que a recriação de sua obra deve ser baseada em sua visão de mundo.
Releitura não é sinônimo de cópia, mas sim uma recriação através do olhar observador. Essa proposta pode ser aplicada para as quatro linguagens abordadas na aula de Arte.
O ensino de arte brasileiro, no século XXI, é marcado pela educação estética e pela integração:
Da educação polivalente.
Do domínio técnico com exercícios a partir de modelos.
Da prática voltada à autoexpressão, o desenvolvimento natural da criança e suas necessidades.
Do fazer artístico, da apreciação da obra de arte e sua contextualização histórica.
Da atividade educativa.