

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores de arte e pela escola, é vista como redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a:
1. identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino.
2. subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias e abordagens de acordo com as necessidades dos alunos.
3. manter a família informada sobre o desempenho do aluno.
4. intervir a longo prazo para sanar dificuldades do aluno sem redirecionar o trabalho do professor.
5. reconhecer o direito da família e do aluno de contestar os resultados da avaliação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O diálogo é condição necessária para a construção de relações significativas entre os indivíduos e o conhecimento e entre o conhecimento e o mundo. Com base nessa afirmação, é correto afirmar que:
a relação dialógica entre dança e educação só ocorre quando há empatia e respeito mútuos entre os profissionais do campo. Portanto, na escola, os diretores e coordenadores pedagógicos devem avaliar e aprovar as atividades em dança, fazendo prevalecer a intencionalidade definida pela instituição
o encontro entre dança e educação, se dialógico, estabelecerá relações entre essas áreas do conhecimento, entre dois modos de ser e estar em sociedade, de conviver, de estar com, de viver, que podem impregnar de sentidos as ações cotidianas, que podem dançar, educar e transformar
as relações transformadoras estabelecidas por meio da dança e da educação são o caminho possível, que deve ser entendido como um modelo, e que firma a importância da fala do professor como construtora de um bom conhecimento
o diálogo nutre-se da necessidade de fala e escuta do professor, pois os alunos precisam escutar mais do que falar; o diálogo entre dança e educação nutre-se da humildade, da mútua confiança e da escassez de criticidade
A Abordagem Triangular aborda três eixos: a apreciação, a contextualização e a produção. Com base neste pressuposto, preencha a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os três eixos da Abordagem Triangular com seus respectivos significados:
Primeira coluna:
1- Apreciação.
2- Contextualização.
3- Produção.
Segunda coluna:
( ) Como experiência poética (a técnica e o fazer como articulação de significados e experimentação de materiais, suportes e instrumentações variados).
( ) Contato sensível e análise de formas visuais presentes nos próprios trabalhos, nos dos colegas, na natureza e nas diversas culturas, percebendo elementos comuns e específicos de sistemas formais (natureza e cultura).
( ) Conhecimento sobre as artes visuais e a cultura brasileira em sua diversidade e presença na comunidade e no cotidiano dos alunos.
( ) Experimentação, investigação, utilização e capacidade de escolha de suportes, técnicas e materiais diversos, convencionais e não convencionais, naturais e manufaturados, para realizar trabalhos individuais e de grupo.
( ) Competência de leitura das formas visuais em diversos meios de comunicação da imagem: fotografia, cartaz, televisão, vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicações, publicidade, design, desenho animado, etc.
Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:
2 – 1 – 2 – 3 – 1.
1 – 2 – 3 – 1 – 3.
2 – 3 – 1 – 3 – 2.
3 – 2 – 1 – 2 – 1.
3 – 1 – 2 – 3 – 1.
De acordo com Isabel Marques, em “Dançando na Escola”, a função típica da dança é a seguinte:
construir conhecimento por meio da dança com os alunos.
treinar o corpo de futuros bailarinos.
aprimorar o gosto musical dos alunos.
treinar para realizar apresentações
promover o devido relaxamento que a música é capaz de proporcionar.
É correto afirmar que a arte como disciplina escolar pressupõe:
A valorização de conhecimentos sobre a arte erudita, como valor estético absoluto.
A aquisição de um saber específico limitado à linguagem pictórica.
O desenvolvimento do interesse e da competência crítica de valores estéticos específicos na linguagem teatral.
O estudo de diferentes saberes, de diferentes linguagens artísticas, assim como a aquisição de conhecimento estético.
Ao abordar os motivos para aprender “Arte” na escola, assinale a alternativa incorreta.
A teoria de ensino da arte na escola com maior aceitação atualmente é a da metodologia triangular, que preza o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras, na qual é possível estudar a exploração das formas de expressão, a análise das produções e as ligações com a história em um estudo reflexivo.
Por ser um estímulo cognitivo, o ensino da arte se revela um facilitador da aprendizagem formal da criança, o que ocorrerá durante todo a sua vida escolar e também em qualquer outro ambiente fora das salas de aulas.
Ana Mae Barbosa, referência em arte-educação no Brasil, ressalta que o contato da criança e do adolescente com a arte é absolutamente importante, porque nesse processo estão envolvidos “além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar.
A criatividade é uma capacidade dos seres humanos e a arte é o trampolim para que essa habilidade se desperte e, para tanto, a escola é o único lugar em que essas habilidades devem ser desenvolvidas.
A arte na educação escolar significa a possibilidade de se construir um novo mundo, no qual os estudantes poderão se desenvolver não apenas cognitivamente, mas também socialmente.
A proposta triangular, procedimento amplamente sistematizado e difundido no ensino da arte na educação infantil, foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais do(a):
O aluno produz trabalhos artísticos, utilizando a sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens, ideias, pensamentos e sentimentos, por meio da forma singular de representação estética.
Associe corretamente as áreas artísticas descritas na COLUNA I com as atividades desempenhadas pelo aluno, expressas na COLUNA II.
COLUNA I
1. Teatro
2. Música
3. Dança
4. Artes visuais
COLUNA II
( ) Exercita o pensamento cinestésico, simbolizando o sentir / pensar do aluno por meio do movimento.
( ) Expressa a visualidade do movimento, da profundidade, da perspectiva, da proporção, da deformação.
( ) Trabalha expressivamente a voz e o corpo, levando o aluno a agir como alguém além de si próprio.
( ) Exercita o pensamento, simbolizando por meio de sons e silêncios o sentir / pensar do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
4 1 2 3
2 3 4 1
3 4 1 2
1 2 3 4
Leia as afirmativas a seguir:
-
I. Em relação ao ensino de artes no Ensino Fundamental, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que o educador deve reprimir os interesses dos educandos por poesia e literatura.
II. Em relação ao ensino de artes no Ensino Fundamental, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que o educador não deve considerar as experiências pessoais dos educandos no planejamento do ensino.
III. Em relação ao ensino de artes no Ensino Fundamental, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que o educador não deve estimular o respeito a diferentes perspectivas e pontos de vista sobre produções artísticas entre os educandos.
-
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III, apenas
Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Considerando o texto a seguir, assinale a alternativa correta, afirmando a concepção de ensino de arte apresentada e relacionando-a com a pedagogia:
Em determinado período do ensino de arte no Brasil, havia uma tendência para uma aprendizagem concentrada apenas na reprodução de conteúdos, desvinculando-se da realidade social e das diferenças individuais. Os conteúdos eram percebidos e trabalhados como um fim em si mesmo.
Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende Fusari. Metodologias do Ensino da Arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009, p.47 (com adaptações).
Considere as afirmativas abaixo de acordo com a obra Didática de Ensino da Arte: poetizar, fruir e conhecer (1998)
_
1. O medo de se expor, a preferência pela repetição das formas, a busca de modelos pela ótica do outro.
2. Os comportamentos vividos sã o frutos de sua própria história com implicações na construção de sua identidade.
3. Exploram o pensamento sobre o mundo, refletem sobre as emoções e manifestam com uma percepção das coisas e dos novos espaços.
_
Quando envolvidos com estas manifestações os jovens:
Não produzem conhecimento, arte e saber.
Produzem um saber histórico, social e cultural com compreensão da realidade e exploração de mundo.
Produzem um saber sem identificar claramente suas preferências artísticas.
Não produzem saber, somente a arte com exploração do mundo.
Produzem um saber a partir da realidade vivida mesmo sem compreender e experimentar a realidade.
A experiência do artista plástico Claudio Costa (2003) com artes visuais na enfermaria do Hospital Sarah/SL traz um importante subsídio para o ensino da arte escolar, no tocante:
ao arte/educador voltar-se para o seu meio natural de ateliês e vernissages.
à concretização de uma experiência adaptando as necessidades da realidade.
à imposição de ritmo e forma na proposição de atividades.
ao rigor teórico-metodológico para elaboração conceitual do planejamento.
à organização do espaço e ao uso de multimeios.
De acordo com o texto: Fazendo arte para aprender: A importância das artes visuais no ato educativo (In. Pedagogia em ação, v.2, n.2, p. 94/104, nov. 2010) considere as afirmações que seguem:
_
I. As Artes Visuais são linguagens, por isso traduzem em uma forma importante de expressão e comunicação humana.
II. Ao ensinar Arte há uma série de significações do senso estético, da sensibilidade e da criatividade.
III. Toda ação mesmo que não apresente qualidade favorece na melhoria do ensino e aprendizagem de Arte.
_
Assinale a alternativa incorreta sobre o ensino de Arte na escola:
I.
II e III.
II.
III.
I e II.
O artista plástico Sérgio Pinheiro relata que “gostava de 'pintar calçada de carvão e giz'" (linha 8). Marque a afirmativa que melhor descreve como um professor de Arte poderá desenvolver habilidades artísticas nos alunos.
Estimular os alunos a consultar sites que mostrem museus, vídeos e técnicas de pintura.
Realizar oficinas de artes plásticas com experimentação de diversos materiais e técnicas de pintura.
Proporcionar atividades plásticas com materiais de pintura, estimulando os alunos à experimentação artística.
Selecionar os alunos que têm interesse por artes plásticas para a realização de uma oficina de pintura.
A professora Lara realiza a seguinte atividade com sua turma de 5º Ano em uma escola localizada em região periférica do município: “em uma roda folheamos revistas e recortamos todos juntos, imagens de paisagens sobre a natureza. Fizemos em conjunto um painel com colagens das imagens o que se tornou um belo quadro. Expusemos na sala e cada um (a) deveria observar e manifestar livremente o sentido, o desejo, o valor estético que a tela representava”.
_
Considerando as características dessa experiência didática e fazendo uma leitura a partir da percepção de Ana Mae (2005) sobre as práticas educativas em Arte, podemos considerar que a professora Lara:
Tem uma prática que marca tradicionalmente o ensino da arte e não é significativa para esta realidade de alunos da região periférica.
Promove uma prática que não atende o objetivo da Arte visto que interfere em outra área do conhecimento, neste caso a Geografia e não valoriza a natureza da região periférica onde residem os alunos.
Amplia o significado da Arte com uma atividade de observação livre, expressividade e valorização da estética a partir da realidade.
Imprime nesta atividade uma proposta de produção de um painel com expressividade, sentido e dimensionalidade da estética, mas este não pode ser entendido como uma tela, pois não foi realizado por um reconhecido artista plástico.
Amplia o significado da elaboração do painel, mas isto não representa uma tela para que se expresse o sentido, o desejo com a manifestação da dimensionalidade da estética para alunos da região periférica.
Segundo Mirian Celeste Martins, o ensinar e aprender em arte-educação deve de ser provocativo, instigante ao pensar e ao sentir, à percepção e à imaginação. Tal processo deve ser um ato capaz de abrir diálogos, também internos, ampliados pela socialização dos saberes e das perspectivas pessoais de cada fruidor.
Esse processo é denominado pela autora como
criação.
curadoria.
cognição.
mediação.
Uma educação em Arte que reconhece a pluralidade cultural da comunidade em que a escola está inserida, reconhecendo nas práticas culturais os demarcadores sociais, políticos e econômicos, é uma educação de perspectiva
monocultural.
multicultural.
acultural.
nacionalista.
tecnicista.
A preocupação contemporânea com uma educação multicultural surge a partir de um determinado contexto social em países de primeiro mundo. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta esse contexto.
A preocupação com uma educação multicultural surge a partir das práticas educacionais em Arte dos jesuítas no Brasil.
A preocupação com uma educação multicultural surge a partir da eclosão dos movimentos nacionalistas no Brasil e da necessidade de valorizar um repertório essencialmente brasileiro.
A preocupação com uma educação multicultural surge a partir da implantação do projeto de Canto Orfeônico nas escolas.
A preocupação com uma educação multicultural surge a partir da eclosão de movimentos de direitos civis minoritários nos anos sessenta, além da necessidade de responder a diversidade cultural produzida pela imigração no pós-guerra.
No Brasil, ainda não se pensa em uma prática multicultural no processo de ensino e aprendizagem de Arte.
No que se refere ao formalismo no ensino da arte, assinale a alternativa correta:
A arte é expressão de emoções.
A obra de arte pode ser uma representação puramente convencional ou simbólica da realidade.
O mais importante é aquilo que a obra representa, e não a forma como se apresenta.
A obra só pode ser reconhecida como arte depois de ter sido aprovada por um público que entende do assunto.
O que caracteriza a obra de arte é a sua forma, e não o seu caráter representativo.
Sobre a educação e o ensino de arte, é correto afirmar que:
O currículo em artes não pode ser estruturado numa visão de reorientação de projetos no decorrer do ano letivo, mas deve ser construído de forma fixa, atingindo os objetivos iniciais propostos.
Saberes justapostos podem se tornar relacionados aos saberes dos alunos e são eficazes na construção de conceitos e princípios.
O professor de arte deve dominar os procedimentos técnicos, que são aprendidos na prática após o exemplo, separando os alunos “especializados” dos “menos especializados”.
O professor deve garantir oportunidades constantes para os exercícios e apoiar os alunos neste processo, levando-o à autonomia progressiva.
Os objetivos de uma aula de artes devem ser muito específicos e direcionados para fazer relação com um artista.