Questões de Concurso de Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1176397

Concurso Professor Substituto de Ensino Fundamental 2019

Questão 33

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Para Hoffmann, avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se um saber enriquecido. Nesse sentido, afirma a autora, os professores precisam contemplar dois princípios na avaliação, enquanto mediação, para favorecer o sucesso dos alunos. São eles:

  • A.

    o acompanhamento reflexivo e o diálogo.

  • B.

    o estímulo para a aprendizagem e as respostas dadas pelos alunos.

  • C.

    as explicações claras e o conhecimento adquirido pelos alunos.

  • D.

    a observação dos resultados e a conversa.

  • E.

    o acompanhamento passo a passo dos resultados e a compreensão do educando.

Questão de Concurso - 1181215

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 50

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

À avaliação da aprendizagem têm sido atribuídos diferentes significados relacionados, especificamente, à forma autoritária e classificatória da avaliação tradicional. A respeito da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento e de autonomia, assinale a opção correta.

  • A.

    Avaliar é dinamizar oportunidades de reflexão e de conhecimento em um momento terminal do processo educativo.

  • B.

    Deve-se compreender a relação entre educação e avaliação como dois momentos distintos e não relacionais.

  • C.

    Por intervir em todo o trabalho pedagógico, a avaliação não pode ocorrer de forma isolada, mas deve estar ligada a um projeto fundamentado que tenha como objetivo a aprendizagem.

  • D.

    Na perspectiva da construção de conhecimento, competências e habilidades, a avaliação se caracteriza um movimento de problematização dissociado da reflexão sobre a ação.

  • E.

    A avaliação é um espaço de mediação, de processo interativo de aprendizagens sobre si e sobre a realidade no qual prevalece a cultura da classificação e da seleção.

Questão de Concurso - 1139274

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 23

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Os objetivos da avaliação, nos termos da Portaria SEC no 6.562 de 2016 são: 


I. Realizar o diagnóstico das aprendizagens. 


II. Treinar os estudantes para as avaliações externas. 


III. Realizar o acompanhamento das aprendizagens. 


IV. Subsidiar o (re) planejamento da prática pedagógica. 


V. Maximizar o aproveitamento escolar. 


VI. Ranquear as notas dos estudantes da escola. 




Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e VI.

  • B.

    II, III, IV e V.

  • C.

    I, III, IV e V

  • D.

    III, V e VI.

  • E.

    I, IV e VI.

Questão de Concurso - 1178003

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área: Pedagogia 2019

Questão 38

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Luckesi (2011) afirma que o ato de avaliar é um ato de investigar. Enquanto a ciência descreve e interpreta realidade, a avaliação descreve-a e qualifica-a. Na avaliação da aprendizagem, há duas modalidades que orientam as práticas avaliativas – a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento da ação. A avaliação de acompanhamento da ação tem como característica

  • A.

    a investigação da qualidade do seu objeto de estudo: a aprendizagem.

  • B.

    o fim na qualificação da aprendizagem.

  • C.

    a descrição da aprendizagem realizada.

  • D.

    a aplicação de instrumentos avaliativos assistemáticos para garantir o rigor na aferição da aprendizagem.

Questão de Concurso - 1131961

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 22

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação aos fatores que podem estar presentes em um resultado insatisfatório na prática avaliativa, segundo Luckesi.

( ) Utilizar-se de instrumentos adequados e planejados para aferir o desempenho dos alunos.

( ) Insuficiência de atenção às necessidades dos alunos.

( ) Os alunos demonstrarem um maior grau de dificuldade do que se imagina.

( ) Falta de entusiasmo e de liderança por parte do professor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – V – V – V.

  • B.

    V – F – V – F.

  • C.

    F – F – F – V.

  • D.

    F – V – F – V.

  • E.

    V – V – V – F.

Questão de Concurso - 1132122

Concurso Orientador Educacional 2018

Questão 30

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

De acordo com Hoffmann, avaliar significa:

I. Uma ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas.

II. Formular e reformular hipóteses, encaminhando o educando a um saber enriquecido.

III. Favorecer ações educativas para novas descobertas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1181269

Concurso Professor - Área: Ensino Fundamental 2018

Questão 34

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON)

Nível Superior

Segundo o professor Cipriano Carlos Luckesi (2013), a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Analise as afirmativas que seguem e coloque V para verdadeira e F para falsa, considerando as funções da avaliação escolar.

( ) Função classificatória, que está relacionada à atribuição de notas e classificação dos alunos.

( ) Função pedagógico-didática, que se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar.

( ) Função diagnóstica, que permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações no processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos.

( ) Função de controle, que se refere aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

  • A. V, V, V e F.
  • B. F, V, V e V.
  • C. V, V, F e F.
  • D. F, V, F e F.
  • E. V, V, F e V.

Questão de Concurso - 1113386

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 35

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Médio

Analise as seguintes assertivas em relação a alguns passos essenciais que envolvem uma boa avaliação, de acordo com Luckesi:

I. Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico).

II. Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação).

III. Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II e III.

Questão de Concurso - 1132010

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 35

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Conforme Furlan (2007), a função da avaliação é:

  • A.

    Mostrar, em um momento específico do processo da aprendizagem, que a avaliação é uma ação exclusiva e planejada tão somente pelo professor.

  • B.

    Garantir que o aluno está aprendendo.

  • C.

    Cumprir a exigência burocrática do sistema educacional.

  • D.

    Ajudar a construir a aprendizagem e, também, interferir ativamente em uma situação em curso.

  • E.

    Ser um instrumento que mede a quantidade de conhecimento (conteúdo) que o aluno consegue repetir.

Questão de Concurso - 966203

Concurso SEDUC AL Professor - Área: Química 2017

Questão 112

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando o texto precedente como motivador, julgue os itens a seguir, relativos à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.

Uma das maneiras de superar a cultura do vale nota existente entre os alunos é valorizar o processo de aprendizagem, sem enfoque apenas no resultado quantitativo.
  • C. Certo
  • E. Errado