Questões de Concurso de Temas Educacionais Pedagógicos - Pedagogia

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Questão de Concurso - 582608

Concurso CNJ Analista Judiciário - Área Administrativo - Especialidade: Pedagogia 2012

Questão 64

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.

O supervisor pode ajudar a construir o conhecimento pedagógico, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 679024

Concurso MPU Analista do MPU - Área de Apoio: Técnico-Administrativo - Especialidade: Educação 2013

Questão 112

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.

O entendimento de que não se pode formar um indivíduo sem o estabelecimento de um prévio conceito ideal opõe-se radicalmente à busca por uma educação transformadora da realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1084074

Concurso

Questão 28

Nível

Observe a imagem a seguir;


A imagem ilustra uma importante característica da Educação a Distância. Sobre esta modalidade educativa, analise as afirmativas a seguir.


I. A mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem utiliza meios e tecnologia da informação e comunicação.


II. Estudantes e professores desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos.


III. É uma modalidade de ensino em que devem estar previsto momentos presenciais para avaliação e estágios.


Está correto o que se afirma em


  • A.

    III, apenas

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1215977

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Professor de Educação Básica - Área: Português 2019

Questão 53

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

A crescente democratização do acesso à escola, segundo Maria Teresa Esteban (2010), proporciona novas

  • A.

    articulações entre o centro, as margens e suas fronteiras.

  • B.

    aproximações entre o público, o privado e suas demandas.

  • C.

    conexões entre o atraso, o progresso e seus desdobramentos.

  • D.

    correlações entre os direitos, os deveres e seus fundamentos.

Questão de Concurso - 1215987

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Professor de Educação Básica - Área: Português 2019

Questão 57

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Segundo Miguel Arroyo (2012), os setores populares têm sido considerados como coletivos à margem. As categorias mais frequentes com que são vistos, sobretudo no pensamento sociopedagógico, têm sido: marginalizados, excluídos, desiguais e inconscientes. Avalie as afirmações sobre cada uma das categorias mencionadas:


I - Marginalizados: Conceituá-los como marginalizados supõe entender que na sociedade uns coletivos estão situados em margens opostas, impossíveis de serem aproximadas.

II - Excluídos: Nesse maior distanciamento entre os coletivos, nessa exclusão até de possibilidades de passagem, o pensamento socioeducativo e suas políticas ainda têm a ousadia de oferecer à escola uma pluralidade de projetos inclusivos.

III - Inconscientes: As divisões e as polarizações seriam de territórios, margens, muros, desigualdades nas condições de vida e na diversidade étnica, racial, de gênero ou território, bem sequer de humanos e sub-humanos, fundamentalmente de conscientes/ inconscientes, politizados/despolitizados.

IV - Desiguais: Os coletivos pobres, na linha da miséria, revelariam não tanto que o pensamento os separou em margens, muralhas, fronteiras, mas se reconhece que os tornou desiguais, porém apenas desiguais em condições de vida, de emprego, moradia, saúde, escolarização, letramento, nível de renda.


Está correto apenas o que se afirma em


  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I e IV.

Questão de Concurso - 1139254

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 12

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Tendo em vista que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e que todas as pessoas são iguais perante a lei e têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação e contra qualquer incitamento à discriminação, relativamente às atribuições das escolas, quanto a concretizar os preceitos legais e as recomendações para a superação da discriminação racial em seu cotidiano, é correto afirmar que a escola deve

  • A. centrar-se na transmissão de conhecimentos iguais para todos a fim de garantir oportunidades no futuro para todos sem discriminação.
  • B.

    mobilizar seu órgão colegiado para encaminhamento dos casos às instâncias responsáveis por julgar e punir crimes de discriminação.

  • C.

    organizar normas e regras severas para punir exemplarmente os casos de discriminação racial e de preconceito nas dependências escolares.

  • D.

    respeitar a liberdade de manifestação dos estudantes, protegendo agressores e vítimas e, posteriormente, encaminhá-los às suas famílias

  • E.

    detectar e combater com medidas socioeducativas, casos de racismo, e preconceito e discriminação nas dependências escolares.

Questão de Concurso - 702684

Concurso SEDUC Professor - Área: Pedagogia 2013

Questão 26

Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Nível Superior

Entre as várias correntes crítico-reprodutivas da escola, aquela que explicita as condições e qualifi ca diferentemente o trabalho intelectual e o trabalho manual denomina-se:
  • A. teoria da escola dualista
  • B. escola como aparelho ideológico
  • C. ensino como violência simbólica
  • D. pedagogia tecnicista
  • E. pedagogia progressista

Questão de Concurso - 1200021

Concurso Professor de Artes - Área: Música 2019

Questão 38

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Conforme os estudos do pedagogo musical Maurice Martenot, o elemento vital da música é:

  • A. A fluência.
  • B. A métrica.
  • C. O ritmo.
  • D. O timbre.
  • E. A melodia.

Questão de Concurso - 1200022

Concurso Professor de Artes - Área: Música 2019

Questão 39

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Das pedagogias em Educação Musical, é correto afirmar que o o método de Carl Orff está baseado no ensino através de:

  • A. Atividades lúdicas.
  • B. Sensibilização auditiva.
  • C. Solfejo e movimentos corporais.
  • D. Instrumentos de percussão.
  • E. Pesquisa folclórica.

Questão de Concurso - 1201589

Concurso Supervisor Escolar 2019

Questão 27

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Concebe-se a Educação Integral como a busca por potencializar o desenvolvimento pleno do ser humano, integrando diferentes tempos, espaços e sujeitos no processo educativo e contemplando a ampliação de oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da unidade, com atenção ao percurso formativo.” (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis -2016-p.41).

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

  • A.

    É necessário firmar parcerias com a comunidade escolar, tendo claro que as aprendizagens que ocorrem fora da escola não compõem os saberes válidos e dispensam avaliação.

  • B.

    É imprescindível potencializar o entorno escolar como lócus para que os estudantes possam realizar aprendizagens que substituam o currículo formal, desde que acompanhadas por profissional com formação em ensino superior.

  • C.

    É fundamental realizar o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos em suas aprendizagens externas a escola, mesmo que não tenham sido fruto de parceria, validando as como saberes disciplinares permitindo-lhes a dispensa de certos conteúdos e frequência escolar.

  • D.

    É possível relativizar a frequência escolar, desde que o estudante comprove que no contraturno está em Educação Integral, frequentando assiduamente outros espaços da comunidade, seja em instituições públicas ou privadas.

  • E.

    É necessário reconhecer o entorno escolar e aguçar o olhar para a comunidade, para firmar possíveis parcerias com instituições locais, públicas e privadas, expandindo a oferta de espaços e oportunidades de aprendizagem.