Questões de Concurso sobre República Velha (1889-1930)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
16 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Benjamin Constant (1767-1830), no contexto da diferenciação entre a liberdade dos modernos e a liberdade dos antigos, afirmou o seguinte:


"Perguntai-vos, Senhores, o que em nossos dias um inglês, um francês ou um habitante dos Estados Unidos da América entende pela palavra liberdade?

É para cada um o direito de não ser submetido senão às leis, de não poder ser preso, detido, condenado à morte nem maltratado de maneira alguma pela só vontade arbitrária de um ou de vários indivíduos.

(...)

Enfim, é o direito de cada um influir sobre a administração do governo, seja pela nomeação de todos ou de certos funcionários, seja pelas representações, petições e requerimentos que a autoridade é mais ou menos obrigada a levar em consideração. Comparai agora àquela liberdade dita dos antigos.

Esta última consistia em exercer coletivamente, mas de forma direta, muitas partes da própria soberania, em deliberar, em praça pública, sobre a guerra e a paz (...) Mas ao mesmo tempo em que isso era denominado pelos antigos de liberdade, eles admitiam, como compatível com essa liberdade coletiva, a sujeição completa do indivíduo à autoridade do conjunto. Não encontrareis entre eles quase nenhum dos benefícios que queremos que faça parte da liberdade dos modernos”.


(CONSTANT, Benjamin. A liberdade dos antigos comparada à dos modernos. São Paulo: Editora Atlas, 2015, p. 77-78)


À luz da correlação do texto de Constant com o alicerce de sustentação da atuação estatal, na perspectiva da democracia e dos direitos individuais, é correto afirmar que:


A

para os antigos, a democracia representativa não é um instrumento adequado ao exercício do poder;


B

para os modernos, o interesse coletivo deve se sobrepor ao individual, que apenas o instrumentaliza;


C

para os modernos, a liberdade política é a verdadeira liberdade, que se sobrepõe aos direitos individuais;


D

para os antigos, a atuação estatal estava essencialmente comprometida com a plena realização da personalidade individual;


E

tanto os antigos como os modernos buscam legitimar o poder na vontade popular e direcionar o seu exercício à realização dos direitos individuais.

A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, marcou uma ruptura no sistema político brasileiro, encerrando o período monárquico e inaugurando o regime republicano. No entanto, a transição não foi simples e enfrentou diversas resistências. Assinale a alternativa que corretamente explica um dos impactos políticos ou sociais desse evento no Brasil:


A

A concentração de poder nas mãos de uma elite agrária e militar, consolidando a política dos governadores como estrutura de controle político.


B

A centralização administrativa do poder nas províncias, ampliando a autonomia política dos estados.


C

A substituição do modelo monárquico por um sistema republicano altamente representativo e democrático, com ampla participação popular.


D

A abolição imediata da escravidão, promovendo a inclusão plena dos ex-escravizados na sociedade republicana.


E

A implementação de uma reforma agrária nacional para redistribuir terras e favorecer o pequeno agricultor.

Com referência aos fatos relevantes que ocorreram na administração pública brasileira após o ano de 1930, assinale a opção correta.


A

No período de 1930 a 1945, prevaleceu o patrimonialismo oligárquico, representado pela concentração de poder nas mãos das elites agrárias.


B

A reforma gerencial ocorreu exclusivamente a partir da década de 90, com o fortalecimento da administração indireta mediante a remoção da produção de bens e serviços pelas empresas públicas e sociedades de economia mista.


C

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), lançado em 1995, compreendeu três dimensões, que visavam: a descentralização do aparelho estatal; um modelo de administração por resultados; uma mudança cultural pautada pela confiança.


D

A reforma burocrática ocorreu a partir de 1945, de maneira associada à modernização do sistema capitalista até então existente.


E

Os desejos pela substituição do modelo burocrático manifestaram-se em meados da década de 80 em decorrência da finalização do regime militar.

A padronização salarial dos servidores públicos já era tradicional no Brasil desde antes da reforma de 1930, tendo sido implementada ainda no Brasil Imperial.


C

Certo


E

Errado

Observe a charge a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

(https://vasosdopurus.files.wordpress.com/2011/08/gurgulho.jpg)


O bom uso do recurso público, o controle, a fiscalização, a responsabilização e a prestação de contas são processos que ilustram algo contrário à charge.


Qual é o conceito que sintetiza os processos adotados no contexto das políticas públicas e que poderia evitar a situação exposta pela charge?


A

Descentralização e desconcentração.


B

Accountability.


C

Gestão por competência.


D

Matriz BCG.


E

Administração por objetivo.

A Administração Pública é tudo aquilo que se refere à máquina estatal, ou seja, ao grupo formado pelo governo e todos os seus agentes, que são regulados por normas, leis e funções necessárias para organizar a administração do Estado. Assinale a opção que apresenta as entidades que compõem a administração direta.


A

União, Estados, Distrito Federal e Municípios


B

União, Distrito Federal, Autarquias e Fundações Públicas


C

Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de economia mista


D

Autarquias, Fundações Públicas, Estados e Municípios


E

União, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedade de economia mista

Sobre Administração Pública, é correto afirmar que:


I – a Administração Pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta;

II – a Administração Pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade;

III – a Administração Pública é tudo aquilo que se refere à máquina estatal, ou seja, ao grupo formado pelo governo e todos os seus agentes, que são regulados por normas, leis e funções necessárias para organizar a administração do Estado.


Está(estão) correta(s):


A

II, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I, II e III.


D

I e II, apenas.


E

I e III, apenas.

Considerando-se a organização político-administrativa brasileira, assinale a alternativa CORRETA.


A

Os Estados-membros são entidades federativas que compõem a União, dotados de autonomia, e também se constituem em Pessoas de Direito Público Externo.


B

O limite espacial dentro do qual o Estado exerce de modo efetivo e exclusivo o poder de império sobre as pessoas e bens é o conceito de Nação.


C

Pode-se definir o Estado como a Nação economicamente organizada.


D

A União constitui-se em Pessoa de Direito Público Interno, autônoma em relação aos Estados, tendo por missão o exercício das prerrogativas da soberania do Estado brasileiro.


E

O Distrito Federal é administrado por um prefeito, eleito, portanto, em tese, com organização de Município.

Embora o Estado brasileiro se declare federalista desde a Constituição de 1891, alguns autores dizem que esse federalismo é distinto do federalismo de outros países. Essa distinção mostra o Estado brasileiro, principalmente em termos tributários, como uma federação com cunho fortemente


A

democrático.


B

desenvolvimentista.


C

centralizador.


D

conservador.


E

descentralizador.

O Estado oligárquico, modelo adotado no século passado, no Brasil, antes do primeiro governo Vargas, atribuía pouca importância às políticas sociais, o que fortaleceu o papel de instituições religiosas, voltadas para o atendimento das populações mais pobres e desprotegidas.


C
Certo

E
Errado

O Estado oligárquico, no Brasil, é identificado com a República Velha, e caracteriza-se pela associação entre as instituições políticas tradicionais e as entidades da sociedade civil mobilizadas em torno dos segmentos mais pobres e desprotegidos da população, por meio de fortes redes de proteção social.


C
Certo

E
Errado

Uma das primeiras reformas empreendidas pelo governo de Vargas visando à racionalização da administração pública foi a criação das primeiras carreiras burocráticas.


C
Certo

E
Errado

As reformas na estrutura do Estado brasileiro ocorridas no início da década de 90 do século passado não lograram obter bons resultados, porque desorganizaram centros decisórios importantes e prejudicaram a produção de informações essenciais.


C
Certo

E
Errado

A década de 30 do século passado caracterizou-se por uma significativa centralização no nível político e econômico. Nesse período, assistiu-se ao fortalecimento do Estado intervencionista, cuja expansão se deu mediante três linhas de ação: criação de órgãos e departamentos formuladores de políticas públicas; expansão dos órgãos da administração direta; e expansão empresarial do Estado.


C

Certo


E

Errado

O tratamento da questão social pelo estado brasileiro inicia-se na década de 30 e convive com estruturas assistenciais da fase anterior. Entre as opções abaixo, indique aquela em que instituições são representativas do tratamento da questão social no Brasil antes e depois da década de 30, respectivamente.


A

sociedade de auxílio mútuo e Institutos de Aposentados e Pensões


B
ONG's e sindicatos

C

associações religiosas e organizações internacionais


D
sindicatos e associações beneficentes

E

Legião Brasileira de Assistência e Caixas de Aposentados e Pensões

 
 
Gerar simulado