Questões de Concurso de Patrimônio - Antropologia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1002940

Concurso IPHAN Técnico I - Área Ciências Sociais 2018

Questão 63

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue os próximos itens. Para assistir o juiz em seu processo decisório, a perícia antropológica se faz imprescindível quando indígenas, quilombolas, populações tradicionais, bem como suas comunidades e organizações, são parte no processo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1002952

Concurso IPHAN Técnico I - Área Ciências Sociais 2018

Questão 75

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, relativos à abordagem antropológica sobre memória. A memória coletiva é um tipo de construção simbólica que empreende uma seleção e uma ressignificação de elementos da história de uma comunidade, sociedade ou segmento social.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 793589

Concurso FUB Produtor Cultural 2015

Questão 51

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Cultura é um dos mais complexos e abrangentes conceitos estudados pelas ciências sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. É correto afirmar que é a transmissão de valores e símbolos culturais às gerações que garante a convivência social.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 685449

Concurso MPU Analista do MPU - Àrea de Atividade: Perícia - Especialidade: Antropologia 2013

Questão 95

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, relativos à antropologia no Brasil.

A antropologia urbana no Brasil se desenvolve a partir de uma relação crítica com a denominada Escola de Chicago.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1057931

Concurso IBRAM Técnico em Assuntos Culturais - Área Sociologia 2010

Questão 56

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

A Constituição Federal de 1988 reconhece o patrimônio cultural brasileiro como bem jurídico destinatário de expressa tutela do Estado, caracterizando-o como a totalidade de “bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou emconjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira” (Art. 216 da CF). De acordo com esse documento, é INCORRETOreconhecer como patrimônio imaterial:
  • A. as formas de expressão espirituais.
  • B. os objetos, os documentos e as edificações.
  • C. o patrimônio cultural intangível.
  • D. os conhecimentos e as técnicas.
  • E. a memória oral.

Questão de Concurso - 475215

Concurso IPHAN Antropólogo 2009

Questão 26

Fundação Universa (FUNIVERSA)

Nível Superior

A respeito da proteção dos direitos culturais de populações indígenas e tradicionais, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A ONU adotou em 1966 o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, que, em seu art. 27, estabelece: “Naqueles Estados em que existem minorias étnicas, religiosas ou linguísticas, não será negado às pessoas pertencentes a tais minorias o direito de, em comunidade com outros membros do grupo, desfrutar a própria cultura, professar e praticar a própria religião e usar a própria língua.”

  • B.

    Os “conhecimentos e usos relacionados com a natureza e o universo” são um dos pontos reconhecidos pela Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 1993. Por conhecimentos tradicionais se entende o conjunto acumulado e dinâmico do saber teórico, a experiência prática e as representações que possuem os povos com vasta história de interação com seu meio natural. A propriedade desses conhecimentos, que estão estreitamente vinculados à linguagem, às relações sociais, à espiritualidade e à visão de mundo, é geralmente mantida e preservada de forma individual.

  • C.

    Ao enfocar o direito à terra e outros direitos especiais dos povos indígenas, em 1989, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) conclamava os governos a tomarem, entre outras, medidas para assegurar que os membros desses povos usufruíssem em condições iguais dos direitos e oportunidades que as leis e regulamentações nacionais garantem aos demais membros da população.

  • D.

    Em 1996, a Comissão da UNESCO para a Cultura e o Desenvolvimento publicou um livro com o relatório intitulado Nossa diversidade criativa (Our creative diversity). Um dos temas que esse relatório destacou foi a necessidade de se levar em consideração as relações críticas entre cultura e desenvolvimento, assim como a importância de contabilizar, no processo de desenvolvimento, elementos como a diversidade cultural e o pluralismo.

  • E.

    Em 1992, a Assembléia Geral da ONU adotou a Resolução 47/135, que se tornou a primeira Declaração Internacional dos Direitos de Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais, Étnicas, Religiosas ou Linguísticas. O texto conclamava os Estados a “protegerem a existência e a identidade nacional ou étnica, cultural, religiosa e linguística das minorias dentro de seus respectivos territórios, e estimularem condições para a promoção de tal identidade”.

Questão de Concurso - 782422

Concurso FUNAI Profissional de Nível Superior IV 2009

Questão 53

FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Nível Superior

No campo das políticas públicas, a área do patrimônio vem demonstrando especial vitalidade com o surgimento de novas categorias de bens de interesse difuso ou público, que despertam hoje a atenção de organismos nacionais e internacionais e cujo valor reside fundamentalmente na possibilidade e na necessidade de seu uso coletivo, garantindo o mais amplo possível acesso da população a eles, posto que constituem recursos essenciais para a garantia de vida digna da população humana, inclusive as futuras gerações. Entre estas novas modalidades de patrimônio destacam-se:
  • A. patrimônio genético e patrimônio imaterial ou intangível.
  • B. patrimônio genético e patrimônio material.
  • C. patrimônio genético e patrimônio espiritual.
  • D. patrimônio etnográfico e patrimônio espiritual.
  • E. patrimônio etnográfico e patrimônio material.

Questão de Concurso - 643010

Concurso Prefeitura de Boa Vista Analista Ambiental - Área Antropólogo 2004

Questão 68

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Gilberto Velho é um dos mais respeitados antropólogos brasileiros a tratar do fenômeno urbano, tendo formado toda uma geração de pesquisadores que trabalham com essa temática. Julgue os itens que se seguem, acerca das contribuições desse antropólogo referentes a esse tema.

No contexto de uma antropologia urbana dominada pelos estudos das relações de trabalho nas fábricas, dos movimentos sindicais, das famílias operárias, da migração rural-urbano, a contribuição de Gilberto Velho foi trazer para a berlinda temas sensíveis como os estilos de vida das camadas médias, o consumo de drogas e a violência.

  • C. Certo
  • E. Errado