Questões de Concurso de Patrimônio Arquitetônico e Cultural - Arquitetura

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1061448

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Arquitetura 2019

Questão 70

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Brasília foi planejada conforme os conceitos do urbanismo moderno, sobretudo naquilo que se refere à Carta de Atenas de 1933. Devido a sua importância, a cidade foi reconhecida como patrimônio cultural em três instâncias: local, nacional e mundial.

Considerando as características de Brasília e os instrumentos de proteção do patrimônio cultural, julgue os itens que seguem.

Definida como área residencial com relativa autonomia e autossuficiência com relação à cidade, a ideia de unidade de vizinhança foi concebida por Lúcio Costa e implantada pela primeira vez no Plano Piloto de Brasília.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1061449

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Arquitetura 2019

Questão 71

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Brasília foi planejada conforme os conceitos do urbanismo moderno, sobretudo naquilo que se refere à Carta de Atenas de 1933. Devido a sua importância, a cidade foi reconhecida como patrimônio cultural em três instâncias: local, nacional e mundial.

Considerando as características de Brasília e os instrumentos de proteção do patrimônio cultural, julgue os itens que seguem.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) responde pela preservação do patrimônio cultural brasileiro; entre os instrumentos de proteção do patrimônio material em utilização pelo IPHAN, o tombamento é o mais antigo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1002445

Concurso ALE RO Analista Legislativo - Área Arquitetura 2018

Questão 78

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

As Cartas Patrimoniais constituem documentos que, em ordem cronológica, permitem uma leitura da evolução do pensamento preservacionista através dos tempos. A Carta em que, primeiramente, se recomendou “respeitar, na construção de edifícios, o caráter e a fisionomia das cidades, sobretudo na vizinhança dos monumentos antigos” foi denominada de
  • A. Carta do Restauro: Ministério da Instrução Pública. Governo da Itália.
  • B. Carta de Sofia: Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.
  • C. Carta de Veneza: Conselho Internacional dos arquitetos e técnicos dos monumentos históricos.
  • D. Carta de Atenas: Sociedade das Nações.
  • E. Carta do Rio: Conferência Geral das Nações Unidas.

Questão de Concurso - 1097707

Concurso Analista de Planejamento, Infraestrutura e Obras Públicas Municipais - Arquitetura 2019

Questão 60

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A Carta de Veneza, de 1964, define a restauração como sendo uma operação que deve ter caráter excepcional. Apresenta princípios fundamentais que devem nortear a restauração de um monumento.

A respeito dos princípios éticos e dos métodos utilizados em restauração e conservação de edificações históricas, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O uso de materiais de alto desenvolvimento tecnológico em contato com os materiais fragilizados é indicado, porque as ações físico-químicas que podem ocorrer servirão para o fortalecimento da estrutura.

  • B.

    Um material só deve ser substituído e/ou acrescentado em uma restauração se houver necessidade técnica, com o objetivo do restabelecimento da unidade ou para viabilizar o uso do imóvel, sem, no entanto, cometer intencionalmente qualquer imitação ou falsificação do original.

  • C.

    Os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem integrar-se harmoniosamente ao conjunto, sem distinguir-se das partes originais, de forma a reconstruir a parte faltante.

  • D.

    A presença de cupins em uma peça de madeira da estrutura do telhado exige a substituição integral da peça, a fim de proteger as demais peças saudáveis do ataque dos cupins.

  • E.

    O restauro e a conservação de uma edificação de caráter histórico devem atribuir uma utilização social ao prédio, mesmo que isso descaracterize sua simbologia histórica ou testemunho cultural.

Questão de Concurso - 1010791

Concurso CLDF Consultor Técnico-Legislativo - Área Arquiteto 2018

Questão 39

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Observe abaixo desenhos e imagens do Museu do Pão (2005-07) em Ilópolis, RS, projeto do escritório Brasil Arquitetura.


Em relação às questões do patrimônio histórico, ambiental e arquitetônico, aos princípios e às características dessa arquitetura, constata-se que

  • A. não são utilizadas técnicas consagradas, materiais da região ou referências da cultura imigrante que pudessem “alimentar” e dar forma ao novo conjunto.
  • B. uma clara separação entre tradição e invenção, bem como entre museografia e arquitetura, evitando que a presença física e simbólica da construção centenária “contaminasse” o museu e a escola.
  • C. na intervenção museológica, o objeto expositivo é independente da estrutura dos edifícios, preservando os fechamentos arquitetônicos intactos na solução de nichos para exposição e controle de luz.
  • D. os dois volumes novos, abrigando o museu do pão e a escola de confeiteiros, proporcionam ao moinho um contexto atual e o afirmam como documento arquitetônico, técnico e cultural do passado.
  • E. a contraposição entre uma arquitetura espetacular, típica da cultura da imagem, e a cidade vernacular aparece como último recurso de um planejamento urbano de borda.

Questão de Concurso - 962020

Concurso Câmara de Salvador Especialista - Área Arquiteto 2017

Questão 48

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

O Programa Monumenta, concebido no final da década de 90, foi um marco na Preservação do patrimônio cultural brasileiro, pois viabilizou a recuperação de 300 edifícios, beneficiando mais de mil moradores de centros históricos, através do financiamento para a recuperação de imóveis privados. O Programa buscou garantir a diversidade social e funcional nas áreas de intervenção, com especial incentivo do uso para a habitação, ampliando as possibilidades para além do turismo cultural, e promovendo a ocupação das edificações sob proteção de forma integrada com a requalificação dos espaços públicos.

Os conceitos sobre como e o quê preservar, conservar e restaurar evoluíram ao longo de séculos de desenvolvimento de experimentos e reflexões.

Sobre os princípios e diretrizes que orientam as práticas de restauro de edificações, é correto afirmar que:

  • A. entende-se por princípio da utilização a regulação das inserções de materiais, acréscimos ou próteses no edifício em processo de restauração, que devem ser compatíveis com o material existente, sem causar danos ou agressões quando inseridos;
  • B. se o diagnóstico prévio de uma intervenção de restauro apontar acréscimos e contribuições de épocas posteriores à da construção original, devem-se remover os acréscimos, objetivando uma unidade estilística original, de acordo com os preceitos da Carta de Veneza;
  • C. os elementos destinados a substituir partes faltantes, quando necessário, devem integrar-se harmoniosamente ao conjunto, distinguindo-se das partes originais, a fim de que a restauração não falsifique o documento da história;
  • D. em todos os casos, é fundamental a qualidade da intervenção, e que os novos elementos a serem introduzidos sejam de caráter irreversível e se harmonizem com o conjunto;
  • E. o diagnóstico prévio de uma intervenção de restauro é facultativo quando os serviços limitam-se à recomposição da pintura.

Questão de Concurso - 1191971

Concurso

Questão 47

Nível

“Em Campo Grande, o complexo ferroviário da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB) foi tombado pelo IPHAN em 2009. São 22,3 hectares e 135 edifícios em alvenaria e madeira, erguidos em datas diferentes a partir da ampliação das atividades da ferrovia... A EFNOB foi incorporada pela empresa estatal Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) em 1957.”

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/365/

Analisando as informações acima, marque a alternativa correta:

  • A.

    O complexo ferroviário descrito possui importante papel para a urbanização inicial de Campo Grande, entretanto, foi um elemento isolado e não contribuiu para o desenvolvimento de outras cidades no Estado.

  • B.

    O modo de fazer Viola-de-Cocho foi registrado pelo IPHAN como bem cultural em 2017. A produção, exclusivamente artesanal, faz parte da realidade de grupos sociais habitantes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

  • C.

    A partir da promulgação da Lei 11.483, em 2007, o IPHAN passou a ter atribuições específicas para preservação da Memória Ferroviária do Brasil, recebendo e administrando os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural da extinta RFFSA.

  • D.

    No Estado do Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande possui um conjunto urbano tombado pelo IPHAN. Nas demais cidades, são tombadas edificações específicas.

  • E.

    O patrimônio material protegido pelo IPHAN é composto por um conjunto de bens culturais classificados conforme os sete Livros do Tombo: 1 – arqueológico; 2 – paisagístico e etnográfico; 3 – histórico; 4 – belas artes; 5 – artes aplicadas; 6 – musical; 7 – literário.

Questão de Concurso - 997782

Concurso TJ SC Arquiteto 2018

Questão 57

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A intervenção no bem imóvel arquitetônico de valor cultural pode ocorrer de diversas formas. A intervenção que busca adaptar os espaços preexistentes para abrigar atividades diferentes daquelas para as quais foram projetados é denominado:
  • A. reconstituição;
  • B. reabilitação;
  • C. reconstrução;
  • D. consolidação;
  • E. restauração.

Questão de Concurso - 1003300

Concurso IPHAN Técnico I - Área Arquitetura 2018

Questão 58

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

À luz das recomendações internacionais de preservação, julgue os itens subsequentes. De acordo com a Carta de Veneza, a restauração é uma ação de caráter ordinário e que tem por objetivo a conservação e a revelação dos valores estéticos e históricos do monumento; assim, para que a restauração seja feita de forma harmônica, os elementos colocados em lugar de partes faltantes devem ser integrados ao monumento, de forma a não se destacarem das partes originais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1003302

Concurso IPHAN Técnico I - Área Arquitetura 2018

Questão 60

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

À luz das recomendações internacionais de preservação, julgue os itens subsequentes. De acordo com a Carta de Washington, todo acréscimo de imóveis deverá respeitar a organização espacial existente, devendo-se evitar a introdução de elementos de caráter contemporâneo, para não comprometer a harmonia do conjunto.
  • C. Certo
  • E. Errado