Questões de Concurso sobre ABNT

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
196 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para implantação e execução de uma edificação em terreno com desnível serão necessários serviços de movimentação de terra. Conforme a NBR 5681, além da realização dos ensaios geotécnicos, deverão ser controladas algumas ações. Para os aterros é correto o que se afirma em:


A

Para recebimento de aterro os restos de demolições eventualmente existentes devem continuar no terreno.


B

Para os aterros poderão ser utilizados turfas, argilas orgânicas e solos expansivos.


C

O grau de compactação a ser atingido é de no mínimo 95% ou mais elevado, conforme especificações especialmente elaboradas para a obra.


D

As camadas devem ser compactadas e a variação da unidade admitida é de 6% para mais ou para menos daquelas especialmente elaboradas para a obra.


E

As camadas que não tenham atingido as condições mínimas de compactação devem ser heterogeneizadas.

A construção civil é uma das atividades econômicas que mais consome recursos naturais. Uma das maneiras para reduzir o consumo de água em edificações é por meio do reaproveitamento da água de chuva das coberturas. Para isso, a NBR 15527/2019 traz uma série de requisitos. Analise os tópicos abaixo e escolha, a seguir, a alternativa CORRETA:


I. A disponibilidade teórica de água de chuva para captação depende da precipitação, da área de captação, do coeficiente de escoamento superficial da cobertura e da eficiência do sistema de tratamento.

II. Para melhoria da qualidade da água e diminuição dos sólidos em suspensão e dissolvidos, recomenda-se instalar no sistema um dispositivo para o descarte de escoamento inicial. É recomendado que este dispositivo seja automático.

III. O Volume do reservatório deve ser calculado considerando 5% da precipitação média da região, a área de coleta da cobertura e a média de consumo diário da edificação.

IV. Deve ser minimizado o turbilhonamento no reservatório, dificultando a ressuspensão de sólidos e o arraste de materiais flutuantes.

V. O sistema de distribuição de água de chuva deve ser integrado ao sistema de água potável, podendo ser compartilhado o mesmo reservatório.


A

Apenas os tópicos I e III estão corretos.


B

Apenas os tópicos I, II e III estão corretos.


C

Apenas os tópicos I, II e IV estão corretos.


D

Apenas o tópico I está correto.


E

Apenas o tópico IV está correto.

Segundo a NBR 9077 - Saídas de emergência em edifícios, marque a alternativa que corresponde à parte de pavimento da edificação em balanço em relação à parede externa do prédio, tendo, pelo menos, uma face aberta para o espaço livre exterior:


A

Alçapão.


B

Degrau.


C

Bocel.


D

Antecâmara.


E

Sacada.

A Arquitetura pode ser compreendida como uma área do conhecimento basicamente criativa, ou seja, ela trata substancialmente de objetos construídos segundo leis e condições que implicam na concepção prévia do objeto, isto é, na sua idealização.

Possibilitar o entendimento, por parte dos executores, da imagem mental elaborada pelo arquiteto é fundamental, e por essa razão, no Brasil, a representação técnica exerce uma função muito importante, pois deve seguir normas e parâmetros estabelecidos pela ABNT, - Associação de Normas Técnicas.


Dentre as finalidades principais da ABNT, podemos destacar como fundamental:


A

limitar o desenvolvimento criativo dos profissionais, principalmente os arquitetos.


B

tornar a comunicação plena entre os profissionais de Arquitetura e Engenharia.


C

facilitar a divulgação dos profissionais.


D

permitir a elaboração de projetos mais precisos.


E

proibir o trabalho de profissionais não cadastrados.

A NBR, assim como outras normas, serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos ou procedimentos. A padronização, através do cumprimento das normas técnicas facilita a compreensão, já que toda documentação é constituída por um mesmo padrão.


Estes padrões podem, por exemplo, ser referentes a:


A

aprovações junto a órgãos públicos.


B

inspeções de rotina para checar as condições de cada elemento do imóvel.


C

classificações, formatação e configurações de etapas e realização de procedimentos e processos.


D

reparos elétricos, hidráulicos e de outras naturezas dentro do prédio.


E

bom uso dos equipamentos e instalações para prevenir problemas com o tempo.

O piso tátil de alerta consiste em um conjunto de relevos sobre placa, integrados ou sobrepostos ao piso adjacente. Assim, no dimensionamento do piso tátil de alerta, recomenda-se a utilização de relevos que apresentam melhor conforto ao se caminhar sobre a sinalização tátil, sendo assim, esses relevos são em forma de:


A

Esfera.


B

Tronco-cônica.


C

Cilindro.


D

Prisma.

Considere as figuras a seguir, extraídas de norma da ABNT, que correspondem a um conjunto de componentes modulados.


Imagem associada para resolução da questão


Segundo a normatização técnica aplicável, as medidas (i) 39,5 x 29,8 cm e (ii) 4 m x 3 m (equivalente a 40 x 30 cm) e (iii) as diferenças entre elas, de 0,2 cm na horizontal e 0,5 cm na vertical, são denominadas, respectivamente, medidas:


A

(i) nominais e (ii) de fabricação e (iii) tolerâncias de produção.


B

(i) de fabricação e (ii) nominais e (iii) tolerâncias de produção.


C

(i) modulares e (ii) de fabricação e (iii) ajustes de coordenação.


D

(i) modulares e (ii) de coordenação modular e (iii) folgas de fabricação.


E

(i) nominais e (ii) de coordenação modular e (iii) ajustes de coordenação.

No que diz respeito aos requisitos para a gestão da reforma, estabelecidos na ABNT NBR 1680:2020, os serviços prestados devem atender a um plano formal de diretrizes que contemple


A

a apresentação de qualquer modificação que comprometa a segurança da edificação apenas na 1a fase da obra.


B

a previsão de recursos para o detalhamento de interiores.


C

os projetos arquitetônicos em que sejam desnecessários memoriais explicativos e descritivos.


D

os meios que protejam os usuários das edificações de eventuais danos ou prejuízos decorrentes da execução dos serviços de reforma, bem como sua vizinhança.

De acordo com a ABNT NBR 6118/2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento), de forma geral, no trecho de pilares que estejam em contato com o solo junto aos elementos de fundação de uma edificação, a armadura deve ter cobrimento nominal maior ou igual a:


A

45 mm


B

50 mm


C

55 mm


D

60 mm

De acordo com a norma ABNT NBR 15575:2021, relacione corretamente a classificação das áreas da edificação na coluna 1 com o seu próprio ambiente na coluna 2.


Coluna 1:

1. Áreas molhadas.

2. Áreas molháveis.

3. Áreas secas.


Coluna 2:

( ) Sala de Jantar.

( ) Cozinha.

( ) Área de serviço.

( ) Banheiro sem chuveiro.

( ) banheiro com chuveiro.

( ) Lavabo.

( ) Sala de estar.


A ordem correta de cima para baixo é:


A

1-2-3-2-3-2-1.


B

3-1-2-1-2-1-3.


C

3-2-2-1-2-2-3.


D

2-3-1-1-2-3-2.


E

3-2-1-2-1-2-3.

Faixa de acesso, conforme Norma que trata da sinalização tátil em piso, é a área destinada à acomodação das interferências resultantes da implantação, do uso e da ocupação das edificações existentes na via pública, autorizados pelo órgão competente, de forma a não interferir na faixa livre. É recomendável para passeios com mais de:


A

1,75 m.


B

2,00 m.


C

1,80 m.


D

2,15 m.

As edificações devem, em seus projetos executados, permitir o fácil acesso de auxílio externo (bombeiros e socorristas) para o combate ao fogo e a retirada da população.


C

Certo


E

Errado

Diversas são as formas de pensar e de criar conforto térmico, mas pode-se destacar, como a principal delas, a arquitetura, qual seja tudo que compete aos serviços e à implantação em uma obra.


C

Certo


E

Errado

A sinalização tátil no piso é considerada um recurso complementar para prover segurança, orientação e mobilidade a todas as pessoas, principalmente àquelas com deficiência visual ou surdo-cegueira. Ao acatar os preceitos do desenho universal, o projetista está beneficiando e atendendo às necessidades de pessoas de todas as idades e capacidades. Assim, a norma que trata de sinalização tátil no piso é:


A

NBR 13576/2015.


B

NBR 13675/2016.


C

NBR 15763/2016.


D

NBR 16537/2016.

"Abertura horizontal localizada na parte mais elevada da cobertura de uma edificação ou de parte desta, que, em caso de incêndio, pode ser aberta manual ou automaticamente, para deixar a fumaça escapar."


NBR 9077 - Saídas de emergência em edifícios


A definição refere-se a:


A

Balcão ou sacada.


B

Alçapão de alívio de fumaça.


C

Antecâmara.


D

Abertura desprotegida.

No desenho arquitetônico emprega-se o uso de escala, a ABNT NBR 16752:2020 Desenho técnico — Requisitos para apresentação em folhas de desenho aborda esse assunto. De acordo com essa norma, assinale a alternativa INCORRETA:


A

A escala a ser escolhida para um desenho depende da complexidade do objeto ou elemento a ser representado e da finalidade da representação.


B

Em todos os casos, a escala selecionada deve ser suficiente para permitir uma interpretação fácil e clara da informação representada.


C

A escala e o tamanho do objeto ou elemento em questão são parâmetros para a escolha do formato da folha de desenho.


D

A escala geral do desenho deve ser informada na legenda. Quando for necessário o uso de mais de uma escala na folha, elas devem estar indicadas junto à identificação do detalhe ou vista a que se referem.


E

A escala 1:10 é uma escala de ampliação, enquanto que a escala 2:1 é uma escala de redução.

A NBR 9077 estabelece uma série de definições e exigências com relação às saídas de emergência dos edifícios. Analise os tópicos abaixo e, depois, escolha a alternativa CORRETA:


I. Acesso é o caminho a ser percorrido pelos usuários do pavimento, constituindo a rota de saída horizontal, para alcançar a escada ou rampa, área de refúgio ou descarga. Os acessos podem ser constituídos por corredores, passagens, vestíbulos, balcões, varandas e terraços.

II. Descarga é a parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e a área de refúgio.

III. Escada enclausurada protegida (EP) é a escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.

IV. As larguras mínimas das saídas, em qualquer caso, devem ser de 1,20 m, correspondendo a duas unidades de passagem e 60 cm, para as ocupações em geral, ressalvadas as edificações destinadas a serviços de saúde e institucionais (hospitais e assemelhados) em que as larguras mínimas das saídas devem ser de 2,00 m, para permitir a passagem de macas, camas e outros.

V. As portas das rotas de saída e aquelas das salas com capacidade acima de 50 pessoas e em comunicação com os acessos e descargas devem abrir no sentido do trânsito de saída.


A

Apenas os tópicos I, II, III e V estão corretos.


B

Apenas os tópicos I, III, e V estão corretos.


C

Apenas os tópicos II, III e IV estão corretos.


D

Apenas os tópicos I e III estão corretos.


E

Apenas os tópicos IV e V estão corretos.

NBR 6118 – Aço Armadura Passiva: Nos projetos de estruturas de concreto armado deve ser utilizado aço classificado pela ABNT NBR 7480 com o valor característico da resistência de escoamento nas categorias CA-25, CA-50 e CA-60. O coeficiente de dilatação térmica do aço, para intervalos de temperatura entre – 20°C e 150°C pode ser considerado o valor de:


A

10-3 / °C


B

105 / °C


C

103 / °C


D

10-5 / °C


E

10-10 / °C

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: ABNT NBR 16752 (2020), editada.


De acordo com a ABNT NBR 16752/2020, referente a “Desenho técnico – Requisitos para apresentação em folhas de desenho”, os valores para [1], [2], [3], [4], [5], [6] e [7] indicados no espaço de informações complementares são, respectivamente:


A

[1] explicações; [2] instruções; [3] referências gerais; [4] desenho esquemático; [5] tabela de revisões; [6] lista de itens; [7] legenda


B

[1] explicações; [2] instruções; [3] referências gerais; [4] desenho esquemático; [5] lista de itens; [6] tabela de revisões; [7] legenda


C

[1] instruções; [2] explicações; [3] referências gerais; [4] desenho esquemático; [5] tabela de revisões; [6] lista de itens; [7] legenda


D

[1] instruções; [2] explicações; [3] referências gerais; [4] desenho esquemático; [5] lista de itens; [6] tabela de revisões; [7] legenda

   
Gerar simulado