Questões de Concurso sobre Avaliação Escolar - Página 5 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Avaliação Escolar

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
147 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Bibiana, professora de Arte em uma escola em Uberaba, está preparando as avaliações que irá utilizar durante o ano. Ela irá utilizar, em algumas turmas, a estratégia de pasta/portfólio e em outras utilizará diário de bordo como estratégia avaliativa. Sobre o diário de bordo, é CORRETO afirmar que:


A

Trata-se de um caderno de anotações, gravador ou câmera em que o estudante registra acontecimentos, seus pensamentos, seus sentimentos, o que aprendeu, suas facilidades, dificuldades etc.


B

Permite que o professor tenha um registro constante do processo de aprendizagem do estudante, pois nele ficam praticamente todos os materiais que lhe proporcionem interesse e que tenham sido resultados do trabalho em arte.


C

Pode ser realizada pelo professor ao longo do ano. Preferencialmente gravada, sendo registradas as observações dos estudantes durante o período. Através dela, professor e estudante obtêm informações sobre o andamento do processo educativo em arte. Geralmente é composta por perguntas e respostas.


D

São questionários e teses que, aplicados de tempos em tempos, contribuem para a avaliação do domínio do vocabulário próprio de referência técnica e conceitual da arte.

A avaliação em Arte deve levar em conta não apenas o resultado final dos trabalhos, mas também o(a):


A

Teoria.


B

Dom artístico.


C

Prática.


D

Processo.


E

História da Arte.

A respeito da avaliação escolar dos alunos, em relação às avaliações das equipes após apresentação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(_) Quando for necessário, pode-se convocar o círculo de discussão para abordar eventuais questões que tenham emergido no processo de trabalho ou avaliar o nível de apropriação dos conceitos trabalhados por parte dos alunos.

(_) Perguntas devem ser formuladas pelo Professor e lançadas ao grupo a fim de verificar a qualidade das respostas apresentadas. É preciso que o Professor tenha em mente que tais questões têm apenas uma única resposta considerada como certa.

(_) Na área de jogo, a avaliação contribui para que o jogador possa ter um retorno sobre o que acreditou estar comunicando à plateia. Apenas isso já é suficiente para que o Professor possa estabelecer critérios objetivos de verificação do aprendizado e avaliação do estudante.


A

C - C - E.


B

C - E - E.


C

E - C - E.


D

E - C - C.

Dentre os instrumentos de avaliação mais utilizados no ensino das artes, destacam-se os portfólios, os protocolos, os cadernos de artista, os diários de bordo, as entrevistas, a autoavaliação etc. (ESCOSTEGUY, Cléa Coutinho. Metodologia do ensino de artes. Porto Alegre: Sagah, 2017). A respeito do portfólio, é incorreto afirmar:


A

Embora possam ser físicos ou virtuais, os portfólios apresentam um ponto em comum: devem revelar particularidades do processo criador.


B

O portfólio é um instrumento avaliativo bastante utilizado atualmente no componente curricular de artes, embora de concepção espontaneísta, permissivista e não diretiva.


C

O uso de portfólio parte de uma concepção de ensino e aprendizagem que possibilita a construção da autonomia por parte do aluno.


D

A técnica do portfólio oferece aos alunos e professores uma oportunidade não só para refletir sobre o progresso discente, como também para reformular a prática docente.


E

O portfólio permite que trabalho dos alunos seja avaliado não de uma forma pontual e isolada, como ocorre com as provas tradicionais, mas de forma contínua, contextualizada e cumulativa.

Considere as afirmações a seguir relacionadas à avaliação de aprendizagem na área de arte:


I – A avaliação pode diagnosticar o nível de conhecimento artístico e estético dos alunos, nesse caso costuma ser prévia a uma atividade.

II – a avaliação pode ser realizada durante a própria situação de aprendizagem, quando o professor não identifica como o aluno interage com os conteúdos e transforma seus conhecimentos.

III – a avaliação pode ser realizada ao término de um conjunto de atividades que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem ocorreu.


É correto o contido:


A

Somente em I.


B

Em I e II.


C

Em I e III.


D

Em I, II e III.

No contexto da aprendizagem artística, o principal objetivo da avaliação formativa é o de:


A

Identificar pontos fortes e fracos para orientar o ensino e a aprendizagem.


B

Classificar os alunos em grupos de desempenho.


C

Avaliar preferencialmente o conhecimento teórico.


D

Atribuir notas aos alunos.

A avaliação nas aulas de arte deve ser um instrumento para que professores e estudantes reflitam sobre o processo de ensino e aprendizagem. Sobre a avaliação em arte, assinale a afirmativa correta.


A

A avaliação em arte traz prejuízos para livre expressão artística do estudante, devendo ser evitada.


B

A avaliação deve ser compreendida como uma ferramenta facilitadora, utilizada apenas no final da formação, como definição de conceitos e medidas.


C

Um processo de avaliação em arte deve estar voltado para a espontaneidade das trajetórias individuais de criação do aluno, sendo indicada como instrumento de avaliação apenas a autoavaliação feita pelo aluno.


D

Um processo de avaliação que atue a serviço da aprendizagem contribui para a apropriação de novos saberes e desenvolvimento de competências pelos alunos, ocorrendo durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

Quando ponderamos sobre o processo de avaliação no campo da arte, é inevitável enfrentar questões fundamentais que guiam a arte na educação contemporânea, questionando as abordagens tradicionais e destacando a importância de fatores como a excelência na criação de imagens, a interação da arte com o contexto, as inter-relações entre arte popular e arte erudita, o impacto das novas tecnologias na produção artística atual, as questões de gênero e a diversidade cultural.


C

Certo


E

Errado

O processo de avaliação descrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação afirma que a escola deve ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. A verificação do rendimento escolar também observará os seguintes critérios como avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.


C

Certo


E

Errado

No que se refere à Avaliação em Arte podemos inferir que:


I - Avaliar é uma ação pedagógica guiada pela atribuição de valor responsável e apurada das atividades dos alunos.

II - A avaliação é um procedimento complexo, uma tarefa sensível e cognitiva que requer ainda mais cuidados para não entristecer os alunos.

III - A avaliação deve contemplar os conteúdos que foram ensinados ou promovidos pela escola, bem como os saberes adquiridos em situações extra- escolares.

IV - A avaliação pressupõe um juízo de valor e uma marca da subjetividade do avaliador, que devem ser objetivados em critérios e resultados.


A

Estão corretas as alternativas I, II e III.


B

Estão corretas as alternativas I e IV.


C

Estão corretas as alternativas II, III e IV.


D

Estão corretas as alternativas II e IV.


E

Estão corretas as alternativas I e III.

Com relação a avaliação, selecione V para Verdadeiro e F para Falso, depois marque a alternativa que dispõe a sequência correta:

( ) Avaliações diagnósticas são conduzidas como parte da rotina diária de ensinar com o propósito de identificar as fraquezas e potencialidades do estudante.

( ) Na avaliação diagnóstica pode se incluir observação, teste e analise do trabalho em sala de aula com o intuito de informar futuras estratégias aos professores.

( ) A avaliação formadora tem como intenção fornecer aos alunos um feedback de seus próprios progressos e está em certa medida, relacionada ao processo avaliativo diagnóstico.

( ) A atribuição de notas é um processo 9 potencializador de desenvolvimento do aprendizado, estimula o estudante a aprender e querer ter bons resultados.


A

V, V, F, F.


B

V, V, V, F.


C

F, F, V, V.


D

V, V, V, V.


E

F, F, F, F.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação aos critérios de avaliação em artes visuais enquanto ação pedagógica guiada pela atribuição de valor apurado e responsável que o professor realiza das atividades dos alunos.


( ) Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros, sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero.

( ) Identificar os elementos da linguagem visual e suas relações em trabalhos artísticos e na natureza.

( ) Conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos.

( ) Os alunos não devem participar da avaliação do processo de cada colega, manifestando seus pontos de vista.

( ) Reconhecer os limites e a flexibilidade necessários para dar oportunidade à coexistência de distintos níveis de aprendizagem em um mesmo grupo de alunos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • V • F


B

V • V • V • F • V


C

V • V • V • F • F


D

V • V • F • F • V


E

F • F • V • F • V

A avaliação precisa atender aos seguintes requisitos:


A

Ser incoerente, contínua, formativa, compreendida pelos estudantes e integrada à prática artística.


B

Ser coerente, contínua, formativa, compreendida pelos estudantes e integrada à prática artística.


C

Ser coerente, intermitente, formativa, compreendida pelos estudantes e integrada à prática artística.


D

Ser coerente, contínua, formativa, compreendida pelos professores e integrada à prática artística.


E

Ser coerente, contínua, formativa, compreendida pelos estudantes e não integrada à prática artística.

Ao escolher métodos de avaliação, os educadores enfrentam o desafio de medir não apenas o conhecimento, mas também as habilidades, atitudes e competências dos alunos de maneira precisa e equitativa. No que tange à avaliação formativa, assinale a alternativa correta.


A

A avaliação formativa é uma forma de avaliação que ocorre apenas ao final de um curso ou unidade, focando nas notas e no desempenho dos alunos.


B

A avaliação formativa é um processo contínuo e interativo, incorporado às atividades diárias de ensino, destinado a fornecer feedback aos alunos para melhorar o aprendizado.


C

A avaliação formativa é aplicada aos alunos com dificuldades de aprendizagem, visando oferecer suporte adicional.


D

A avaliação formativa faz uso prioritário de provas escritas de forma a medir as habilidades dos alunos.

Sobre a avaliação da aprendizagem, assinalar a alternativa INCORRETA:


A

Avaliar a aprendizagem do aluno é também avaliar a intervenção do professor, já que o ensino deve ser planejado e replanejado em função das aprendizagens conquistadas ou não.


B

Se a maioria da classe atinge o esperado e alguns não, a culpa é toda do professor, que não está adaptando corretamente as atividades aos alunos.


C

Quando, em uma atividade para verificar uma aprendizagem determinada, a maioria dos alunos não atinge o esperado, pode ser o professor que não está acertando e precisará rever o seu encaminhamento.


D

O professor precisa de recursos para compreender o que acontece com seus alunos e para poder refletir sobre a relação entre as suas propostas didáticas e as aprendizagens conquistadas por eles.

Sobre a mediação cultural no ensino de artes, é correto afirmar que:


A

É a utilização de vários suportes, linguagens e meios de comunicação nas produções das linguagens artísticas.


B

É a atitude docente de estar atento ao mundo na percepção sensível e investigativa objetivando o planejamento artístico.


C

Considerada como um dos territórios das Artes, seu estudo é feito sobre a experiência estética e os modos de provocá-la, seja nas instituições culturais, seja na escola.


D

É a transferência de um termo para um contexto de significação que não lhe é próprio. É criada com base em uma relação de semelhança que pressupõe um processo anterior de comparação.


E

É um dos territórios das Artes onde são estudadas exclusivamente as combinações entre os materiais que dão consistência física a uma obra de Arte.

Em conformidade com MÖDINGER, sobre a avaliação em Artes, analisar os itens abaixo:


I. É um importante aspecto do processo de ensino e de aprendizagem. Produz informação tanto para o aluno quanto para o professor, que, por sua vez, pode compreender o processo e reavaliar o trabalho realizado.

II. Avaliar em Artes não é tão importante quanto avaliar em qualquer outra disciplina. Nela devem estar presentes critérios ligados apenas ao subjetivo, como participação, interesse ou capricho.


A

Os itens I e II estão corretos.


B

Somente o item I está correto.


C

Somente o item II está correto.


D

Os itens I e II estão incorretos.

Sobre avaliação de criação/produção do aprendiz, como o professor pode avaliar, analisar os itens abaixo:

-

I. O aprendiz precisa demonstrar sua criação/produção por meio de cópias e modelos fiéis, trazendo apenas criações com estética realista e de perfeccionismo.

II. O aprendiz produz trabalhos artísticos utilizando sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens, ideias, pensamentos, sentimentos, por meio da forma singular da representação estética.

III. O aprendiz utiliza o pensamento visual, simbolizando seu sentir/pensar por meio das diversas modalidades expressivas das artes visuais.

IV. O aprendiz realiza sua produção/criação demonstrando bom uso do espaço, das cores, dos elementos, dos materiais utilizados.

-

Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens I, III e IV.


D

Somente os itens II, III e IV.

Assinale a alternativa incorreta sobre a avaliação na disciplina de Arte.


A

Necessita levar em consideração o desempenho individual do aluno e a participação nas atividades.


B

É diagnóstica e processual.


C

Deve contemplar diferentes formas de avaliação da aprendizagem.


D

Há uma maior prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos.


E

É contínua, pois pertence a vários momentos da prática pedagógica.

Sobre a avaliação em arte, é INCORRETO afirmar que:


A

Deve focar nas habilidades manuais e precisão dos alunos na busca do belo.


B

Considera a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades.


C

É um processo que deve envolver a participação dos estudantes, que contribuem para ampliar a percepção do processo de cada um.


D

Constitui uma situação de aprendizagem onde o aluno pode verificar o que aprendeu e retomar aquilo que precisa.


E

Também leva o professor a avaliar-se como criador de estratégias de ensino e de orientações didáticas.

   
Gerar simulado