Questão de Concurso - 1192078

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Artes 2019

Questão 45

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A construção do visual nas artes, na mídia e na vida cotidiana centrada em uma área de investigação curricular é definida por diferentes autores como estudos:

  • A. étnicos.
  • B. urbanos.
  • C. etnográficos.
  • D. da cultura visual.
  • E. semióticos.

Questão de Concurso - 1095774

Concurso

Questão 69

Nível

Leia o fragmento a seguir.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de música, os conteúdos são divididos em três eixos, cada um incluindo doze tópicos: ____________ em música, com atividades de improvisação, composição e interpretação; ____________ em música, com atividades de escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; e ____________ da música como produto cultural e histórico.

Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A.

    composição / apreciação significativa / expressão e comunicação

  • B.

    compreensão / expressão e comunicação / composição

  • C.

    apreciação significativa / composição / compreensão

  • D.

    expressão e comunicação / apreciação significativa / compreensão

  • E.

    compreensão / composição / apreciação significativa.

Questão de Concurso - 1095775

Concurso

Questão 70

Nível

Nos PCNs para o ensino de música estão relacionadas a Abordagem Triangular (1991) de Ana Mae Barbosa, linha teórica inicialmente pensada para as artes plásticas, e o método TECLA (1979), desenvolvido pelo educador musical inglês Keith Swanwick. Nesse método, as três ações pedagógicas estão relacionadas com o Fazer Musical, que inclui tanto execução musical, através da interpretação e improvisação sobre peças musicais, quanto a composição; fruição, que engloba a apreciação ativa e informada de obras musicais; e reflexão/contextualização, que tem como intenção abordar os aspectos da história e literatura musical.

A respeito das duas bases teóricas citadas no texto que informam os PCNs para o ensino de Música, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Para a Abordagem Triangular, o conhecimento em arte devee aos atos de fazer, analisar e contextualizar.

  • B.

    Para Swanwick, o Fazer Musical se traduz na execução de peças e prescinde do ato de compor.

  • C.

    Para Ana Mae Barbosa, a percepção é o registro espontâneo da atividade de fruição.

  • D.

    Para Swanwick, deve-se ensinar música musicalmente, por atividades de composição, apreciação e performance.

  • E.

    Para o método TECLA, criação e improvisação são atividades dos domínios Técnica e Execução.

Questão de Concurso - 716641

Concurso SEE AL Professor - Área: Artes 2013

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Porém, somente a partir da atual LDB (Lei n.º 9.394/1996), a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. No campo da arte-educação, a implementação da linguagem artística no currículo escolar ocorreu com o intuito de proporcionar momentos prazerosos de descanso durante a jornada de aulas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 947253

Concurso

Questão 11

Nível

Quanto ao ensino de Música, os Parâmetros em Ação - Ensino Médio da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias trazem, em seu conteúdo,
  • A. princípios específicos para educadores musicais.
  • B. propostas para realização de múltiplas atividades educativo-musicais.
  • C. princípios para exercícios musicais tradicionais.
  • D. propostas de exercício musical ancoradas em princípios gerais.

Questão de Concurso - 558066

Concurso SEE MG Professor de Educação Básica - Área Artes 2011

Questão 21

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Segundo a Proposta Curricular de Artes para Ensino Fundamental II, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), é uma das diretrizes norteadoras para o ensino de Arte na escola:

  • A.

    realizar visitas a exposições de Artes Visuais no intuito de adquirir vivências significativas no ensino de Arte.

  • B.

    promover o contato dos alunos com manifestações culturais e artísticas.

  • C.

    disponibilizar espaço para ensaios de dança, peças teatrais e apresentações musicais.

  • D.

    contratar a apresentação de grupos teatrais, de dança e de música.

Questão de Concurso - 1075574

Concurso SEE SP Professor - Área: Artes 2010

Questão 35

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Em Escola em cena, no Programa Cultura é Currículo, Lenira Rengel em seu texto O corpo e possíveis formas de manifestação em movimento, apresenta as ideias de Christine Greiner e Helena Katz, sobre a relação entre corpo e mídia, afirmando que

  • A.

    o corpo é mídia somente quando processa informações na linguagem da dança.

  • B.

    é contrária à ideia de corpomídia, pois mídia refere-se apenas os meios de comunicação de massa: televisão, rádio, jornais etc.

  • C.

    o corpo também é uma mídia, pois ele comunica, recebe, processa e transmite informações.

  • D.

    o corpo se faz mídia quando comunica um modelo de corpo para os alunos.

  • E.

    é impossível o corpo tornar-se mídia, pois o corpo tem materialidade e a mídia é imaterial.

Questão de Concurso - 1076811

Concurso SEE SP Professor de Educação Básica - Área: Artes 2010

Questão 42

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Trabalhar com a multiculturalidade no ensino da Arte supõe:

I. conhecer e compreender os códigos visuais e estéticos presentes no universo cultural da comunidade em que a escola está inserida.

II. abordar o tema transversal Pluralidade Cultural, planejando atividades para as comemorações: dia do índio, dia da mulher, dia da cultura negra e dia do folclore.

III. criar ambientes de aprendizagem que promovam a alfabetização cultural dos alunos nos diferentes códigos culturais, tanto naqueles que fazem parte da sua cultura de origem quanto nos de outras formas de cultura.

IV. considerar a diversidade como um recurso e uma força para a educação, em vez de um problema.

V. focalizar obras de arte que apresentam temáticas sobre conflitos étnicos e religiosos como modo de conhecer a interculturalidade presente nos Estados Unidos e na Europa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I,III e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    IV e V.

Questão de Concurso - 1075603

Concurso SEE SP Professor - Área: Artes 2010

Questão 64

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Em Escola em cena, do Programa Cultura é Currículo, no artigo Quando teatro e educação ocupam o mesmo lugar no espaço, Flávio Desgranges problematiza o papel do espectador no evento teatral, afirmando que

I. a capacidade para analisar uma peça teatral é uma conquista cultural, que pode e precisa ser cultivada e desenvolvida.

II. Bertolt Brecht defende a existência de uma arte do espectador, apresentando a ideia de que sua participação precisa ser compreendida como um ato criativo, produtivo e autoral.

III. há, na obra teatral, menos entendimento dos significados e mais construção de significados, que são formulados pelo espectador no diálogo que trava com a obra.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II, apenas.

Questão de Concurso - 1076840

Concurso SEE SP Professor de Educação Básica - Área: Artes 2010

Questão 71

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Um pensamento curricular em arte pode se mover em diferentes territórios da arte e cultura como linguagens artísticas, processo de criação, saberes estéticos e culturais, materialidade, forma-conteúdo, patrimônio cultural, mediação cultural. A proposta curricular de Arte apresenta um mapa visual onde estão esses territórios. "Zarpando", destacado abaixo, é um convite a continuar a viagem por entre outros territórios. A composição desses territórios oferece diferentes direções para o estudo da arte, tal qual o traçado de uma cartografia, um mapa de possibilidades, com trânsito por entre os saberes, articulando diferentes campos.

  • A.

    uma estrutura tridimensional aberta e dinâmica.

  • B.

    um bloco fechado.

  • C.

    uma estrutura bidimensional e fixa.

  • D.

    uma forma que se mantém idêntica em outros espaços.

  • E.

    um bloco rígido.