

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No caso de a executora comprovar a necessidade de recursos para pagamentos de encargos sociais, o pagamento dos serviços pode ser liberado com base em medições provisórias, as quais deverão ser atestadas posteriormente
Considerando as normas de auditoria do setor público federal, assinale a opção incorreta.
Auditoria executada por servidor em unidade regional do sistema de controle interno do Poder Executivo federal é um exemplo de auditoria direta descentralizada.
Procedimentos e técnicas de auditoria constituem investigações técnicas. O procedimento de auditoria representa a essência do ato de auditar e a técnica de auditoria serve ao controle para a obtenção de evidências.
O auditor interno deve verificar a fidedignidade de informações obtidas de seu gestor por meio da circularização, que consiste em confirmar, na fonte, essas informações.
O programa de trabalho da auditoria governamental contempla os seguintes itens: natureza, oportunidade e extensão.
Uma das subdivisões dos testes substantivos é a revisão analítica, que consiste na verificação de valores significativos, visando identificar a situação do órgão auditado.
Suponha que uma auditoria, realizada em uma escola agrícola federal subordinada ao Ministério da Educação, tenha constatado falhas e deficiências na área orçamentáriofinanceira, no sistema escola-fazenda e na área de recursos humanos. Nessa situação hipotética, a auditoria descrita é um exemplo de auditoria de natureza operacional, que abrange, inclusive, avaliação de programas, o que permite à equipe de auditoria pronunciar-se sobre o aumento da evasão escolar em virtude da situação.
A materialidade é uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle interno de uma unidade orçamentária. Ela pode ser definida como
o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fiscalizar.
a condição imprópria, por ilegalidade, por ineficácia ou por ineficiência, de uma situação gerencial específica da unidade orçamentária.
o montante de recursos orçamentários ou financeiros alocados em um específico ponto de controle objeto dos exames de auditoria ou fiscalização.
a não-aderência normativa e os riscos potenciais a que estão sujeitos os recursos utilizados pela unidade.
o perfil organizado, por área, dos pontos fracos de uma organização, com o objetivo de subsidiar as atividades de auditoria ou de fiscalização.
Os indicadores de gestão do Sistema de Controle Interno da União são informações obtidas com a aplicação de fórmulas que fornecem indícios de eficiência, eficácia, legalidade e economicidade de como são conduzidas as operações. A eficácia pode ser definida como
a aderência dos atos e fatos de gestão praticados aos normativos legais e técnicos que os regem.
a variação positiva da relação custo/benefício, na qual busca-se a otimização dos resultados com a escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios.
o grau de cumprimento das metas fixadas para um determinado objeto de uma ação em relação ao previsto, em um determinado período.
a medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta, frente a padrões estabelecidos.
a capacidade de registrar, fornecer e manter adequadamente os dados, informações e a memória de cálculo utilizados na geração dos próprios indicadores.
Compete ao auditor interno verificar se as normas internas de execução do controle interno estão sendo cumpridas, utilizando-se, para tanto, dos procedimentos de auditoria. Nesse caso, se o auditor necessitar confirmar junto a terceiros as transações da empresa, ele deve efetuar teste de observância.
A característica do sistema de fiscalização adotado pelo Tribunal de Contas da Bélgica é de que o controle prévio executado se utiliza do método admonitório, segundo o qual:
a fiscalização é exercida com atribuições administrativas e jurisdicionais.
são conjugados ao controle prévio elementos inerentes ao controle sucessivo.
adota-se o sistema de controladoria, em que a fiscalização prévia é chefiada por um Controlador-Geral.
Considere as seguintes afirmações relativas às normas de execução de trabalho de auditoria interna governamental:
I. Quando houver limitação da ação do auditor interno, o fato deverá ser comunicado, de imediato, por escrito, ao dirigente da entidade ou do órgão examinado, solicitando as providências necessárias.
II. Os sistemas de controle interno da entidade auditada devem prever procedimentos e mecanismos que tornem nula a probabilidade de ocorrência de impropriedades ou irregularidades.
III. Transações ou situações detectadas no trabalho de auditoria são caracterizadas como irregulares quando resultarem de falhas de natureza formal que não causaram dano ao erário público.
IV. A validade do trabalho de auditoria interna governamental é considerada satisfatória quando as evidências reunidas são suficientes, adequadas e pertinentes.
SOMENTE estão corretas
Quanto às finalidades do controle externo, considere as assertivas:
I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
II. Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.
III. Prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
A curva de classificação ABC, pelo princípio de Pitágoras, aproxima os componentes de custos às relações de um triângulo retângulo.
Não constitui(em) objeto de exame da auditoria governamental:
os processos de licitação, sua dispensa ou inexigibilidade.
os sistemas administrativo e operacional de controle interno utilizados na gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
a inexecução dos planos, programas, projetos e atividades que envolvam recursos públicos.
a arrecadação e a restituição de receitas de tributos federais.
os atos administrativos que resultem em direitos e obrigações para o Poder Público, em especial os relacionados com a contratação de empréstimos internos ou externos e com a concessão de avais.
Se a fiscalização comprova que o serviço foi executado em conformidade com os padrões de qualidade do respectivo edital, mas o quantitativo executado difere do previsto, o pagamento deve ser liberado de imediato, proporcionalmente ao quantitativo executado.
A atividade de auditoria executada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos centrais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal é denominada
Simplificada.
Direta centralizada.
Indireta.
Direta descentralizada.
Integrada.
O julgamento das contas dos gestores públicos em virtude de danos ao erário decorrentes de atos de gestão ilegítima ou antieconômica, ou por desfalques ou desvio de dinheiros, bens e valores públicos, é um meio de detecção de fraudes propiciado pela fiscalização adotada pelo TCU, e a modalidade específica de auditoria que o TCU utiliza para detectar fraudes é a auditoria de conformidade.
A opinião de órgão ou unidade de controle interno do Poder Executivo federal deve ser expressa na forma de diferentes tipos de documentos. Acerca desses documentos e da auditoria contábil, assinale a opção correta.
O certificado de regularidade com ressalvas está condicionado a falhas, omissões ou impropriedades de natureza formal, que — por sua irrelevância ou imaterialidade — não caracterizam irregularidade dos agentes responsáveis.
O relatório de dirigente de órgão de controle interno é peça compulsória em processos de tomada e prestação de contas a serem remetidos ao TCU.
O certificado de regularidade deve ser expedido quando forem obedecidos os princípios da legalidade e da legitimidade, ainda que não seja observado o princípio da economicidade.
A emissão de certificado de irregularidade somente se aplica aos casos que resultem em prejuízo quantificável para a fazenda pública.
A auditoria contábil, no âmbito do serviço público, pode ser executada por servidor efetivo de qualquer formação profissional, admitido mediante concurso público.
O contador que exerça as funções de auditor no serviço público não é obrigado a manter sigilo em razão do que vier a ser apurado na sua atividade profissional quando houver solicitação de autoridades competentes.
Nas atividades de auditoria governamental, NÃO se recomenda a utilização de amostragem quando
as características da população forem de fácil mensuração.
a população for considerada muito grande.
o grau de dispersão dos eventos a serem controlados for muito elevado.
há necessidade de baixa precisão nos dados a serem coletados.
a urgência na obtenção das informações necessárias aos controles for pequena.