

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo a NBC PA 01, Controle de Qualidade para Firmas, qual o prazo requerido para que as firmas de auditoria estabeleçam políticas e procedimentos para a retenção da documentação de trabalho?
No caso específico de trabalho de auditoria, o período de retenção seria normalmente de pelo menos ............................ , a partir da data do relatório do auditor independente ou, se superior, da data do relatório do auditor independente do grupo.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
trinta meses
trinta e seis meses
dois anos
cinco anos
seis anos
Quando utilizada para transmitir o nível de asseguração, a opinião de auditoria
deverá ter o formato adequado a cada tipo de usuário.
não modificada será usada tanto para a asseguração razoável como para a limitada.
modificada qualificada será emitida se o auditor não obtiver evidência suficiente e apropriada sobre aspectos generalizados, mas não relevantes.
modificada adversa aplicar-se-á às situações em que haja divergências substanciais em relação à manifestação de outra(s) auditoria(s).
modificada, com abstenção, aplicar-se-á quando o auditado, mesmo obtendo evidência suficiente e apropriada, considerar como não recomendável a manifestação expressa.
O relatório é o documento através do qual a auditoria interna apresenta o resultado dos seus trabalhos. Ele é redigido com objetividade e imparcialidade de forma a expressar, claramente, as conclusões, as recomendações e as providências a serem tomadas pela administração da entidade. Entre os aspectos que ele deve abordar estão, EXCETO
eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria.
a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas.
os riscos associados aos fatos constatados.
os procedimentos de auditoria não aplicados.
No caso das demonstrações contábeis estarem com indicação para cumprir a estrutura de relatório financeiro aplicável e, além disso, divulgar a extensão do cumprimento de outra estrutura de relatório financeiro, cujas informações suplementares são cobertas pela opinião do auditor, que não possam ser claramente diferenciadas, e que não haja divulgação enganosa, se o auditor julga ser fundamental para que o entendimento dos usuários, a seção adequada para chamar a atenção para essa divulgação, conforme a NBC TA 706, é:
principais assuntos.
parágrafo ênfase.
base para opinião.
opinião.
outras informações.
Um auditor independente concluiu que o uso do pressuposto de continuidade operacional, em determinada empresa auditada, é apropriado, mas que há incerteza significativa.
Ele verificou que as demonstrações contábeis descrevem adequadamente os principais eventos que podem levantar dúvida quanto à capacidade de continuidade; avaliou os planos da administração para esses eventos e que há divulgação clara sobre essa incerteza.
Em seu relatório o auditor deve
O auditor obteve evidência de auditoria de que existe distorção relevante nas demonstrações contábeis do período anterior sobre as quais foi emitida uma opinião sem modificação. Diante desse fato, assinale a opção INCORRETA.
Caso os valores correspondentes não tenham sido adequadamente ajustados e não tenham sido feitas as divulgações apropriadas, o auditor deve expressar uma Opinião com Ressalva ou uma Opinião Adversa no seu relatório sobre as demonstrações contábeis do período corrente.
O auditor deve evidenciar no seu relatório do período corrente, com clareza, o motivo que originou a Ressalva ou a Opinião Adversa.
O auditor deve omitir-se em relação ao assunto, pois a responsabilidade pelo relatório do exercício anterior, apresentado de forma comparativa, é exclusiva do auditor independente que o emitiu.
As demonstrações contábeis anteriores que continham as distorções não foram alteradas e não aconteceu a reemissão de relatório do auditor independente, porém os valores correspondentes foram adequadamente retificados e foram feitas as divulgações apropriadas nas demonstrações do exercício corrente e, por isso, o auditor optou pela inclusão de Parágrafo de Ênfase no seu relatório.
A Companhia Natal avalia tradicionalmente, os seus estoques ao custo. O auditor independente constatou ao final dos trabalhos de 2015, quando da preparação do seu relatório, a existência de uma distorção relevante mensurada, caso a administração tivesse avaliado os seus estoques pelo menor valor entre o custo e o valor líquido de realização. A administração decidiu manter a sua prática contábil. Como sócio-responsável pelo trabalho, que tipo de relatório dos auditores independentes emitiria nessa circunstância?
Opinião não Modificada.
Opinião com Ressalva.
Abstenção de Opinião.
Opinião Adversa.
O tipo de opinião que o auditor deve emitir ao identificar distorção relevante nas demonstrações contábeis é a:
com ressalva.
indispensável.
abstenção de opinião.
sem ressalva.
adversa.
Sobre a emissão de opinião do auditor, acerca das demonstrações contábeis e das notas explicativas elaboradas pela entidade, analise as afirmativas:
I- O auditor responde solidariamente pela elaboração das demonstrações contábeis, objetos de auditoria.
II- O auditor emitirá sua opinião através de um relatório: sem ressalva, com ressalva, com opinião adversa ou com abstenção de opinião.
III- O auditor emitirá um relatório com parágrafos de ênfases quando houver algum evento material relevante distorcido e que não enseje a emissão de opinião com ressalva, adversa ou com abstenção de opinião.
IV- O auditor emitirá um relatório com ressalva quando houver, em algum aspecto, um evento materialmente distorcido, porém não generalizável, e que não enseje emissão de opinião adversa ou com abstenção de opinião.
São corretas as afirmativas
I e II.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
De acordo com o Art. 2º da Resolução CFC nº 803/96 e alterações posteriores, são deveres do profissional da contabilidade, EXCETO:
Zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo.
Inteirar-se das principais circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso.
Comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores.
Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.
O Centro Mineiro de Hidrologia está passando por processo de auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Após realizar os procedimentos de auditoria, conforme o programa elaborado, o auditor responsável identificou que o saldo de Intangível da entidade inclui valor de gastos com pesquisa em desenvolvimento para avaliação do impacto na bacia hidrográfica do Rio Doce equivalente a $ 25.000.
X1 | X0 | X1 | X0 | ||
Ativo Circulante | Passivo Circulante | ||||
Disponível | 250 | 10.000 | Obrigações Sociais e Trabalhistas | 15.000 | 5.000 |
Contas a Receber | 1.500 | 1.500 | Obrigações Tributárias | 2.000 | 6.000 |
Estoques | 7.500 | 2.500 | Fornecedores | 1.000 | 5.000 |
Empréstimos e financiamentos | 3.000 | 10.000 | |||
9.250 | 14.000 | 21.000 | 26.000 | ||
Não circulante | Não circulante | ||||
Investimentos | 5.000 | 1.000 | Empréstimos e financiamentos | 9.000 | 5.000 |
Imobilizado | 25.000 | 30.000 | 9.000 | 5.000 | |
Intangível | 50.000 | 20.000 | |||
Patrimônio Líquido | |||||
Patrimônio Social | 25.000 | 15.000 | |||
Superávits Acumulados | 25.000 | 5.000 | |||
50.000 | 20.000 | ||||
Total do Ativo | 80.000 | 51.000 | Passivo + Patrimônio Líquido | 80.000 | 51.000 |
Analise as afirmativas sobre o Centro Mineiro de Hidrologia.
I- O auditor deve abster-se de opinar sobre as demonstrações contábeis da entidade.
II- O auditor deve emitir opinião sem ressalvas, pois os gastos com pesquisa estão adequadamente reconhecidos e evidenciados.
III- O auditor deverá solicitar a reclassificação dos gastos com pesquisa para o resultado da entidade, pois as normas internacionais vedam o procedimento adotado.
IV- O auditor deverá solicitar o reconhecimento de perdas por não Recuperabilidade dos ativos em função de a norma vedar o reconhecimento no intangível de gastos com pesquisas.
V- O auditor deverá solicitar a contabilização de crédito de $ 25.000 na conta de intangível e o débito no resultado do exercício, em valor equivalente.
Estão corretas as afirmativas
II e V.
III e V
I, II e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
O Auditor se concluir que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto apresentam distorções relevantes, deve modificar a opinião em seu relatório de auditoria. A NBC TA 705 estabelece os tipos de opinião modificada na seguinte ordem:
opinião sem ressalva, opinião com ressalva e opinião adversa.
opinião com ressalva, opinião adversa e abstenção de opinião.
opinião sem ressalva, opinião com recomendação e opinião pela irregularidade
opinião pela regularidade, opinião com ressalva e opinião pela irregularidade.
opinião com ressalva, opinião pela irregularidade e abstenção de opinião.
Considerando as questões 18 a 21 anteriores, determinar qual o tipo de opinião do auditor, a ser incluída no Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis do Banco XYZ S/A, caso a Administração do Banco se recuse a efetuar qualquer ajuste recomendado para o evento da questão 21, justificando que está em negociação com os controladores da Industrial WWW, a quem o banco de investimento controlado prestou fiança quando do contrato no Banco FED, cujos sócios majoritários possuiriam patrimônio particular relevante em contas no exterior e se não resolvido na devida urgência, providenciarão a execução via judicial.
Relatório com Opinião Sem Modificações: tipo Limpo.
Relatório com Opinião Modificada: tipo Opinião com Ressalva.
Relatório com Opinião Modificada: tipo Opinião Adversa.
Relatório com Opinião Modificada: tipo Abstenção de Opinião.
Segundo Almeida (2012), correlacione os tipos de relatórios dos auditores independentes a seus conceitos e, a seguir, marque a opção correta.
TIPOS
I - Relatório com ressalva
II - Relatório com opinião adversa
III- Relatório com abstenção de opinião
CONCEITOS
( ) Relatório emitido quando o auditor não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião, mas conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações financeiras poderiam ser relevantes e generalizadas.
( ) Relatório emitido quando tendo o auditor obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções são relevantes e generalizadas para as demonstrações financeiras.
( ) Relatório emitido quando o auditor não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações financeiras poderiam ser relevantes, mas não generalizados.
(II) (I) (III)
(III) (I) (II)
(I) (II) (III)
(II) (III) (I)
(III) (II) (I)
Quando o auditor conclui que as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura dos relatórios financeiros aplicáveis deve, então, emitir uma opinião
de ênfase.
sem ressalva.
não modificada.
de concordância.
não adversa.
Na hipótese de um trabalho de auditoria requerer a opinião de um especialista de outra área, considerando que o relatório do auditor é limpo, não devendo conter qualquer modificação em relação ao padrão, além de ele ter conseguido se convencer de que o trabalho do especialista é adequado e se constitui em evidência de auditoria apropriada e suficiente, inexistindo qualquer distorção identificada que deva ser objeto de ressalva, o auditor independente:
não deve fazer menção ao trabalho do especialista em seu relatório de auditoria
sempre deve fazer menção ao trabalho do especialista
poderá ou não, opcionalmente, fazer menção ao trabalho do especialista
só deverá fazer menção ao trabalho do especialista, se a contratante for instituição pública
O Relatório do Auditor é a peça mais importante da Auditoria realizada. Ele representa fase principal do trabalho do Auditor, que é a comunicação dos resultados. Quanto à abrangência, os relatórios de auditoria governamental podem ser classificados como:
relatório de avaliação do sistema de controles internos
relatório de exame da formalidade processual
relatório longo ou detalhado
relatório final