

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As enzimas são moléculas polipeptídicas grandes que são os catalisadores biológicos dos seres vivos. Contudo, sua atividade pode ser influenciada por diversos fatores. Em relação ao tema, assinale a alternativa INCORRETA:
O cianeto foi muito utilizado nas câmaras de gás nazistas para a execução, combina-se com a enzima citocromo oxidase, inativando permanentemente. Com essa inativação, as células não respiram e morrem.
A enzima pepsina, que atua no estômago, apresenta atividade máxima em pH fortemente ácido.
A tripsina é uma enzima digestiva que atua no intestino em pH ótimo neutro.
A temperatura ótima para atividade de enzima humana está em torno de 37ºC.
A inativação da proteína pelo calor é um processo chamado de desnaturação.
O ciprofloxacino é um antibiótico que, ao se unir à enzima bacteriana chamada topoisomerase, interrompe sua atividade. A ação antibacteriana promovida por esse medicamento é a inibição da síntese do(a):
ATP
DNA
glicogênio
parede celular
A vida depende de uma bem orquestrada série de reações químicas. Muitas delas, entretanto, ocorrem muito lentamente para manter os processos vitais. Praticamente todas as reações do corpo são mediadas por enzimas, que são, em sua grande maioria, proteínas que catalisam as reações químicas, aumentando a velocidade dessas reações.
A respeito desse assunto, analise as características destacadas abaixo, que se referem a requisitos para que uma proteína seja considerada uma enzima:
I – apresenta extraordinária eficiência catalítica;
II – demonstra alto grau de especificidade em relação a seus substratos (reagentes) e aos seus produtos;
III - não é consumida ou alterada ao participar da catálise;
IV - não altera o equilíbrio químico das reações.
Estão corretos os itens
I, II, III e IV.
I, III e IV.
III e IV.
I, II e III.
II e III.
Nos testes de biologia molecular, as endotoxinas e proteínas como RNAses, DNAses e proteases precisam ser retiradas da água, pois essas enzimas catalisam a hidrólise de moléculas de RNA e DNA, tornando-as instáveis.
Qual o método mais indicado para a purificação da água com esses tipos de interferentes?
Osmose reversa.
Ultravioleta e ultrafiltração.
Eletrodeionização.
Eletrodeionização e ultravioleta.
Ultrafiltração.
É consenso que a PCR (Polymerase Chain Reaction; reação em cadeia de polimerase) é uma das técnicas que mais revolucionou a medicina nos últimos tempos, tornando a medicina molecular um verdadeiro ramo da clínica médica. Com relação à Técnica de PCR, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
A PCR não permite que o ácido nucléico-alvo seja especificamente selecionado
A amplificação do primer não é exponencial
Sua técnica, apesar de revolucionária, possui um tempo de reação longo, em sua maioria cerca de 20 horas
Amplifica por milhares de vezes o alvo selecionado
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os polissacarídeos são formados pela união de centenas, e até mesmo milhares, de monossacarídeos e não são solúveis em água.
II. As células eucarióticas não contêm lisossomos. Nelas, as proteínas, os ácidos nucleicos e os lipídeos são degradados no núcleo celular.
III. Em um computador, os periféricos incluem apenas os dispositivos de entrada.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Está correta a afirmativa II, apenas.
Está correta a afirmativa III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Analise a afirmativa a seguir.
O(A) __________ não sofre ação das enzimas digestivas de humanos, com isso não é digerida e torna-se uma fonte importante de fibras da dieta. É também um polissacarídeo, proveniente da junção de milhares de moléculas de glicose de configuração Beta. É representada pela fórmula química C6H10O5.
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
lactose
glicogênio
maltose
celulose
sacarose
A reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica rotineira de laboratório usada para fazer muitas cópias de uma região específica do DNA. Sabe-se que a dupla hélice é estabilizada por ligações de hidrogênio, duas entre as bases adenina (A) e timina (T) e três entre guanina (G) e citosina (C). Inicialmente, para que o DNA possa ser replicado, a dupla hélice precisa ser totalmente desnaturada pelo aumento da temperatura, quando são desfeitas as ligações de hidrogênio entre as diferentes bases nitrogenadas. Dentre as figuras abaixo, o primeiro seguimento de DNA a desnaturar totalmente durante o aumento da temperatura na reação de PCR é:
Analise as afirmativas apresentadas em relação ao método de cromatografia de exclusão. Classifique as sentenças a seguir, utilizando V para verdadeiras ou F para falsas.
( ) A cromatografia de exclusão propicia que as moléculas grandes desloquem rapidamente pela coluna e as pequenas migrem lentamente.
( ) A cromatografia de exclusão, também conhecida como filtração em papel, permite o fracionamento de substâncias químicas de massa molar diferentes.
( ) A rede tridimensional presente no gel de cromatografia de exclusão separa as moléculas, por afinidade.
( ) A cromatografia de exclusão permite que as moléculas com maior carga elétrica sejam excluídas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F – F – V – F
V – F –F – V
V – F – F – F
F –V – F – F
Avalie as afirmações feitas sobre as proteínas, que são moléculas formadas por aminoácidos e importantes para o funcionamento do organismo dos seres vivos, desempenhando funções estruturais e enzimáticas.
I- Toda molécula de aminoácido apresenta em sua estrutura um átomo de carbono (alfa) que se liga a um grupo amina, um grupo carboxila, um Átomo de hidrogênio e um quarto grupo chamado de radical.
II- As proteínas possuem estruturas primária, secundária, terciária e quaternária. Alfa-hélice e beta-pregueada correspondem aos nomes das estruturas terciárias das proteínas.
III- Cada espécie apresenta um código genético diferente e é a partir deste que as proteínas são sintetizadas.
IV- Para a formação, é necessário que se gaste energia através do consumo de trifosfato de adenosina.
V- O processo de desnaturação das proteínas consiste na sua inativação, que pode ser provocada por temperaturas elevadas.
VI- Duas proteínas que através do processo de hidrólise originam os mesmos aminoácidos, nas mesmas proporções, podem não ser proteínas iguais.
Está correto apenas o que se afirma em
II e IV.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
I, IV, V e VI.
A justaposição das células epiteliais é garantida por um conjunto de junções intercelulares especializadas. Relacione as categorias das junções listadas abaixo às suas respectivas funções:
1 - Junção ocludente.
2 - Junção aderente.
3 - Desmossomo.
4 - Junção do tipo fenda.
5 - Hemidesmossomo.
( ) Ancora os filamentos intermediários de uma célula à lâmina basal.
( ) Sela células adjacentes da camada epitelial, prevenindo o vazamento de moléculas.
( ) Permite a troca de moléculas pequenas e íons solúveis em água.
( ) Liga os feixes de actina de uma célula aos da célula vizinha.
( ) Liga filamentos intermediários de uma célula aos de outra.
A sequência correta de cima para baixo é:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A ligação covalente é formada pelo compartilhamento de elétrons. Ela ocorre na molécula de água, de amônia, do dióxido de carbono e do metano, por exemplo.
II. Tratar mal um usuário dos serviços públicos, direta ou indiretamente, significa causar-lhe dano moral.
III. A sacarose é formada por uma molécula de galactose e duas moléculas de citosina.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Está correta a afirmativa II, apenas.
Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os fragmentos de DNA em um cromossomo são denominados genes, responsáveis pela síntese de uma proteína específica que condiciona um caráter, como por exemplo, a cor dos olhos.
II. A estrutura secundária das proteínas descreve as estruturas regulares bidimensionais formadas por segmentos da cadeia de neurônios.
III. A membrana nuclear contém poros (poros nucleares) que são responsáveis pelo transporte de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
O DNA é uma molécula muito estável, mas podem ocorrer erros no processo de replicação. Analise as proposições em relação a isto.
I. As mutações são fontes de todas as variações genéticas, ou seja, a variabilidade genética, observada na natureza, é predominantemente resultado de taxas de mutações muito elevadas.
II. Mutação silenciosa altera determinado códon para um códon sinônimo que especifica o mesmo aminoácido, alterando a sequência de DNA sem mudar a sequência de aminoácidos da proteína.
III. O crossing over desigual pode resultar na duplicação de genes inteiros.
IV. Radiação provoca mutações somente nas células germinativas, pois os mecanismos de reparo de DNA são mais eficientes nas células somáticas.
V. O tipo de mutação espontânea mais frequente é a depurinação.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
As proteínas são macromoléculas extremamente importantes para os organismos vivos. Elas representam 50% da massa seca de grande parte das células. As proteínas também podem ser classificadas em simples, conjugadas e derivadas. As proteínas são conjugadas quando
sofrem hidrólise, liberam aminoácidos e um radical não peptídico. Esse radical é denominado de grupo prostético.
são obtidas pela degradação, por meio da ação de ácidos ou bases e não são encontradas na natureza.
são formadas apenas por aminoácidos ou enzimas, de proteínas simples ou derivadas.
possuem formas esféricas e podem ser dobradas diversas vezes.
_______são macromoléculas mais abundantes nas células vivas, formadas por combinações de aminoácidos que se ligam através das chamadas_______, onde ocorre a ligação dos grupos amino de um aminoácido e carboxila de outro, com eliminação de uma molécula de água.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Carboidratos / pontes de hidrogênio
Carboidratos / ligações peptídicaS
Proteínas / ligações peptídicas
Proteínas / pontes de hidrogênio
A terapia gênica foi criada com o objetivo de corrigir doenças genéticas, sendo que o princípio básico da técnica consiste em transferir gene(s) ou segmentos(s) de DNA ou RNA nas células dos pacientes através de vetores, in vivo, ou ex vivo, para suprir uma disfunção gênica ou atribuir uma nova função. De acordo com a denominação de terapia gênica dada, assinale a alternativa incorreta.
Os laboratórios de biologia molecular dispõem de um bisturi atômico e microscópio capaz de visualizar e modificar pedaços de DNA genômico por outro sem a alteração para então retornar as células ao paciente, técnica chamada de ex vivo
Na prática, o gene defeituoso não é substituído por um normal, e sim, um gene terapêutico é adicionado à célula para suprir a deficiência de uma função celular
A terapia gênica é possível, uma vez que, apenas uma pequena porcentagem do nosso DNA cromossomial tem funções estabelecidas, e consequentemente, a introdução de um novo pedaço de DNA teria pouca probabilidade de provocar alguma alteração danificadora
Por questão de segurança, a transferência de genes ex vivo é mais usada e recomendada pela comunidade científica
As proteínas são macromoléculas orgânicas que apresentam a capacidade de atuar em conjunto com íons ou outras moléculas orgânicas, sendo responsáveis por inúmeros fenômenos observados nos seres vivos e, por conseguinte, têm um papel de destaque dentro dos processos biológicos. Proteínas são, fundamentalmente, constituídas por inúmeros aminoácidos presentes na natureza, sendo que apenas 22 (vinte e dois) são considerados proteinogênicos. Os aminoácidos proteinogênicos são aqueles que podem ser encontrados como constituintes de proteínas e que tenham sido incorporados à molécula proteica pelo maquinário celular em função da existência de códon especificado no RNA mensageiro.
Com base nessa assertiva, marque a única alternativa que identifica os dois aminoácidos de baixo valor biológico (não-essenciais):
Alanina e tirosina.
Arginina e histidina.
Leucina e isoleucina.
Fenilalanina e treonina.
A elastina é uma proteína que garante a elasticidade dos tecidos, admitindo que os mesmos deformem-se, mas voltem ao estado nativo. É correto afirmar que:
I. A elastina é encontrada nos vasos sanguíneos, pulmões, pele, cartilagem elástica.
II. A elastina é produzida pelos fibroblastos e por leiomiócitos
III. A elastina são proteínas hidrofílicas.
IV. A esclerodermia é uma doença provocada pela alteração da produção da elastina.
Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:
I,II,III,IV
I,III
I,II
I,III,IV
III, IV
O DNA, ácido desoxirribonucleico, é o ácido nucleico constituinte dos cromossomos em todos os seres vivos, sejam eles procarióticos ou eucarióticos, unicelulares ou multicelulares. Sobre essa molécula, assinale a alternativa INCORRETA.
O DNA é constituído pela união de centenas ou milhares de moléculas mais simples, chamadas de nucleotídeos.
O DNA é capaz de se duplicar, ou seja, fazer cópias de si mesmo.
Na molécula de DNA, a Adenina se pareia com a Guanina, e a Citosina com a Timina.
Determinados trechos da molécula de DNA correspondem aos genes.
A informação hereditária do DNA controla o desenvolvimento de nossas características bioquímicas, anatômicas, fisiológicas e, até certo ponto, comportamentais.