

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre a contribuição de Morgan, que iniciou seus trabalhos com Drosophila após a descoberta dos trabalhos de Mendel, analise as proposições abaixo e, em seguida. assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
1. Criou um método básico para estudos de hereditariedade.
li. Evidenciou a localização de um gene em um crnmossomo específico.
Ili. Induziu a m utação que deu origem aos olhos brancos em D. me/anogas1er.
IV. Associou a transmissão de uma característica à trausmissão dos cromossomos sexuais na mosq u inha das frutas.
Somente I e II estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.
Somente III e IV estão corretas.
Atualmente não se pode mais falar em diagnóstico rápido e preciso sem o uso de técnicas moleculares de diagnóstico. Considere, como exemplo, o diagnóstico do HPV (Papiloma Vírus Humano), que possui DNA circular, apresenta mais de 100 genótipos, dos quais grande parte está relacionada a processos malignos e lesões precursoras em cérvice uterinas. Dentre estas técnicas, a PCR detecta e identifica o material genômico dos HPVs, o que permite saber se o vírus é de alto ou baixo risco oncogênico. Sobre essa técnica é correto afirmar:
Dentre as etapas básicas da técnica estão a desnaturação com resfriamento da amostra, seguida do aquecimento para o anelamento e depois o resfriamento novamente para a síntese de novas fitas.
Atualmente existem várias modificações da técnica de PCR convencional, sendo as principais a PCR em Tempo Real ou Q-PCR (PCR quantitativa) e RT-PCR (PCR por Transcrição Reversa, para se amplificar amostras de DNA).
Os produtos amplificados por PCR podem ser clivados com enzimas de restrição e os fragmentos obtidos são comparados para identificação do subtipo viral, o que permite classificar seu grau de risco.
Para identificação dos subtipos de HPV é utilizada uma mesma sequência iniciadora (primer).
Uma reação de PCR convencional utiliza DNase, DNA molde, nucleotídeos e polimerase.
Atualização e constante reciclagem do professor para o desenvolvimento de um trabalho inovador considerando o cotidiano do aluno, que nasceu em uma era tecnológica, é importante para
atender seus alunos através de metodologias dinâmicas e apropriadas indiferente do nível e do interesse de cada um.
elevar o grau de motivação para os estudos, aumentar o rendimento escolar e refletir-se positivamente na permanência da aprendizagem.
atender às necessidades do professor, ajudando-o a padronizar suas aulas, além de buscar novas fontes de crescimento profissional.
levar o aluno a raciocinar, a compreender e a apreender melhor os conteúdos teóricos.
Uma importante técnica de biologia molecular, por meio de etapas de variação de temperatura, possibilita a duplicação de cadeias de DNA in vitro, através do emprego dos quatro nucleotídeos (dNTP’s) do DNA, sequências iniciadoras (primers) e uma DNA polimerase termoestável. Esta técnica é denominada
Western Blotting.
PCR.
ELISA.
Southern Blotting.
Imuno-histoquímica.
Considere a figura abaixo.

Legenda: Na eletroforese, 1 corresponde ao padrão de DNA de tamanho conhecido, 2, 3 e 4 são amostras de DNA a serem analisadas.
Macedo et al. Técnicas de Biologia Molecular e Clonagem. Ed. Educacional, 2012.
As etapas apresentadas na figura correspondem à técnica de
Southern blotting.
Western blotting.
PCR.
ELISA indireto.
Pareamento indireto de DNA.
A partir de uma abordagem do texto do ponto de vista da prática científica, analise as proposições colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F". quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apre enta a sequência correta.
( ) Repetir experimentos caracteriza uma ação de plágio e, consequentemente. não condizente com a ética na ciência. Condições experimentais bem sucedidas para o estudo de um determi n ado organismo devem ser mantidas na íntegra em investigações dirigidas a outras espécies.
( ) O aprofu ndamento do conhecimento cient[fico tem suporte na divulgação de trabalhos realizados em diversos laboratórios e pesquisadores distintos.
V - V - V.
V - F - V.
F V V
F- F - V.
F- F - V.
No homem, surgiu a necessidade de conhecer. O conhecimento é uma relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto. Existem diferentes tipos de conhecimento, por exemplo: o popular, o religioso, o filosófico e o científico. O conhecimento científico diferencia-se dos outros por ser:
lógico.
estético.
empírico.
explicativo.
Na Figura A temos uma micrografia eletrônica do pâncreas. Em destaque (no círculo indicado pelo número 4) vemos uma importante organela, a qual está ampliada na Figura B. Qual é essa organela e o que o desenvolvimento desta nos permite inferir quanto à atividade metabólica da célula?

Leia o excerto abaixo e preencha corretamente as lacunas.
A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho. Quando a luz passa através de uma amostra ou quando ela é refletida de uma amostra, a quantidade de luz absorvida é a diferença entre a radiação incidente e a radiação transmitida. A quantidade de luz absorvida é expressa tanto como transmitância ou absorbância. Se a luz passa em uma solução onde não há _______ nenhuma, a ________ será zero e a _______ será 100.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
transmitância / absorção / absorbância.
absorbância / absorção / transmitância
absorção / absorbância / transmitância. .
absorbância / transmissão / absorção
transmissão / transmitância / absorbância.
Relacione os defensores das principais hipóteses sobre a origem da vida com suas respectivas descrições, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:
1. Jan Baptiste Van Helmont
2. Francesco Redi
3. Louis Pasteur
4. Aleksandr Ivanovich Oparin
5. Stanley Miller
( ) Adepto da biogênese, fez um experimento onde colocou alimentos em vários vidros e deixou alguns fechados com gaze e outros abertos: nos fechados, as moscas não apareceram.
( ) Ferveu um caldo de carne e armazenou o líquido estéril por certo tempo em um recipiente que permitia apenas a entrada de ar, mas não a poeira, demonstrando, assim, que os microrganismos estavam no ar.
( ) Adepto da teoria da abiogênese, acreditava que quando se espreme uma roupa de baixo suja, um fermento drenado da roupa reveste o trigo e o transforma em camundongo.
( ) Recriou, em laboratório, as condições da atmosfera primitiva dentro de um balão de vidro, submetido a altas temperaturas e constante ação de descargas elétricas. Ao fim de certo tempo, ele observou o acúmulo de aminoácido no interior do balão.
( ) Lançou a hipótese de que a vida se originou a partir da combinação entre os gases existentes na atmosfera primitiva que, sob a ação das descargas elétricas e dos raios ultravioleta, formariam estruturas químicas complexas, conhecidas hoje como aminoácidos.
A sequência correta de cima pra baixo é:
5, 4, 3, 2, 1.
4, 5, 2, 1, 3.
2, 3, 1, 5, 4.
2, 1, 3, 4, 5.
A maioria das cabines de segurança biológica possui lâmpada ultravioleta, cuja luz irradiada é um agente germicida, pois promove a formação de dímeros de pirimidina no DNA dos microrganismos, levando-os à morte.
Certo
Errado
Leia as afirmativas a seguir:
I. O mal planejamento do tempo gera gastos desnecessários de tempo com atividades pouco importantes.
II. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Considerando os dois trabalhos e as características dos organismos, essenciais aos estudos pioneiros sobre a hereditariedade, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. I. Presença de variações bem identificáveis que pudessem ser acompanhadas através de gerações. II. Facilidade de cultivo no laboratório e ciclo de vida rápido, como verificado em D. melanogaster. III. Produção de proles pequenas, favorecendo o tratamento estatístico dos dados. IV. Número relativamente grande de cromossomos de modo a permitir a correlação um caráter - um cromossomo.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas
Somente I e II estão corretas
Somente II e IV estão corretas.
Somente III e IV estão corretas
Considerando as funções das aulas práticas, analise os seguintes itens:
I. envolver os estudantes em investigações científicas;
II. desenvolver a capacidade de resolver problemas;
III. despertar e manter o interesse dos estudantes.
É exemplo de função das aulas práticas o que consta em
I e II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.