Questões de Concurso sobre Práticas Laboratoriais

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.095 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O sucesso de grande parte dos diagnósticos de infecções bacterianas depende do preparo adequado e da escolha correta do meio de cultura para a ser utilizado. Qual meio de cultura é mais adequado para o isolamento de Neisseria gonorrhoeae?


A

Sabouraud.


B

Thayer Martin.


C

Loeffler.


D

EMB (Eosin Methylene Blue).


E

Hektoen.

Um pesquisador irá a campo para realizar a coleta de amostras de água, sedimento, solo e ar. Desta forma, ele precisará de alguns equipamentos e materiais de consumo. Com base nisso, avalie as afirmativas abaixo:


I. Para realizar a amostragem de solo, o pesquisador deverá levar os seguintes equipamentos: pá, balde, sacos plásticos e etiquetas de identificação, apenas;

II. Para realizar a amostragem de solo, o pesquisador deverá levar os seguintes equipamentos: pá, trado, balde, sacos plásticos e etiquetas de identificação;

III. Antes da coleta de solo é necessário manter intactos a vegetação, a serapilheira, os galhos e as pedras, se houver;

IV. Para realizar a amostragem de água, o pesquisador deverá levar os seguintes equipamentos: haste de coleta, coletor de profundidade, frascos de coleta e etiquetas de identificação;

V. As amostras de água podem ser mantidas congeladas, refrigeradas ou mesmo expostas à luz solar, a depender das análises pretendidas;

VI. Por se tratar de amostras não-vivas, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são desnecessários.


Assinale a opção CORRETA


A

Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.


B

Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.


C

Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.


D

Apenas as afirmativas II, IV e VI são verdadeiras.


E

Apenas as afirmativas I, III, IV, V e VI são verdadeiras.

Acidentes em laboratórios ocorrem frequentemente em virtude da pressa excessiva na obtenção de resultados. Todo aquele que trabalha em laboratório deve ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes ou procedimentos apressados que possam acarretar acidentes e possíveis danos para si e para os demais. O Técnico do laboratório deve, portanto, adotar sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no que faz. Sobre os acidentes mais comuns em laboratório, analise os itens abaixo e em seguida escolha a opção INCORRETA.


A

Ácidos nos olhos – nos laboratórios, existem lavadores de olhos acoplados aos chuveiros de emergência. A lavagem deve ser feita por quinze minutos e logo após deve ser aplicada uma solução de bicarbonato de sódio a 1%.


B

Queimaduras por ácidos – secar o local e lavar em seguida com água em abundância por cerca de cinco minutos. Em seguida, lavar com uma solução saturada de bicarbonato de sódio. Secar, aplicando, posteriormente, mertiolate.


C

Queimaduras causadas por calor seco (chama e objetos aquecidos) – no caso de queimaduras leves, aplicar pomada de picrato de butesina. No caso de queimaduras graves, elas devem ser cobertas com gaze esterilizada umedecida e o acidentado deve ser encaminhado ao hospital mais próximo.


D

Álcalis nos olhos – nos laboratórios, existem lavadores de olhos acoplados aos chuveiros de emergência. A lavagem deve ser feita por quinze minutos e logo após deve ser aplicado a solução de ácido aético a 1%.


E

Queimaduras por álcalis – lavar a região atingida imediatamente com bastante água, durante cinco minutos. Tratar com solução de ácido acético 1% e novamente lavar com água. Secar, aplicando, posteriormente, mertiolate.

Em um teste para ingresso como estagiário em um laboratório de patologia humana, um estudante de biologia recebeu três amostras de tecidos não identificadas e a incumbência de descobrir os órgãos de origem de cada uma delas. A análise das peças revelou o seguinte:


Peça 1- epitélio simples ciliado e pseudoestratificado;

Peça 2- epitélio estratificado transicional;

Peça 3- tecido notavelmente muscular, porém com núcleos centrais distribuídos em fibras bifurcadas.


Sabendo-se que o estudante respondeu CORRETAMENTE sobre a origem de cada tecido, a opção abaixo que traz a resposta do aluno para as peças 1, 2 e 3, respectivamente é:


A

Fígado, baço e olho.


B

Coração, pulmão e traqueia.


C

Coração, traqueia e bexiga.


D

Pulmão, rins e fígado.


E

Traqueia, bexiga e coração.

A ilustração representa um microscópio óptico. As partes indicadas pelos números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 correspondem respectivamente:


Imagem associada para resolução da questão


A

lentes oculares, revólver, lentes objetivas, platina, charriot, condensador, diafragma do condensador, botão para regular a altura do condensador, botão macrométrico, botão micrométrico.


B

lentes objetivas, revólver, lentes oculares, base, charriot, diafragma, condensador, botão para regular a altura do condensador, botão micrométrico e botão macrométrico.


C

lentes oculares, revólver, lentes objetivas, base, charriot, diafragma, condensador, botão para regular a base, botão macrométrico e botão micrométrico.


D

lentes oculares, revólver, lentes objetivas, base, charriot, diafragma, condensador, botão para regular a altura do condensador, botão micrométrico e botão macrométrico.


E

lentes objetivas, revólver, lentes oculares, mesa, charriot, diafragma, condensador, botão para regular a altura da mesa, botão macrométrico e botão micrométrico.

Em relação ao uso do balão de fundo chato, assinale a alternativa incorreta.


A

Para conter líquidos ou soluções


B

Fazer reações com desprendimento de gases


C

Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto


D

Mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo, pois pode ser apoiados sobre superfícies planas


E

Não pode ser utilizado para destilações

A limpeza num laboratório deve ser rigorosa, uma vez que qualquer matéria estranha pode ser uma fonte de contaminação. É de fundamental importância manter uma atenção diária em relação à desinfecção do laboratório de Microbiologia. Esta visa eliminar qualquer interferência externa que possa influir na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, assim como proteger o pessoal envolvido de qualquer contaminação ambiental. No início e término de cada trabalho prático, a superfície da bancada deve ser desinfetada. Podem ser usadas soluções de:


A

Álcool 30% ou álcool 30% + Iodo 0,25%, solução de hipoclorito de sódio, etc


B

Desinfetante 70% ou álcool 70% + Iodo 0,25%, solução de hipoclorito de sódio, etc


C

Álcool 70% ou álcool 70% + Iodo 0,25%, solução de hipoclorito de sódio, etc


D

Água sanitária ou Creolina + Iodo 0,25%, solução de hipoclorito de sódio, etc


E

Álcool gel 70% ou álcool 70% + Iodo 0,25%, Listerine, etc

Método pelo qual se transfere inóculos microbiológicos de um meio de cultura ou material a ser analisado para outro meio de cultura. Assinale a alternativa correta sobre esta técnica.


A

Semeadura


B

Transporte e armazenamento


C

Imunofluorescência


D

Sorológica


E

Coleta imunológica

Na análise qualitativa das hemácias, através da microscopia, é possível visualizar a forma das células e as deformidades morfológicas. Assinale a alternativa que indica o nome da deformidade encontrada ao visualizar hemácias em forma de foice no esfregaço sanguíneo


A

Drepanócitos.


B

Acantócitos.


C

Equinócitos.


D

Dacriócitos.

Na microscopia ótica a parte do equipamento em que se coloca a lâmina para ser analisada e a outra que possibilita o deslocamento anteroposterior e lateral para movimentar o preparado são, respectivamente,


A

a platina e o revólver.


B

o micrométrico e o charriot.


C

a platina e o charriot.


D

o revólver e o micrométrico.

Uma das soluções mais utilizadas nas práticas laboratoriais é a solução salina isotônica. Nesse contexto, para a preparação de 360 mL de solução salina a 0,85%, deve-se pesar


A

3,06 gramas de NaCl e acrescentar água reagente q.s.p 360 mL.


B

2,55 gramas de NaCl e acrescentar água reagente q.s.p 360 mL.


C

3,06 gramas de NaCl e acrescentar água reagente q.s.p 350 mL.


D

2,55 gramas de NaCl e acrescentar água reagente q.s.p 350 mL.

As enzimas são proteínas globulares que atuam como catalisadores nas diferentes reações do organismo. No mecanismo de ação, após ser ativada por um cofator, a enzima se liga ao substrato, reage e gera um produto final que se desliga da enzima. Acerca da função enzimática, é correto afirmar que as enzimas


A

inativam o sítio de ligação do substrato em pH 7.


B

aceleram a formação do substrato em temperaturas acima de 40 ºC.


C

ativam os sítios de ligação apenas com cofatores de mesma função biológica.


D

reduzem a energia de ativação reacional.


E

reconhecem nucleotídeos do substrato a partir da interação com cofatores proteicos.

Os anticorpos são compostos por uma cadeia pesada (cadeia H) e uma cadeia leve (cadeia L); as Lambda e Kappa do tipo leve são encontradas nos anticorpos. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.


A

Uma imunoglobulina pode possuir cadeia Kappa e cadeia Lambda.


B

A relação entre os dois tipos de cadeias leves não varia de espécie para espécie.


C

Qualquer um dos tipos de cadeia leve poderá ser encontrado somente em IGG.


D

Diferenças funcionais são encontradas entres anticorpos com cadeias leves Lambda ou Kappa.


E

Distorções encontradas na relação entre as cadeias leves Kappa e Lambda podem ser usadas para detectar a proliferação anormal de um clone de células B.

A eletroforese é uma técnica analítica de separação de misturas de substâncias carregadas eletricamente, utilizando, para isso, um campo elétrico. Considerando a figura abaixo, que representa duas possíveis aplicações da Eletroforese (A e B), e suas respectivas etapas de execução (1, 2 e 3), analise as sentenças abaixo e marque a correta:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: autoria própria


A

A eletroforese em gel de poliacrilamida (PAGE) (B) pode ser utilizada para separar proteínas em sua conformação nativa sem usar um campo elétrico.


B

Na Eletroforese (A): Moléculas de DNA e RNA podem ser separadas com a aplicação de um campo elétrico para mover os ácidos nucleicos com carga positiva através de uma matriz de gel de agarose.


C

Para aplicar o campo elétrico (2), usamos uma fonte de alimentação, chamada fonte de eletroforese, que pode ser configurada para fornecer corrente e voltagem constantes sendo assim dispensado o uso de soluções tampão.


D

Géis de agarose (A) são capazes de separar fragmentos de DNA com base no tamanho com melhor resolução que géis de poliacrilamida (B)


E

Após a eletroforese (A-3), as moléculas de DNA e RNA podem ser visualizadas por meio do uso de corantes e luz UV, extraídas e purificadas do gel ou transferidas para blotting.

Nos laboratórios, tanto didáticos quanto de pesquisa, o correto armazenamento de produtos químicos, bem como seu descarte são essenciais para seu seguro funcionamento, e é um trabalho atribuído ao profissional técnico responsável. Sobre tal temática, analise as sentenças abaixo e, em seguida, escolha a opção correta:


I - Na dúvida sobre o uso, armazenamento ou a manipulação de determinado produto químico, deve-se consultar a Ficha de Informação sobre Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), que precisa sempre estar disponível no laboratório.

II - Produtos químicos controlados, como clorofórmio, necessitam de autorização de órgãos competentes para sua aquisição pelo Laboratório, e o técnico que os manipula deverá enviar anualmente mapas de controle do seu uso para esses órgãos.

III - Os resíduos que são passíveis de destruição/neutralização no próprio laboratório, para posterior descarte na pia, não deverão ser acumulados.

IV - Na simbologia de riscos dos produtos químicos, o Diamante Hommel não indica qual é a substância química em questão, mas apenas os riscos envolvidos: vermelho = inflamável, branco = perigo para saúde, azul = reatividade, amarelo = riscos especiais.

V - Áreas separadas de estocagem devem ser providenciadas para produtos químicos incompatíveis (produtos que podem reagir e criar uma condição de perigo devido a essa reação).


A

Somente I, III e V estão corretas.


B

Todas as sentenças estão corretas.


C

Somente II, III e IV estão corretas.


D

Somente I, II, III e V estão corretas.


E

Somente II, IV e V estão corretas.

Para a realização de um teste laboratorial, o pesquisador utilizará no protocolo uma solução de ácido sulfúrico 0,1 N, entretanto a solução estoque preparada previamente contém o referido ácido em uma concentração de 2 N. Assim, qual volume da solução estoque será necessário para a preparação de 10 mL da solução requerida no protocolo experimental?


A

5 uL


B

500 uL


C

5 mL


D

50 uL


E

0,05 mL

As imagens a seguir, enumeradas de I a V, representam diferentes morfologias das bactérias.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que relaciona corretamente o algarismo com o tipo morfológico.


A

I é um espirilo.


B

II é um bacilo.


C

III é um estafilococo.


D

IV é um estreptococo.


E

V é um vibrião.

Qual das informações abaixo NÃO é considerada imprescindível para que o técnico da coleção possa catalogar o material proveniente de uma expedição de coleta, ao recebê-lo?


A

A identificação do material no menor nível taxonômico possível.


B

Os dados de procedência.


C

O nome dos coletores.


D

A data de coleta.


E

A descrição do habitat.

O Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) é um sistema eletrônico criado pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016, que regulamenta a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, como um instrumento para auxiliar o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) na gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado. Considere as ações a seguir.


I - Cadastrar acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado.

II - Cadastrar envio de amostra que contenha patrimônio genético para prestação de serviços no exterior.

III - Solicitar autorização de acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado e de remessa ao exterior.

IV - Solicitar credenciamento de instituições mantenedoras das coleções ex situ que contenham amostras de patrimônio genético.

V - Solicitar licença de coleta de material biológico para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas.


Quais são possibilitadas pelo SisGen?


A

Apenas IV e V.


B

Apenas I, II e III.


C

Apenas I, II, III e IV.


D

Apenas I, II, III e V.


E

Apenas II, III, IV e V.

Segundo as anotações do caderno de laboratório de um técnico, para preparar um litro de uma solução de cloreto de magnésio (MgCℓ2) na concentração de 1 M, ele precisa dissolver 95,22 g do reagente MgCℓ2 em H2O e ajustar o volume final para 1 L. Entretanto, ao verificar os reagentes disponíveis no laboratório, o técnico percebe que o único cloreto de magnésio disponível tem a seguinte fórmula química: MgCℓ2.6H2O. Sobre esse caso, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. O reagente descrito nas anotações do técnico (MgCℓ2) tem peso molecular diferente do reagente disponível no laboratório (MgCℓ2.6H2O).

II. O reagente descrito nas anotações do técnico (MgCℓ2) é chamado de “cloreto de magnésio anidro”, pois não possui água em sua fórmula química. O reagente disponível no laboratório (MgCℓ2.6H2O) é chamado de “cloreto de magnésio hexahidratado”, pois possui seis moléculas de água em sua composição química.

III. O técnico pode utilizar o reagente disponível no laboratório (MgCℓ2.6H2O) para preparar a solução, sem a necessidade de correções do cálculo anotado no seu caderno de laboratório, uma vez que o reagente será dissolvido em água. Sendo assim, para preparar a solução na concentração de 1 M, a mesma quantidade de MgCℓ2.6H2O (95,22 g) deve ser pesada e dissolvida em H2O.


A

Somente a afirmativa I está correta.


B

Somente a afirmativa II está correta.


C

Somente as afirmativas II e III estão corretas.


D

Somente as afirmativas I e II estão corretas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado