Questões de Concurso de Garantia de Qualidade em Software - Tecnologia da Informação

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1109707

Concurso IFPR Professor - Área Engenharia de Software 2019

Questão 29

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro (FAU UNICENTRO)

Nível Superior

Analise a veracidade das afirmações (S, T e U) sobre Qualidade de software e escolha a alternativa correta:


S - Os termos ‘garantia de qualidade’ e ‘controle de qualidade’ são amplamente usados na indústria manufatureira. A garantia de qualidade (QA, do inglês quality assurance) é a definição de processos e padrões que devem conduzir a produtos de alta qualidade e a introdução de processos de qualidade na fabricação. O controle de qualidade é a aplicação desses processos de qualidade visando eliminar os produtos que não atingiram o nível de qualidade exigido. Na indústria de software, diferentes empresas e setores industriais interpretam a garantia de qualidade e controle de qualidade de maneiras diferentes. Às vezes, garantia de qualidade significa simplesmente a definição de procedimentos, processos e padrões que visam reforçar que a qualidade de software seja atingida. Em outros casos, a garantia de qualidade também inclui todo o gerenciamento de configuração, atividades de verificação e validação aplicadas após o produto ter sido entregue por uma equipe de desenvolvimento.

T - O gerenciamento de qualidade fornece uma verificação dependente do processo de desenvolvimento de software. O processo de gerenciamento de qualidade verifica os entregáveis de projeto para garantir que eles sejam consistentes com os padrões e objetivos organizacionais. A equipe de QA deve ser dependente da equipe de desenvolvimento para que eles tenham uma visão objetiva do software.

U - Algumas pessoas pensam que a qualidade de software pode ser alcançada por meio de processos prescritivos, baseados em padrões organizacionais e procedimentos de qualidade associados que verificam que esses padrões serão seguidos pela equipe de desenvolvimento de software. Seu argumento é que os padrões incorporam as boas práticas de engenharia de software e que segui-las levará a produtos de alta qualidade. Na prática, contudo, existe muito mais no gerenciamento de qualidade do que apenas padrões e a burocracia associada para garantir que sejam seguidos.

  • A. S e T são verdadeiras; U é falsa.
  • B. T e U são verdadeiras; S é falsa.
  • C. U e S são verdadeiras; T é falsa.
  • D. S, T e U são verdadeiras.
  • E. S, T e U são falsas.

Questão de Concurso - 1077786

Concurso UFG Analista de Tecnologia da Informação - Área Desenvolvimento de Sistemas 2016

Questão 51

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

Considere as seguintes subcaracterísticas de qualidade de produto de software:

I. se o software efetivamente possibilita executar as funções que lhe são apropriadas;

II. o quanto o software produz dados e consultas corretos e precisos de acordo com a sua definição;

III. o grau em que as funções do sistema facilitam a realização de tarefas e objetivos especificados.

No modelo de qualidade da norma ISO/IEC 25010:2011, essas subcaracterísticas estão vinculadas à característica de qualidade denominada

  • A. confiabilidade.
  • B. usabilidade.
  • C. adequação funcional.
  • D. eficiência de desempenho.

Questão de Concurso - 1077788

Concurso UFG Analista de Tecnologia da Informação - Área Desenvolvimento de Sistemas 2016

Questão 53

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

A norma ISO/IEC 14764:2006 determina que a manutenção de software deve ser classificada em quatro tipos. Um desses tipos é a manutenção perfectiva, que tem como objetivo:
  • A. adaptar as características do software a requisitos que sofreram mudanças, sejam novas funções, sejam questões tecnológicas.
  • B. corrigir erros ou defeitos do software.
  • C. descobrir potenciais erros do software e resolvê-los mais facilmente.
  • D. melhorar o desempenho do software, sem necessariamente alterar sua funcionalidade.

Questão de Concurso - 1081382

Concurso MPE PA Técnico - Analista de Sistema 2012

Questão 45

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

O processo de suporte do ciclo de vida, conforme o modelo ISO 12207, que define as atividades para assegurar objetivamente que o produto de software e os processos estejam em conformidade com os requisitos especificados e aderentes aos planos estabelecidos é o processo de

  • A.

    Documentação

  • B.

    Gestão de configuração.

  • C.

    Garantia de qualidade.

  • D.

    Verificação

Questão de Concurso - 183236

Concurso CBM DF Bombeiro Militar / Oficial - Área Engenharia de Redes de Comunicação 2006

Questão 66

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação a protocolos, técnicas, conceitos e demais recursos utilizados na Internet, julgue os itens a seguir.

Atualmente, boa parte das implementações de redes IP provê um serviço do tipo melhor esforço para os datagramas nelas transportados, o que se mostra ineficiente para boa parte das aplicações multimídia. Entre as alternativas para melhoria da QoS (quality of service) nessas redes IP, incluem-se DiffServ e IntServ/RSVP.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1081432

Concurso MPE PA Técnico - Analista de Sistema 2012

Questão 70

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

O custo da qualidade de um software inclui todos os custos decorrentes da busca da qualidade ou da execução das atividades relacionadas à qualidade. Esses custos da qualidade podem ser divididos em custos associados à prevenção, à avaliação e às falhas. Um item de custo de prevenção é a realização de

  • A.

    tarefas de solução de queixas de clientes.

  • B.

    manutenção de linha de suporte.

  • C.

    revisões técnicas formais.

  • D.

    providências de devolução e substituição do produto.

Questão de Concurso - 1074999

Concurso PPGG SEPLAG DF Analista de Gestão Educacional - Área Análise de Sistemas 2010

Questão 45

Fundação Universa (FUNIVERSA)

Nível Superior

Com relação ao processo, aos modelos e à medição da qualidade de software, bem como aos testes de software, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os testes sempre revelam erros conhecidos, já que utilizam modelos determinados para sua execução, como casos e roteiros de testes.

  • B.

    Os recursos compatíveis com o nível de desempenho do software são uma parte do atributo de usabilidade para medir a qualidade desse software.

  • C.

    Os testes de software garantem que o sistema não irá apresentar erros durante a execução.

  • D.

    A medida da frequência em que um software apresenta falhas está diretamente ligada à característica de acurácia para avaliação da qualidade do software.

  • E.

    O atributo de qualidade recuperabilidade toma por foco a capacidade de um software recuperar-se após uma falha.

Questão de Concurso - 1072370

Concurso EsFCEx Oficial - Área Informática 2009

Questão 76

Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

Nível Superior

Em relação ao modelo CMMI de Qualidade de Software, qual das opções abaixo representa o significado e nível de maturidade da área de processo cuja abreviação é DAR?

  • A.

    Decision Analysis and Resolution e nível de maturidade 3 (Defined)

  • B.

    Data Analysis and Results e nível de maturidade 2 (Managed)

  • C.

    Diary Analysis and Resolution e nível de maturidade 2 (Managed)

  • D.

    Data Analysis and Results e nível de maturidade 3 (Defined)

  • E.

    Decision Analysis and Resolution e nível de maturidade 1 (Initial)