Questões de Concurso sobre Ciência Política

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
255 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A judicialização da política é um fenômeno recorrente, especialmente a partir da segunda metade do século XX. Ele está muito ligado à edição de constituições com pautas extensas.


Com base nisso, é correto definir tal fenômeno como:


A

o processo de ingresso de processos judiciais no Poder Judiciário, seja pela advocacia pública ou privada;


B

o procedimento de unificação da jurisprudência nos casos de grande relevância social e política;


C

a atuação das cortes constitucionais no processo de controle de constitucionalidade das leis;


D

o modo de proceder de partidos políticos que ingressam com ações judiciais quando perdem uma votação no parlamento;


E

a expansão do protagonismo institucional e político dos tribunais em processos decisórios.

O processo de formulação de políticas públicas no Brasil passa por várias fases sequenciais e interdependentes. A fase que representa o momento em que os interesses dos atores são equacionados e os objetivos e métodos de um determinado problema público são expostos denomina-se:


A

implementação.


B

tomada de decisão.


C

formação da agenda.


D

identificação do problema.


E

formulação de alternativas.

A participação social nas políticas públicas do Brasil permite maior visibilidade das demandas sociais, promove avanços quanto à igualdade e equidade nas políticas implementadas e amplia a defesa pelos direitos sociais.


C

Certo


E

Errado

Um programa para atendimento de uma política pública deve ter um objetivo compreensível, conciso e essencial, e o conjunto de objetivos das ações que compõem o programa deve ser tratado de maneira hierarquizada, em função da essencialidade.


C

Certo


E

Errado

A avaliação executiva de uma política pública fornece subsídios aos gestores para que possam promover o aprimoramento e redirecionamento de ações, caso necessário.


C

Certo


E

Errado

Os objetivos e a decisão quanto aos modelos a serem adotados em uma política pública são definidos na fase de implementação.


C

Certo


E

Errado

“É verdade que falar em juventude na literatura e na história é sempre falar de riscos, transgressões, aventuras, necessidade de adrenalina, violência e etc.” (NOVAES, 2003).


Tendo como parâmetro o trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir:


I- As políticas públicas para juventude devem ter como orientador que a segurança pública é requisito essencial para a inclusão social.

II- O desenho de políticas públicas dirigidas para a juventude brasileira deve acontecer de forma focalizada, oferecendo trabalho para aqueles jovens que estão na linha de pobreza.

III- As parcerias entre Estado e Sociedade Civil devem ser repensadas no que diz respeito aos mecanismos de avaliação e controle social.


Estão CORRETAS as afirmativas:


A

I, II e III.


B

I e II apenas.


C

I e III apenas.


D

II e III apenas.

Acerca do conceito e análise da democracia, julgue as frases abaixo:


I.O termo democracia surgiu na Grécia Antiga.


II.No mundo contemporâneo, há diversas variações de sistemas democráticos.


III.O Brasil adota a democracia representativa, ou seja, a democracia direta.


Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões):


A

Apenas, I e II.


B

Apenas, I e III.


C

I, II e III.


D

Apenas, II e III.

Podemos classificar, de uma forma mais genérica, os direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência como difusos, ou seja, os interessados são indeterminados e ligados por uma situação de fato (a deficiência ou a idade acima de 60 anos). Ambas, pessoas com deficiência e idosos possuem legislação própria em formato de estatuto como demonstrado a seguir.

I. O Estatuto do Idoso, promulgado em 2003 (Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003), definiu a pessoa idosa como aquela com idade igual ou superior a sessenta anos, garantindo os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, “assegurando todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”. (Artigo 2º da Lei 10.741/2003);

II. A Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), promulgada em 2015 (Lei 13.146, de 06 de julho de 2015), definiu a pessoa com deficiência como “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas’’, assegurando e promovendo, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, visando à sua inclusão social e cidadania. (Artigos 1º e 2º da Lei 13.146/2015).

Nota-se que, em ambos os casos, os direitos fundamentais devem estar garantidos, a fim de que tenham uma vida digna, exercendo a cidadania de forma plena. Diante dessa obrigação, o Estado terá que produzir políticas públicas que protejam estes dois segmentos, que em algum momento da vida podem estar presentes na mesma pessoa.

Nesses casos, o Estado deverá ser responsável pela construção de:


A

Abolir uma sociedade mais justa e inclusiva;


B

Entreter as pessoas com ações afirmativas;


C

Desprover pessoas em situação de vulnerabilidade física ou social;


D

Produzir políticas públicas de garantia de mais respeito e dignidade.

Imagem associada para resolução da questão

Dentre os benefícios que devem estar assegurados aos cidadãos num Estado Social, destaca-se:


A
o crédito subsidiado.

B
a estabilidade econômica.

C
a proteção das liberdades individuais.

D
o princípio da isonomia.

E
a proteção contra o desemprego.
Os estudiosos do tema concordam que o conceito de totalitarismo seja aplicável apenas ao nazismo alemão, ao fascismo italiano e aos regimes comunistas implantados no século XX.

C
Certo

E
Errado
São elementos constitutivos do totalitarismo a ideologia totalitária, o partido único, o ditador pessoal e o uso massivo do terror.

C
Certo

E
Errado

A continuidade ou intermitência das atividades e a dimensão da organização são critérios suficientes para se estabelecer a distinção entre grupos de pressão e partidos políticos.


C

Certo


E

Errado

Assimetria e trocas políticas locais: apontamentos preliminares de uma pesquisa sobre produção legislativa e dinâmica política municipal. O texto apresenta os resultados parciais de um dos aspectos que estão sendo estudados em um trabalho de pesquisa em equipe ainda em andamento. Munidos da sistematização das informações contidas nas fichas de cadastro da produção legislativa nos Municípios pesquisados e das Atas da Câmara Municipal, identificamos aspectos que sugerem a importância deste instrumento parlamentar chamado: Indicações. Ao mesmo tempo, cotejamos a análise empírica do estudo de caso, com alguns modelos explicativos das trocas políticas entre Executivo e Legislativo e deste com o eleitorado. Nosso objetivo aqui foi considerar algumas hipóteses de interpretação deste dispositivo Legislativo, as Indicações, que possam contribuir para o desenvolvimento de uma nova perspectiva no interior de uma pesquisa em andamento.

Disponível em: http://desigualdadediversidade.soc.pucrio. br/media/Filho_desdiv_n2.pdf.

O artigo supracitado fala sobre o atendimento das indicações ou a inclusão delas no projeto de governo do prefeito. Para o autor, atitudes como essas podem sugerir duas situações: um sinal de prestígio do vereador junto ao prefeito ou pode denotar uma atuação parlamentar eficiente. Isto não significa apenas um ganho simbólico, mas também um trunfo eleitoral para o vereador que quer se reeleger, já que poderá usá-lo para atingir três objetivos perseguidos por todo candidato que já detém um mandato parlamentar.

Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA que contempla os três objetivos perseguidos pelos candidatos que já detém um mandato parlamentar de acordo com o texto de D’AVILA FILHO:


A
Preservar seus eleitores, conquistar novos eleitores e tirar votos do concorrente.

B
Preservar seus eleitores, indicar eleitores em potencial e conquistar novos eleitores.

C
Perpetuação no poder, conquistar novos eleitores e Desempenho eleitoral produtivo.

D
Tirar votos do concorrente, Desempenho eleitoral produtivo e acenar para o eleitor em potencial que pode confiar nele.
A criação de estruturas burocráticas fortes e complexas consiste em uma das marcas caracterizadoras dos Estados modernos, tanto nos antigos regimes como nas sociedades constitucionais.

C
Certo

E
Errado
Enquanto conceito histórico, o nacionalismo se refere à continuidade de valores imutáveis que caracterizam um sentimento de amor à pátria e de pertencimento a uma nação.

C
Certo

E
Errado
Todos os elementos constitutivos do totalitarismo que se manifestou no século XX podem ser encontrados em experiências históricas pré-modernas, como em determinados períodos do Império Romano, em alguns casos classificados como despotismo oriental e na ditadura religiosa de Calvino em Genebra.

C
Certo

E
Errado
Lobbying é um instrumento utilizado pelos grupos de pressão e executado por representantes especializados para transmitir informações aos responsáveis pela tomada de decisões por meio, inclusive, de eventuais ameaças de sanções.

C
Certo

E
Errado
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado