Questões de Concurso sobre Cerimonial, Protocolo e Etiqueta

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
308 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No evento de inauguração do novo prédio do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, a secretária executiva ficou responsável pela disposição das bandeiras no dia do evento. Considerando que estavam presentes as seguintes autoridades: o governador do estado do Rio Grande do Sul (RS), o governador do estado de Santa Catarina (SC), o governador do estado do Paraná (PR), o prefeito da cidade de Porto Alegre e o secretário de finanças do município de Porto Alegre (ordem de criação dos Estados: PR = 20º / RS = 10º / SC = 16º). Esquematize a posição das bandeiras utilizando o modelo abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que contém a correta disposição, conforme regras de precedência.


A

Bandeira de Porto Alegre – Bandeira do SC – Bandeira do Brasil – Bandeira do RS – Bandeira do PR.


B

Bandeira do PR – Bandeira do RS – Bandeira do Brasil – Bandeira do SC – Bandeira de Porto Alegre.


C

Bandeira do Brasil – Bandeira do RS – Bandeira de SC – Bandeira do PR – Bandeira de Porto Alegre.


D

Bandeira do PR – Bandeira do Brasil – Bandeira do RS – Bandeira de SC – Bandeira de Porto Alegre.


E

Bandeira do Brasil – Bandeira do PR – Bandeira de Porto Alegre – Bandeira do RS – Bandeira de SC.

Com relação ao Mestre de Cerimônias, sabemos que há uma diferença entre este profissional e outros tipos de oradores. Sobre suas características, analise os itens:


I - O mestre de cerimônias é o elaborador do script e ele faz, junto como chefe do cerimonial do órgão ou da empresa, o que a empresa estabelece.

II - Deve ter postura, equilíbrio, boa dicção e ótima apresentação. Deve saber improvisar, quando necessário.

III - Seu papel é importantíssimo, pois toda a cerimônia, do começo ao fim, está em suas mãos.


Está correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

As regras de protocolo estabelecem não só como as pessoas devem agir e se comportar em determinadas cerimônias, como também as regras de precedência que devem ser adotadas por quem recebe e por quem é convidado, devendo ser obedecidas tanto num evento de caráter público quanto privado. Sobre cerimonial, protocolo e etiqueta, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Há cerimônias de cunho social, profissional, governamental, universitário, esportivo, religioso, dentre outros. No entanto, o cerimonial ou as regras de protocolos são iguais para todos.

( ) Com as regras de cerimonial, protocolo e etiqueta, é possível saber com antecedência o que deve ser feito, quando fazer e qual o comportamento adequado nas diversas situações da vida em sociedade.

( ) Os relacionamentos interpessoais e os eventos de cunho oficial, social formal, profissional e socioprofissional, em sua maioria, são marcados pelas regras de protocolo e etiqueta, normalmente seguidas por todos nós, muitas vezes, sem que se perceba o fato.


A sequência está correta em


A

F, V, V.


B

V, V, V.


C

F, F, F.


D

V, F, F.

Em relação ao plano da Mesa de Honra, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.


A

Os palestrantes/conferencistas não precisam compor a mesa de honra, uma vez que serão convidados para o palco em momento oportuno.


B

Quando o evento receber várias autoridades e estas forem em maior número que o planejado para a mesa diretiva, sugere-se colocá-las na Tribuna de Honra, localizada na primeira fileira do auditório em poltronas indicadas previamente como “RESERVADO”.


C

As autoridades que compõem a Tribuna de Honra deverão ter seus nomes citados no registro de autoridades presentes.


D

No caso de a mesa ter um número ímpar de pessoas, a pessoa mais importante fica no centro, a segunda pessoa mais importante fica à esquerda da mais importante, a terceira mais importante fica à direita da mais importante e assim sucessivamente.


E

No momento da distribuição dos lugares (direita e esquerda) à mesa, o cerimonialista deve estar posicionado no palco, de frente para a plateia

A respeito da atuação do cerimonialista, avalie se as afirmações a seguir:


I. Deve ter pleno conhecimento das normas e regras que regem as solenidades.

II. Deve agir com discrição, tranquilidade e firmeza.

III. Deve vestir-se e comportar-se de forma adequada e compatível com o trabalho que realiza.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Um aspecto importante da logística de um evento trata de hospedagem e transporte de convidados palestrantes que residem em cidades afastadas do local do evento.


Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir:


I. É recomendável relacionar antecipadamente todos os transportes/transfers que serão necessários, prever quantidade e forma de ocupação dos quartos em cada meio de hospedagem e relacionar os participantes que terão direito a refeições.

II. A passagem aérea, se for o caso, para o convidado/palestrante deve ser emitida tão logo haja confirmação de sua participação; tal cuidado tende a garantir a disponibilidade e reduzir custos.

III. Deve-se avaliar cuidadosamente se o uso de veículo da própria instituição é mais vantajosa, tanto em termos de custo quanto logísticos, que a locação de transporte de terceiros.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Segundo Sara Gomes (1997), nas ocasiões em que mais de uma pessoa é homenageada, os certificados (não sendo mais de dez) devem ser transportados por recepcionistas ou bandejeiros, que os conduzem dentro de bandejas de prata. Já as placas devem vir:


A

dentro de caixas de vidros.


B

em pêndulos, sem tocá-las com a mão.


C

sobre almofadas aveludadas.


D

em caixas fechadas e vedadas, tipo expositor.


E

trazidos por recepcionistas, expondo seu conteúdo com as mãos.

Sobre a sequência normal de abertura e condução de cerimônia, responda verdadeiro (V) ou falso (F), sobre os procedimentos descritos, abaixo, e assinale a alternativa que aponte a sequência correta:


( ) As duas primeiras fileiras do recinto são reservadas para autoridades e convidados que são encaminhados pelo anfitrião. Deve-se isolar o espaço com fita ou corda de seda, podendo ser utilizados cartões com a designação “Reservado”.

( ) Os recepcionistas recebem os convidados, coordenam o livro de presença, entregam material de apoio e registram ou recolhem o Cartão de Registro de Autoridades, que será entregue, posteriormente, ao mestre de cerimônias.

( ) O presidente do evento (a maior autoridade) senta-se sempre ao centro da mesa diretora, com seu convidado especial à esquerda.

( ) Iniciando os pronunciamentos, os de menor hierarquia falam ao final. A pessoa que preside o evento fala primeiro.


A

V – V – F – F.


B

V – F – V – F.


C

V – F – F – V.


D

F – F – V – V.


E

F – V – F – V.

Sobre os scripts cerimoniais, considere a alternativa incorreta:


A

São também denominados de Roteiros de cerimônia ou scripts.


B

São as fases que são anunciadas pelo mestre de cerimônias.


C

A fala do mestre de cerimônias deve ser sempre impessoal.


D

É falta de etiqueta avisar, discretamente, ao orador que o tempo dele expirou.


E

Os roteiros de cerimoniais devem ser objetivos. Muitas vezes, a cerimônia, quando muito extensa, torna-se desagradável aos espectadores, principalmente, para os visitantes.

De acordo com SOCIETY (2001), temos algumas técnicas de oratória, essenciais ao mestre de cerimônia. Dessas técnicas, considere a alternativa que discorre sobre a Articulação Clara:


A

Ler em voz alta exatamente o que está escrito, sem omitir letras, pular ou trocar palavras.


B

Parar nos lugares certos durante a leitura ou proferimento. Às vezes, pode-se pausar ligeiramente ou apenas diminuir o volume da voz por um instante.


C

Falar de maneira que seus ouvintes possam compreender as palavras com facilidade.


D

Pronunciar as palavras corretamente, obedecendo à pontuação e aos sinais diacríticos, que incluem os acentos.


E

Ler e falar de modo que as palavras e as ideias fluam, suavemente.

(...) é a solenidade que consiste numa reunião de pessoas com o objetivo de firmar convênio ou protocolo de cooperação por meio de assinatura de documentos, que detalham as cláusulas do referido termo de cooperação. Trata-se de:


A

Assinatura de atos.


B

Entrevista coletiva.


C

Assembleia.


D

Galeria de personalidades.


E

Audiência.

Um elemento chave na atividade do Cerimonial, por definir a ordem de preferência, ou seja, por designar a ordem hierárquica de autoridades e símbolos oficiais, é denominada


A

antecedência.


B

precedência.


C

sequência.


D

procedência.


E

descedência.

A cerimônia de investidura em cargo público, privado ou honorífico que legalmente dá o direito à pessoa de assumir um cargo denomina-se


A

posse.


B

nomeação.


C

ocupação.


D

aprovação.


E

vacância.

Sempre que a cerimônia ocorrer com composição de mesa, faz-se necessária a elaboração de croqui, distribuindo as pessoas de acordo com a hierarquia e o número de componentes. Para se montar uma mesa, observa-se com rigor o princípio da direita. A direita de um dispositivo é sempre definida pela posição de quem está compondo a mesa, ou seja, a direita de quem está à mesa. Nunca à direita de quem vê ou está na plateia. A composição de mesa é um procedimento bastante usual na realização de eventos; por isso, é importante que o cerimonialista tenha conhecimento sobre regras básicas. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

A ordem de citação é da maior para a menor autoridade.


B

A ordem de chamada para a fala é sempre da maior para a menor autoridade.


C

Não há um número padrão para quantidade de pessoas que compõem uma mesa.


D

A ordem de chamada para composição de mesa deve ser da maior para a menor autoridade.

Avalie se as seguintes afirmativas, acerca de cerimônia formal com composição de mesa de autoridades, são falsas (F) ou verdadeiras (V).


( ) Na chamada das autoridades para a composição da mesa de honra, a ordem deve ser da maior hierarquia para a menor.

( ) A ordem dos pronunciamentos deve ser da menor hierarquia para a maior.

( ) Atenção especial deve ser dada à presença dos representantes, pois eles personificam o interesse da autoridade convidada, quando de participar da atividade, interessou-se em prestigiar o evento. Assim, é de bom tom citar o representante e, se for o caso, convidá-lo para compor a mesa de honra.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V, V e V.


B

V, V e F.


C

F, V e F.


D

F, F e V.


E

F, F e F.

Sobre os meios de comunicação de um evento ou cerimônia, _________ são entregues diretamente para os interessados e devem ser bastante objetivos.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


A

Jornais.


B

Cartazes.


C

Folhetos.


D

Mala Direta.


E

Diálogo.

É a maior autoridade da instituição promotora do evento, a quem cabe receber e cumprimentar os convidados do evento, além de realizar a fala de boas-vindas no ato solene de abertura.


O texto se refere ao


A

anfitrião.


B

mestre de cerimônias.


C

cerimonialista.


D

promotor.


E

realizador.

A regra cerimonial diplomática estabelecida por decreto ou pelos costumes é denominada:


A

Ato.


B

Regência.


C

Protocolo.


D

Solenidade.


E

Leniência.

Dentro do processo cerimonial, é correto afirmar que a precedência determina:


A

a ordem ou a hierarquia de uma pessoa sobre outra.


B

o ato para se demonstrar atenção e respeito pelas pessoas.


C

estilos e costumes que fazem parte de atos públicos e solenes.


D

prerrogativas e privilégios dos participantes.


E

imunidades dos participantes.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado