Questões de Concurso sobre Direção de Imagem

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
31 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

“DIREÇÃO – é a turma encarregada de tornar o filme bom. Ou ótimo. Ou excepcional. Uma obra de arte! Mas se o seu primeiro filme ficar simplesmente “bom” pode marcar a festa e convidar todo mundo. Eu pago a cerveja (ou o suco de laranja). A produção cria a possibilidade do filme existir. A direção tem a tarefa de fazer aquela mágica, aquele encantamento de que já falamos antes, de modo que o filme provoque risos, ou lágrimas, ou que pelo menos seja acompanhado com interesse até o fim. Sem direção, um filme não tem alma, é só um corpo que anda sem razão, um morto-vivo idiota que merece um tiro de misericórdia”. (Primeiro Filme, 2024, p. 1).


Há uma série de técnicas de direção em vários tipos de escolas e métodos, mas algumas são comuns em todas, qual a questão que mais traz elementos sobre técnicas de direção de produtos audivisuais educativos para a contemporaneidade?


A

Rigor, postura extremamente verticalizada em que a palavra final é sempre da pessoa que dirige, atenção, criticidade, dedicação em acompanhar todo o processo, controle de qualidade do que é filmado, bem como do que é editado e finalizado.


B

Abertura, postura extremamente verticalizada em que a palavra final é sempre da pessoa que dirige, atenção, criticidade, dedicação em acompanhar todo o processo, controle de qualidade do que é filmado, bem como do que é editado e finalizado.


C

Rigor e extrema abertura para ideias secundárias e terciárias, participa principalmente no processo de gravação e terceiriza os processos posteriores.


D

Abertura e postura verticalizada, sendo duro nas horas certas, sempre dando as palavras finais, tendo alta criticidade, bem como alta carga-horária de acompanhamento de todo o processo pós-produção. Tem a mesma importância dos diretores de fotografia e de finalização.


E

Rigor, postura verticalizada, mas sem radicalismos, buscando dar a palavra final, mas também ouvindo a equipe, atenção, criticidade, dedicação em acompanhar todo o processo, controle de qualidade do que é filmado, bem como do que é editado e finalizado.

Na produção de um programa de entrevistas em estúdio com câmeras robóticas e cenografia fixa, a responsabilidade de garantir a coerência visual e a padronização é compartilhada. A equipe do Diretor de Fotografia calibra as luzes de estúdio com presets definidos.


A ação de rotina que deve ocorrer imediatamente antes da gravação para garantir a continuidade da estética visual em todos os cortes é


A

o editor de imagem define e aplica os efeitos visuais desejados definidos pelo diretor de arte e pelo cenógrafo.


B

o gaffer analisa o ambiente ajusta a temperatura de cor da luz de fundo sem necessidade de interação com o operador de Vídeo.


C

os microfonistas realizam a passagem de som para definir os níveis de lapela e boom.


D

o operador de vídeo realiza o Multicâmera Matching via CCUs, igualando a cor e a exposição de todas as câmeras de acordo com os padrões Rec. 709/2020 e a estética aprovada pelo Diretor e Fotografia e/ou Diretor de Imagem.


E

o produtor libera o orçamento, em caráter emergencial, para correção de defeitos e interferências.

Com relação as resoluções e compatibilidade de formatos em produções modernas de TV, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A resolução Full HD (1920x1080) continua sendo o principal padrão de entrega para a maioria das transmissões de TV aberta e a cabo, sendo o formato Rec. 709 o color space de referência.

( ) A produção em 4K (Ultra HD - 3840x2160) exige um workflow mais rigoroso, mas é retrocompatível, permitindo a redução de resolução para Full HD e garante flexibilidade na pós-produção (recomposição, zoom digital).

( ) O formato interlaçado, como no 1080i, é preferível ao formato progressivo, como no 1080p, para captação de esportes e movimentos rápidos, pois melhora a fluidez.

( ) O formato Letterbox é utilizado para adaptar uma imagem 16:9 a uma tela 4:3, adicionando barras pretas nas laterais.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V – V – V – F.


B

V – V – F – F.


C

F – V – V – F.


D

V – F – F – V.


E

F – F – V – V.

A escolha do ângulo de câmera é um recurso poderoso na construção narrativa e simbólica do cinema. O plongée e o contra-plongée são dois ângulos frequentemente utilizados para manipular a percepção do espectador sobre personagens e cenários, influenciando interpretações emocionais e psicológicas. Sua aplicação requer uma compreensão precisa de como esses ângulos impactam a narrativa e a estética. Analise a imagem a seguir:



Em uma cena de discussão entre os personagens A e B, o diretor utiliza um plongée sobre o personagem A e um contra-plongée no personagem B. O efeito narrativo e simbólico dessa escolha técnica busca:


A

Explorar a neutralidade emocional entre os personagens, destacando apenas a dinâmica espacial da cena.


B

Mostrar a igualdade de forças entre os personagens, utilizando os ângulos como um contraste meramente visual.


C

Diminuir a imponência do personagem A e criar empatia com o personagem B, suavizando o impacto visual da discussão.


D

Reforçar a vulnerabilidade do personagem B e a dominação física do personagem A, invertendo os papéis tradicionais de poder.


E

Enfatizar a fragilidade do personagem A e a superioridade do personagem B, criando uma dualidade de poder entre os personagens.

Numa cobertura multicâmera, ao vivo, em externa com UM, a produção é responsável pelo workflow e pelos recursos para garantir a articulação técnica entre imagem e som.


As funções operacionais típicas de uma UM a considerar no planejamento são


A

controle de microfonação direta nos transmissores lapela e dispensa de alinhamento com a mesa de som.


B

roteamento de sinais, intercom/tally, controle de CCUs, genlock/timecode de referência e checagem de retornos, integrando câmeras e áudio para corte ao vivo.


C

a gravação de ISO de cada câmera e a não coordenação de sincronismo.


D

uplink de sinal final e transmissão, sem influência no set


E

correção de cor e marcação de luz final na pós-produção.

Um editor de imagens ilustrou uma matéria sobre um filme com Leonardo DiCaprio, com uma fotografia em que o ator aparece do joelho para cima.

Essa imagem corresponde ao plano


A

americano.


B

geral.


C

médio.


D

de detalhe.


E

médio curto.

Para imagens gráficas rasterizadas com transparência, o formato de arquivo que oferece melhor eficiência na compressão é


A

.bmp


B

.cdr


C

.svg


D

.tga


E

.png

O processo de criação de um filme envolve que profissionais trabalhem juntos nas tomadas de decisão. Uma das operações realizadas pelo fotógrafo junto ao diretor é fundamental para o ponto de vista da ordenação do enredo dramático. Assinale a alternativa que apresenta a denominação desse tipo de operação.


A

ordem do dia


B

raccord no eixo


C

decupagem


D

telecinagem


E

montagem intelectual

Considerando as imagens digitais dos tipos vetoriais e rasterizadas (mapas de bits), é correto afirmar que as imagens


A

rasterizadas não podem usar algoritmos de compressão.


B

rasterizadas não são adequadas para fotografias.


C

vetoriais sofrem perda de qualidade quando transmitidas pela internet.


D

vetoriais podem ser ampliadas ou reduzidas sem alteração de qualidade.


E

vetoriais produzem sempre arquivos maiores do que as imagens rasterizadas.

O trabalho realizado sobre o roteiro literário no qual são descritos os planos e movimentos de câmera desejados e que servirá de base para o roteiro técnico é uma etapa que faz referência:


A

ao cronograma analítico


B

à decupagem de direção


C

ao mapa de produção


D

ao fluxograma de direção

Numa transmissão ao vivo, parte da função do diretor de imagem (diretor de TV) é


A

executar todos os trabalhos de fotografias necessários à produção e à programação, seleciona material e equipamento adequados para cada tipo de trabalho.


B

ser o responsável final pela emissão dos programas transmitidos pela emissora, tendo em vista sua qualidade e a adequação dos horários de transmissão.


C

encarregar-se da gravação de matéria distribuída pelo Supervisor de Operações.


D

preparar os mapas de programação estabelecendo horários e a sequência da transmissão, inclusive a adequada inserção dos comerciais para cumprimento das determinações legais que regulam a matéria.


E

selecionar as imagens e efeitos que devem ser transmitidos, orientando os “câmeras” quanto a seu posicionamento e ângulo de tomadas.


O diretor da gravação no estúdio não está gostando da luz. Gostaria de ter mais luz de preenchimento principal (o preenchimento de apoio está ok), ao mesmo tempo que amplia também a contraluz. Marque a opção que indica em quais refletores deve-se mexer.


A

1 - 5 - 2


B

1 e 3


C

2 - 3 - 4


D

3 - 4 - 5


E

4 e 5

Em produções audiovisuais, a captação de imagens é realizada com base em planos de enquadramento. Esses enquadramentos recebem denominações específicas e universais. Observe a imagem a seguir:



Fonte: Página oficial da PCMG no YouTube


O tipo de enquadramento utilizado na imagem acima é:


A

Plano Americano.


B

Plano de Profundidade.


C

Plano Geral.


D

Plano Médio.

O inexperiente diretor de imagem se esqueceu das principais sensações que os ângulos ao lado provocam no espectador. O técnico radialista vai dar uma força e lembrá-lo qual o enquadramento, o ângulo, que melhor poderá atender o objetivo da direção.



Assinale a opção correta.


A

O contra-ponglée, ilustrado na imagem abaixo, provoca a sensação de diminuição.


B

O ponglée, ilustrado na primeira imagem acima, valoriza os personagens.


C

O contra-ponglée, ilustrado na primeira imagem acima, valoriza os personagens.


D

O ponglée, ilustrado na imagem abaixo, provoca a sensação de diminuição.


E

O contra-ponglée, ilustrado na imagem abaixo, valoriza o personagem.

Os enquadramentos de cenas são usados para guiar o olhar do espectador e criar narrativas visuais. Os enquadramentos dependem de três elementos: o plano, a altura do ângulo e o lado do ângulo. O plano refere-se à distância entre o objeto e a câmera.



(Vidmonsters. Disponível em https://bit.ly/2sWYAP3.

Acesso em 08.12.2019. Adaptado)


No exemplo apresentado, tem-se um Plano


A

americano.


B

detalhe.


C

médio.


D

aberto.


E

conjunto.

O que significa edição de imagens não linear?


A

Tipo de corte abrupto que provoca uma descontinuidade visual.


B

Estrutura de roteiro em que a ação ficcional vai e volta no tempo.


C

Tipo de edição em que o acesso a qualquer trecho de gravação pode ser feito de imediato, sem a necessidade de percorrer cronologicamente o material bruto.


D

Técnica de edição em que os olhares dos atores ou pessoas na tela são entrecruzados, provocando um efeito de desorientação na plateia.


E

Máquina de edição que permite o acesso aleatório de qualquer ponto de uma fita de vídeo digital.

Segundo os profissionais de cinema televisão, a noção de enquadramento é a mais importante linguagem da imagem cinematográfica.

A respeito dessa linguagem, é correto afirmar que no


A

plano médio, a figura humana é enquadrada em sua totalidade, com o cuidado de deixar parte do cenário acima da cabeça e abaixo dos pés.


B

primeiro plano, a figura humana é enquadrada do joelho para cima, com boa exposição do cenário sobre a cabeça.


C

modo plongée, a câmera capta de baixo para cima a expressão da figura humana, desfocando o cenário.


D

plano americano, a figura humana é enquadrada do joelho para cima, com pouca ou nenhuma parte do cenário sobre a cabeça.


E

primeiro plano, a figura humana é enquadrada da canela para cima, com especial cuidado em revelar a expressão do olhar.

Sobre o processamento de imagens digitais, NÃO é correto afirmar que:


A

No formato bitmap, uma imagem é dividida em pequenos pontos (pixels) para expressar cores e profundidade de cor como valores para cada ponto.


B

A resolução indica o grau de minúcia com a qual as imagens podem ser exibidas e é expressa como dpi (pontos por polegada – expressa o número de pontos individuais que podem ser colocados em uma linha dentro do intervalo de 1 polegada).


C

O pixel é uma unidade mínima para expressar imagens e informações de cor, que expressa as especificações de telas de monitor e sensores de imagem.


D

Existem dois tipos de compressão de arquivos: compressão sem perdas (TIFF) e compressão com perdas (RAW).


E

A informação digital em dispositivos eletrônicos é expressa por um número binário que indica o estado ligado ou desligado, como 0 ou 1. A unidade é chamada de bit.

A respeito da ética no trabalho do editor de imagem, considere as afirmativas:


I. O editor de imagem não está sujeito à responsabilidade ética sobre o material que vai ao público, pois seu trabalho é eminentemente técnico.

II. O editor possui mais poder que o cameraman sobre o que mostrar e o que não mostrar.

III. Em uma notícia de resgate, se há disponibilidade apenas da imagem da pessoa salva na maca, não há problema em encenar o momento em que o policial tirou a pessoa do local que a colocava em perigo, por exemplo.


Está CORRETO o que é dito em:


A

I, II e III.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I e III, apenas.

 
 
Gerar simulado