

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No âmbito de planejamento, políticas estão no nível estratégico; programas, no nível tático; e projetos, no nível operacional, estando esses instrumentos diretamente relacionados entre si.
O briefing é definido como a compilação das informações básicas a respeito de um projeto, um plano de ação ou um evento corporativo. Seu principal objetivo é fornecer, aos profissionais envolvidos, uma visão ampla da atividade projetada, a fim de permitir o planejamento adequado e a correta execução do trabalho.
Considera-se uma nuança na administração da comunicação de massa o fato de o trabalho do jornalista junto à fonte ter de ser mais cuidadoso e restrito que o de elaboração de briefing publicitário.
O planejamento de campanha utiliza-se de ferramentas como relações públicas, assessoria de imprensa, merchandising, anúncios e peças gráficas para atrair a atenção da audiência.
Certo
Errado
Ao se selecionar os meios, deve-se analisar as vantagens e desvantagens da veiculação em TV, rádio, outdoor, imprensa escrita, Internet, mailling list e outros.
Certo
Errado
Sobre o atendimento às demandas internas que são apresentadas às assessorias de comunicação, assinale a afirmativa INCORRETA:
O assessor deve, ao máximo, tentar evitar que uma notícia prejudicial à empresa/órgão saia na imprensa.
É necessário que a comunicação tenha poder de decisão sobre o conteúdo de anúncios ou comunicados feitos à sociedade.
House organs devem primar pela qualidade jornalística – lead e títulos interessantes e uma abordagem atraente da informação.
Não deve fazer parte do trabalho do assessor "plantar" notícia nos veículos
Considere as afirmações abaixo sobre planejamento de comunicação:
I. Na elaboração de um planejamento de comunicação para um cliente, o profissional de planejamento deve levar em conta uma análise comparativa da concorrência, sob os aspectos de produto ou serviço, preço, distribuição e comunicação;
II. O planejamento de comunicação de um cliente obrigatoriamente deve contemplar o posicionamento de seu produto ou serviço junto ao mercado;
III. Um planejamento de comunicação deve indicar os sistemas ou métodos de avaliação de campanha, a serem aplicados antes e após a veiculação da mesma.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Considere as afirmações abaixo, a respeito do processo de criação em propaganda
I. Dependendo da linha de produto a ser anunciada, é mais ou menos importante na criação de um anúncio o desempenho do redator ou do diretor de arte.
II. Chamamos de body type o tipo de texto que será utilizado no corpo do anúncio.
III. É denominado animatic a story board quando gravada em vídeo, muitas vezes realizada com intuito de impressionar e convencer o cliente.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Um dos principais problemas durante a navegação em hipertexto é a falta de organização das informações, pois o usuário precisa saber o local em que se encontra no site. A Web Style Guide (2003), nas figuras abaixo, apresenta modelos onde as informações estão disponibilizadas de modo que o usuário possa navegar. Numere-as de acordo com a descrição.
( ) Estrutura de hipertexto aleatória.
( ) Estrutura de hipertexto profunda.
( ) Estrutura de hipertexto rasa.
( ) Estrutura de hipertexto organizada.
Figura 1, figura 2, figura 3 e figura 4;
Figura 1, figura 3, figura 2 e figura 4;
Figura 1, figura 4, figura 2 e figura 3;
Figura 1, figura 4, figura 3 e figura 2.
O termo briefing é muito usado na publicidade, na propaganda e no jornalismo. Significa curto, rápido, e pode ser usado no sentido de pequenas notas a serem pautadas em colunas ou o resumo das notícias.
Ao afirmar que “Nem sempre os melhores horários em rádio ou televisão são os de maior audiência” (l.6-7), o autor quer dizer que o público-alvo mais adequado a uma campanha nem sempre assiste ou ouve os programas mais populares.
O conjunto de estímulos concretos ao cliente que visa uma resposta positiva denomina-se ativação.
Briefing é o texto de abertura de uma coluna de notas informativas, com o objetivo de situar o leitor sobre o tema principal da coluna.
O autor, ao falar sobre concentração, sugere que o planejador de mídia trabalhe com nichos de mercado, focando a estratégia em meios e veículos que permitam estabelecer canais de relacionamento com o público-alvo.
O público-alvo corresponde ao segmento do público que é comprador, contratante ou usuário de um produto ou serviço.
Num planejamento de campanha publicitária chegou-se à conclusão que a mídia a ser usada prioritariamente deve permitir boa visibilidade do produto, com melhor qualidade técnica precisando também atingir maior número de leitores seletos por edição.
O veículo escolhido deve ser
o jornal.
a revista.
o outdoor.
o relatório.
o house organ.
Adaptação é a verificação e a comparação dos resultados alcançados com o esforço planejado, de forma sistemática e organizada.
Avaliação é o ajustamento do produto às necessidades do mercado, considerando-se variáveis controláveis desse produto.