Questões de Concursos CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

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Questão de Concurso - 1091369

Concurso Profissional de Educação - História 2012

Questão 2

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Analise as afirmativas.


I. No período: “Quanto à pobre Emma Bovary, tornou- se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo- se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.” – há sugestão da abstração vivida pela personagem referida.

II. A expressão “Afinal de contas” atesta a perplexidade da enunciadora.

III. As palavras: “ler; saberia; conhecer” - relacionamse pelo sentido.

IV. A estrutura frasal: “Ler pode provocar o inesperado” – enuncia opinião de forma hipotética. V. O (6º§) inicia com período construído com termos sugestivos de deleite.


Marque exclusivamente as afirmativas corretas.

  • A.

    I, II, IV e V

  • B.

    II, III e IV

  • C.

    I, III, IV e V.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    II, IV e V

Questão de Concurso - 1091376

Concurso Profissional de Educação - História 2012

Questão 4

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Marque a afirmação incorreta.
  • A.

    O trecho: “É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.” - destaca sinônimo de “propensão”.

  • B.

    No trecho: “A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias.” - o elemento coesivo destacado explica a ideia da oração principal.

  • C.

    A estrutura frasal: “O mundo já vai por um bom caminho” - exemplifica discurso direto.

  • D. Na série: “pessoas”; “utilitárias”; “formulários”; “contratos”; “remédio”; “projetos” - temos palavras que pertencem à mesma regra de tonicidade.
  • E.

    No trecho: “Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do Outro.” - o pronome pessoal oblíquo átono retoma “os indivíduos”.

Questão de Concurso - 1091387

Concurso Profissional de Educação - História 2012

Questão 5

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Marque o que se pode comprovar no texto.

  • A.

    Predomínio de fatos vivenciados pela enunciadora.

  • B. Descrições pormenorizadas de eventos comprobatórios dos malefícios oriundos da boa leitura.
  • C.

    Tese exposta com pessoa do discurso usada em tom coletivo.

  • D. Defesa de ponto de vista sobre os efeitos da leitura na vida do homem.
  • E.

    Apologia às fases estruturais da arte literária.

Questão de Concurso - 1091388

Concurso Profissional de Educação - História 2012

Questão 6

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Marque o exemplo de termos essenciais da oração (explícitos) dispostos em ordem direta.

  • A.

    Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável.

  • B.

    Seja em filas, em metrôs, ou no silêncio da alcova...

  • C.

    A leitura é obscena.

  • D. Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
  • E.

    Para executar ordens, a palavra é inútil.

Questão de Concurso - 1091390

Concurso Profissional de Educação - História 2012

Questão 7

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Marque o parágrafo que inicia com oração construída com verbo intransitivo.

  • A.

    Quarto.

  • B.

    Quinto.

  • C.

    Sexto.

  • D.

    Sétimo.

  • E.

    Nono.

Questão de Concurso - 1091392

Concurso Profissional de Educação - História 2012

Questão 8

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Transpondo o verbo do trecho: “Professores, não contem histórias ...”, para a segunda pessoa do plural do mesmo modo na forma negativa, obtém-se a forma correta:

  • A.

    Não conteis.

  • B.

    Não contes.

  • C.

    Não contais.

  • D.

    Não contai.

  • E.

    Não contas.

Questão de Concurso - 1091393

Concurso Profissional de Educação - História 2012

Questão 9

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Analise as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a série correta.


( ) O trecho do (7º§): “Antes estivesse ainda a passear de quatro patas” – conota incivilidade; primariedade.

( ) Na expressão do (9º§: “prisões tampouco” – temos um substantivo seguido de expressão quantificadora.

( ) O período do (6º§): “Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal.” – destaca duas ocorrências de concordância do sujeito com o predicado.

( ) Em: “Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia.” – o uso das vírgulas pode ser explicado correta e respectivamente da seguinte forma: isola expressão deslocada e isolam elementos que exercem a mesma função morfossintática.

( ) Em: “pode estimular uma curiosidade indesejável” - (7º§) – o objeto direto é formado por: artigo indefinido, substantivo e adjetivo uniforme, exemplificando concordância nominal.

  • A.

    V; V; F; V; F.

  • B.

    V; V; V; F; F.

  • C.

    V; F; F; V; V.

  • D.

    V; V; F; V; V.

  • E.

    V; V; V; V; V.

Questão de Concurso - 1091395

Concurso Profissional de Educação - História 2012

Questão 10

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Marque a afirmação incorreta.

  • A.

    No período do (6º§): “Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens.” - as duas ocorrências da contração prepositiva são impostas pela regência nominal, concordando em gênero e número com o respectivo termo subsequente.

  • B.

    Na oração do (7º§): “Não, não dêem mais livros às escolas” - o acento do verbo é imposto pela concordância verbal.

  • C.

    No trecho do (8º§): “pode gerar seres humanos conscientes” - temos exemplo de concordância nominal.

  • D.

    No trecho do (10º§): “jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais” - o uso da crase é imposição da regência verbal.

  • E.

    Em: “Para executar ordens, a palavra é inútil.” - (12º§) - temos uma estrutura de hipérbato.

Questão de Concurso - 1102206

Concurso Profissional de Educação - História 2012

Questão 1

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Analise as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a série correta.


( ) O título enuncia opinião construída com verbo auxiliar da locução verbal no tempo pretérito imperfeito do modo indicativo.

( ) A expressão: “eu diria” (1º§) enuncia opinião construída com ideia hipotética.

( ) O período: “Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary.” - ilustra a ideia contida no título.

( ) A oração: “A pensar fundo na questão” (1º§) sugere reflexão da enunciadora sobre a afirmação que titula o texto.

( ) O termo destacado na expressão: “mundo insosso e ordinário em que vivem.” – equivalente semanticamente a “insulso”; “insípido”.

  • A.

    V; V; V; V; V

  • B.

    V; F; F; V; V

  • C.

    F; V; F; V; F

  • D.

    V; V; F; F; V.

  • E.

    F; V; V; F; F.

Questão de Concurso - 1102068

Concurso Profissional de Educação - 1º a 5º ano 2012

Questão 1

CONCEPÇÃO Consultoria Técnica Especializada (CONCEPCAO)

Nível Superior

Analise as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a série correta.


( ) A estrutura do primeiro parágrafo explicita a opinião do enunciador em tom sincero, revelando postura crítica e madura de quem se atém à educação brasileira.

( ) O título exemplifica período simples oração absoluta.

( ) Os verbos: “contrariando” e “afirmo” expressam a ideia paradoxal eleita como estratégia para desenvolver o teor discursivo narrativo.

( ) O terceiro parágrafo inicia com ideia de relato pessoal de um estudante observador.

( ) No quarto parágrafo, registram-se estruturas frasais que enunciam, respectivamente: opinião construída com elemento pronominal possessivo que exemplifica concordância nominal com substantivo e adjetivo; ideia expressa por discurso direto em tom coletivo; questionamento sugestivo de provocação da reflexão do leitor.

  • A.

    V; V; V; V; V.

  • B.

    V; F; V; V; V.

  • C.

    V; F; F; V; V.

  • D.

    V; F; V; V; F.

  • E.

    V; V; V; F; F.