Questões de Concurso sobre Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.579 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Quanto ao Fluxo de Caixa, assinale a alternativa que não corresponde a um ingresso.


A

receita tributária.


B

receitas originárias.


C

transferências intergovernamentais a Estados.


D

operações de crédito.


E

receitas derivadas.

Uma determinada empresa apresentou as seguintes informações quando do encerramento do exercício:

Imagem associada para resolução da questão

Pelos dados apresentados, o ciclo de caixa da empresa é de


A

14 dias.


B

95 dias.


C

5 dias.


D

65 dias.


E

45 dias.

Para a montagem da projeção do fluxo de caixa devem ser considerados todos os itens abaixo, exceto.


A

Contas a receber e a pagar


B

Estoques e imobilizado


C

Pagamentos de empréstimos e dinheiro dos sócios


D

Compras à vista e empréstimos


E

Despesas gerais da administração e custos fixos

A única demonstração contábil a ser elaborada pela entidade, sem a utilização do regime de competência, é a demonstração


A

do resultado do período


B

do resultado abrangente do período


C

do valor adicionado do período


D

dos fluxos de caixa do período


E

das mutações do patrimônio líquido do período

O fluxo de caixa de um investimento, com horizonte temporal de 3 anos, gera entradas postecipadas anuais de capital no valor de R$ 2.000,00 cada. Se a taxa interna de retorno do investimento é de 10% ao ano, a juros compostos, o valor do desembolso efetuado na data zero é, em reais, mais próximo de


A

4.507


B

4.635


C

4.737


D

4.853


E

4.973

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 12 (Ajuste a Valor Presente) consiste em estabelecer os requisitos básicos a serem observados quando da apuração do Ajuste a Valor Presente de elementos do ativo e do passivo. Em muitas situações, não é possível chegar-se a uma estimativa confiável para o prêmio pelo risco, ou, em sendo possível, o montante estimado pode ser relativamente pequeno, se comparado a erros potenciais nos fluxos de caixa estimados. Nesses casos, excepcionalmente, desde que com ampla divulgação do fato e das razões que levaram a esse procedimento, o valor presente de fluxos de caixa esperados pode ser obtido com a adoção de taxa de desconto que reflita:


A

a incerteza associada aos fluxos de caixa;


B

unicamente a taxa de juros livre de risco;


C

a taxa de remuneração da Caderneta de Poupança;


D

a média dos retornos das ações;


E

a volatilidade da carteira de mercado.

Considere os conceitos a seguir.

P - Planejar quando será gerado excesso de caixa, de forma que eles possam empreender investimentos de curto prazo.

Q - Planejar as entradas e saídas de caixa visando a organizar os pagamentos da empresa.

R - Organizar para atender a qualquer escassez de caixa.

S - Determinar o caixa mínimo operacional necessário para a administração financeira da empresa.

Os orçamentos financeiros (fluxos de caixa) são projetados para atender a duas necessidades, que estão em


A

P e Q


B

P e R


C

Q e R


D

Q e S


E

R e S

Os fluxos de caixa decorrentes de transações em moeda estrangeira, após a conversão do montante em moeda estrangeira à taxa cambial na data de cada fluxo de caixa, devem ser registrados:


A

por meio de uma cesta de moedas;


B

como instrumentos cambiais;


C

como derivativos de câmbio;


D

em unidades de conta de referência;


E

na moeda funcional da entidade.

Na Demonstração dos Fluxos de Caixa, que atividades deverão registrar a obtenção de recursos dos proprietários e o pagamento a estes de retornos sobre seus investimentos ou do próprio reembolso do investimento?


A

As Operacionais.


B

Os Investimentos.


C

Os Financiamentos.


D

Os Recursos Próprios.

Na elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa são classificadas como Atividades de Financiamento:


A

a aquisição de títulos patrimoniais de outras empresas e os contratos de mútuo concedidos às empresas controladas.


B

o aumento de capital social com saldos de reservas e as vendas de imobilizados à vista.


C

a obtenção de novos empréstimos de longo prazo e o resgate de aplicações financeiras de longo prazo.


D

o pagamento de juros sobre capital próprio e a venda de novas ações.


E

a quitação de passivos não circulantes e os ganhos com alienação de participações societárias.

Como os fluxos de caixa futuros são estimados para o ativo em sua condição atual, na estimativa da composição de fluxos de caixa futuros o valor em uso deve contemplar as futuras saídas de caixa, a redução de gastos relacionados ou os benefícios que possam advir de futura reestruturação da entidade.


C
Certo

E
Errado

O orçamento de caixa consiste em estimativas dos recebimentos e dos pagamentos de caixa, provenientes dos níveis de atividades planejados e do uso dos recursos que foram considerados nos vários orçamentos examinados. Esse orçamento envolve-se somente com os fluxos de caixa, excluindo, portanto, todas as despesas que não representam movimentação de caixa.


C
Certo

E
Errado

De acordo com o método do fluxo de caixa descontado, o valor de uma empresa é determinado pelo valor presente dos fluxos de caixa projetados, descontados por uma taxa que reflita o risco associado ao negócio.


C
Certo

E
Errado
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado