Questões de Concurso sobre Aspectos Gerais das Demonstrações Contábeis (NBC TSP 11)

 
 
Disciplina 1
Assunto 19
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
61 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No que se refere às demonstrações contábeis de um ente público, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público determina que


A

o valor de R$ 8.000,00 referente à despesa empenhada com juros e encargos da dívida deve ser evidenciado como desembolso dos fluxos de caixa das atividades de investimento na Demonstração dos Fluxos de Caixa do referido ente.


B

o valor do recebimento de caução depositada como garantia de um contrato firmado deve ser evidenciado como receita orçamentária corrente realizada no Balanço Orçamentário do referido ente.


C

as perdas involuntárias com estoques devem ser evidenciadas como despesas liquidadas no Balanço Orçamentário do referido ente.


D

as dívidas fundadas que dependam de autorização legislativa para amortização do seu valor são passivos financeiros que devem ser evidenciados no Quadro do Superávit/Déficit Financeiro que acompanha o Balanço Financeiro do referido ente.


E

os ativos não circulantes cuja recuperação esperada do seu valor contábil venha a ocorrer por meio de uma transação de venda em vez do uso contínuo, segundo um plano de venda com prazo inferior a 12 meses, devem ser evidenciados como ativo circulante no Balanço Patrimonial do referido ente.

A NBC TSP 11 – “Apresentação das Demonstrações Contábeis” estabelece que, no mínimo a demonstração do resultado deve incluir itens que apresentem valores do período contábil. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Receita

II. Despesa

III. Fluxo de caixa


A

Apenas a afirmativa II está correta


B

Apenas as afirmativas I e II estão corretas


C

Apenas a afirmativa I está correta


D

Apenas a afirmativa III está correta

De acordo com a NBC TSP 11 – “Apresentação das Demonstrações Contábeis”, um ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer a qualquer dos critérios abaixo.


I. Espera-se que esse ativo seja realizado, ou pretende-se que seja mantido com a finalidade de ser vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade.

II. Espera-se que o ativo seja realizado em até 24 meses após a data das demonstrações contábeis.

III. O ativo está mantido essencialmente com a finalidade de ser negociado.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas as afirmativas I e II estão corretas


B

Apenas as afirmativas II e III estão corretas


C

Apenas as afirmativas I e III estão corretas


D

Apenas a afirmativa III está correta

De acordo com a NBC TSP 11 – “Apresentação das Demonstrações Contábeis”, o conjunto completo das demonstrações contábeis inclui a publicação do orçamento aprovado e a comparação entre os valores orçados e realizados. Já a NBC TSP 13, traz algumas definições sobre orçamento. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Orçamento anual significa o orçamento aprovado para um ano. Inclui também as estimativas futuras ou projeções divulgadas para períodos além daquele a que se refere o orçamento.

( ) Dotação orçamentária é a autorização concedida pelo Poder Legislativo ou autoridade com prerrogativa semelhante para alocar recursos para os fins por eles especificados.

( ) Regime orçamentário refere-se ao regime adotado no orçamento, que obrigatoriamente será o regime de competência, que foi aprovado pelo Poder Legislativo ou outra autoridade com prerrogativa semelhante.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V, V, F


B

V, V, V


C

F, F, V


D

F, V, F

A NBC TSP 11 – Apresentação das Demonstrações Contábeis –trazo seguinte texto: “As demonstrações contábeis são a representação estruturada da situação patrimonial e do desempenho da entidade. A finalidade das demonstrações contábeis é proporcionar informação sobre a situação patrimonial, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade que seja útil a grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões sobre a alocação de recursos. Especificamente, as demonstrações contábeis no setor público devem proporcionar informação útil para subsidiar a tomada de decisão e a prestação de contas e responsabilização da entidade quanto aos recursos que lhe foram confiados”. Com base nesta norma, analise as afirmativas a seguir acerca de quais são informações a serem fornecidas nestas demonstrações.


I. As fontes, as alocações e os usos de recursos financeiros.

II. Como a entidade financiou suas atividades e como supriu suas necessidades de caixa.

III. A condição financeira da entidade e suas alterações.

IV. Agregadas, mesmo que não úteis para a avaliação do desempenho da entidade.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II e III apenas


B

I, II, III e IV


C

II e IV apenas


D

I e IV apenas

Muitos programas do setor público são de longo prazo, e a capacidade para cumprir os compromissos depende dos tributos e das contribuições a serem arrecadados no futuro. Muitos compromissos decorrentes dos programas do setor público e as prerrogativas para cobrar e arrecadar tributos futuros não se encaixam nas definições de ativo e passivo, portanto:


A

Somente as prerrogativas com essa característica são reconhecidas nas demonstrações contábeis.


B

Os compromissos e as prerrogativas com essa característica estão apresentados e reconhecidos nas demonstrações contábeis.


C

Os compromissos e as prerrogativas com essa característica não são reconhecidos nas demonstrações contábeis.


D

Os compromissos e as prerrogativas com essa característica são reconhecidos nas demonstrações contábeis.


E

Os compromissos e as prerrogativas com essa característica são reconhecidas em qualquer demonstração contábil como titulação tributária.

Acerca do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP 7, com vigência em 2017, analise as proposições abaixo em relação aos diferentes aspectos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) – orçamentário, patrimonial e fiscal, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis.


I. ASPECTO ORÇAMENTÁRIO: compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto.

II. ASPECTO PATRIMONIAL: compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público. Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O processo de convergência às normas internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento deste aspecto.

III. ASPECTO FISCAL: compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto.


É correto o que se afirma em


A

II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

Em relação ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, e considerando exclusivamente as contas contábeis do subsistema patrimonial apresentadas no quadro abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

Imagem associada para resolução da questão


A
Há somente cinco contas do ativo.

B
Há somente nove contas de Variações Patrimoniais Aumentativas.

C
Há somente seis contas do passivo.

D
Há somente dez contas de Variações Patrimoniais Diminutivas.

Quais os Principais aspectos da contabilidade aplicados ao setor público?


A

Orçamentário, Fiscal e Patrimonial.


B

Fiscal, Jurídico e Patrimonial.


C

Fiscal, Orçamentário e Jurídico.


D

Orçamentário, Fiscal, Jurídico e Patrimonial.


E

Jurídico, Orçamentário e Patrimonial.

Sobre demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

Tanto o superávit financeiro utilizado quanto à reabertura de créditos adicionais devem estar detalhados no campo saldo de exercícios anteriores, do balanço orçamentário.


B

Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no balanço orçamentário, no balanço financeiro, no balanço patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais.


C

Em decorrência da impossibilidade de utilização do superávit financeiro de exercícios anteriores para abertura de créditos adicionais, o balanço orçamentário não poderá demonstrar uma situação de desequilíbrio entre a previsão atualizada da receita e a dotação atualizada.


D

As Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) são compostas pelo balanço orçamentário; balanço financeiro; balanço patrimonial; demonstração das variações patrimoniais; Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); e, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).

A partir das informações constantes no balanço patrimonial da CASAN nos anos de 2012, 2013 e 2014, demonstrado a seguir, assinale a alternativa que apresenta os valores de disponibilidades desses anos, respectivamente.



DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2014 - CIA CAT. DE ÁGUAS E SANEAMENTO - CASAN Versão : 2

DFs Individuais / Balanço Patrimonial Ativo

Imagem associada para resolução da questão


A

R$ 42.688,00; R$ 129.536,00; R$ 140.094,00.


B

R$ 34.710,00; R$ 120.673,00; R$ 130.318,00.


C

R$ 12.422,00; R$ 18.786,00; R$ 25.124,00.


D

R$ 197.858,00; R$ 206.059,00; R$ 219.231,00.


E

R$ 228.124,00; R$ 316.809,00; R$ 334.201,00.

Relacione as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, apresentadas na COLUNA I, com o conceito apresentado na COLUNA II.


COLUNA I


1. Balanço orçamentário

2. Balanço financeiro

3. Balanço patrimonial

4. Demonstração das variações patrimoniais


COLUNA II


( ) Demonstra as despesas e receitas previstas e realizadas.

( ) Evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública, por meio de contas representativas do patrimônio público.

( ) Evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária.

( ) Demonstra a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e pagamentos de natureza extraorçamentária.


Assinale a sequência CORRETA.


A

1 4 2 3


B

1 3 4 2


C

2 4 3 1


D

4 3 2 1

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público apresentou algumas mudanças em relação às demonstrações contábeis aplicadas ao setor público. Tais mudanças são representadas pela modificação na estrutura e no conteúdo de algumas demonstrações, bem como pela proposição de novas. É apresentada como obrigatória pelo MCASP a demonstração:

A
dos fluxos de caixa;

B
do resultado abrangente;

C
do resultado econômico;

D
do superávit primário;

E
do valor adicionado.

De acordo com a Lei Nº 4.320, de 17 de março de 1964, os resultados gerais do exercício serão demonstrados, EXCETO


A

no Balanço Orçamentário.


B

no Balanço Financeiro.


C

no Balanço Patrimonial.


D

na Demonstração das Variações Patrimoniais.


E

na Demonstração da execução orçamentária.

Na contabilidade pública, os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial e na Demonstração das Variações Patrimoniais. Em relação às Demonstrações Contábeis exigidas pela Lei nº 4.320/1964, correlacione as colunas A e B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Balanço Orçamentário.

2. Balanço Financeiro.

3. Balanço Patrimonial.

4. Demonstração das Variações Patrimoniais.


Coluna B

( ) Evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

( ) Demonstrará o Ativo Financeiro, o Ativo Permanente, o Passivo Financeiro, o Passivo Permanente, o Saldo Patrimonial e as Contas de Compensação.

( ) Demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

( ) Demonstrará a receita e a despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.


A

3/ 4/ 1/ 2


B

4/ 2/ 3/ 1


C

4/ 3/ 1/ 2


D

4/ 3/ 2/ 1


E

2/ 4/ 3/ 1

A Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público Brasileiro, a NBC T 16.6, estabelece que as seguintes demonstrações contábeis devam ser apresentadas pelos entes públicos, EXCETO:


A

Balanço Orçamentário.


B

Balanço Social.


C

Balanço Financeiro.


D

Balanço Patrimonial.


E

Demonstração do Fluxo de Caixa.

Na análise de Balanços Públicos, de acordo com o autor Nilton de Aquino Andrade, o índice de liquidez corrente


A

relaciona as receitas orçamentárias menos as despesas orçamentárias, em relação à receita total.


B

demonstra a representatividade dos encargos com pessoal em relação à receita corrente líquida.


C

evidencia a diferença entre a despesa prevista e a despesa realizada em relação à despesa prevista total.


D

determina quanto a instituição possui de disponibilidade e créditos para cada unidade de obrigações exigíveis.


E

verifica qual é a diferença entre a receita prevista e a receita arrecadada em relação à despesa liquidada.

   
Gerar simulado