Questões de Concurso de Normas da Secretaria da Receita Federal (SRF) - Contabilidade Pública

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 933063

Concurso TRE TO Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Contabilidade 2017

Questão 47

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Os órgãos da administração pública estão sujeitos à legislação específica relativa à retenção na fonte do imposto sobre a renda e contribuições sociais sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral. De acordo com essa legislação, a retenção
  • A. incide sobre o valor da nota fiscal, sem considerar as multas e os juros incorridos por atraso no pagamento.
  • B. incide sobre o valor original da nota, no caso de glosa de valores constantes da nota fiscal, sem emissão de nova nota fiscal.
  • C. é dispensada no caso de fornecimento de bens para entrega futura.
  • D. é dispensada no caso das empresas públicas e das sociedades de economia mista.
  • E. realizada por órgão público é feita sem prejuízo das demais retenções do imposto de renda.

Questão de Concurso - 929929

Concurso TRF 1 Analista Judiciário - Área: Administrativa 2017

Questão 69

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público e do sistema de custos da administração pública, julgue os itens a seguir. Na administração pública, a adoção do subsistema de custos permite mensurar e reportar os custos dos serviços de saúde prestados por um ente público; a demonstração do resultado econômico é adequada para a evidenciação dessas informações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 921223

Concurso TJ PE Analista Judiciário - Área Contador 2017

Questão 44

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

Com base no MCASP – edição 2.017, na Dívida Ativa e em sua contabilização, analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Verificado o não recebimento do crédito no prazo de vencimento, cabe ao órgão ou entidade de origem do crédito encaminhá-lo ao órgão ou entidade competente para sua inscrição em dívida ativa, com observância dos prazos e procedimentos estabelecidos.

( ) A inscrição do crédito em dívida ativa configura fato contábil modificativo, pois altera o valor do patrimônio líquido do ente público.

( ) No órgão ou entidade de origem é baixado o crédito a receber contra uma variação patrimonial diminutiva (VPD) e no órgão ou entidade competente para inscrição é reconhecido um crédito de dívida ativa contra uma variação patrimonial aumentativa (VPA).

( ) Quanto à expectativa de realização, há troca do crédito a receber no ativo circulante (registrado no órgão ou entidade de origem do crédito) pelo crédito de dívida ativa no ativo não circulante (registrado no órgão ou entidade competente para inscrição do crédito em dívida ativa), tendo em vista que o inadimplemento torna incerto o prazo para realização do crédito.

( ) Junto ao crédito encaminhado, devem acompanhá-lo os ajustes para perdas. Isso devido ao registro da Dívida Ativa ser pelo valor líquido do crédito a receber.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. V, F, V, F, V
  • B. F, V, V, V, F
  • C. V, F, V, V, F
  • D. F, F, F, V, F
  • E. V, V, F, F, V

Questão de Concurso - 921224

Concurso TJ PE Analista Judiciário - Área Contador 2017

Questão 45

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

Com base no MCASP – edição 2.017, a inscrição na Dívida Ativa deverá ser efetivada simultaneamente no órgão ou unidade competente para inscrição do crédito em dívida ativa e no órgão ou entidade de origem do crédito. Analise os registros abaixo no órgão ou entidade de origem do crédito e assinale a alternativa correta:

I. Transferência do crédito em virtude da inscrição em dívida ativa. Natureza da informação: patrimonial D 3.5.1.2.2.xx.xx Transferências Concedidas Independentes de Execução Orçamentária – Intra OFSS C 1.1.2.x.x.xx.xx Créditos a Curto Prazo

II. Pela reversão do ajuste de perdas, referente ao crédito tributário. Natureza da informação: patrimonial D 1.1.2.9.1.xx.xx (-) Ajuste de perdas de créditos a curto prazo C 4.9.7.2.1.xx.xx Reversão de ajustes de perdas

III. Baixa de créditos encaminhados para inscrição em dívida ativa pela efetiva inscrição. Natureza da informação: controle D 8.3.1.2.x.xx.xx Créditos Encaminhados para a Dívida Ativa C 8.3.1.4.x.xx.xx Créditos Inscritos em Dívida Ativa

Assinale a alternativa correta.

  • A. Estão corretos os lançamentos I e II apenas
  • B. Estão corretos os lançamentos II e III apenas
  • C. Estão corretos os lançamentos I e III apenas
  • D. Todos os lançamentos estão corretos
  • E. Está correto o lançamento I apenas