

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Integrarão obrigatoriamente a Lei de Orçamento, exceto:
Quadro demonstrativo da Receita e Despesa segundo as Categorias Econômicas.
Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital.
Quadro das dotações por órgãos do Governo e da Administração.
Sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções do Governo.
Quadro discriminativo da receita por fontes e respectiva legislação.
A demonstração dos fluxos de caixa (DFC) é uma das demonstrações contábeis incluídas no âmbito da administração pública, em consonância com os novos padrões da contabilidade aplicada ao setor público. Assinale a opção que apresenta o quadro da DFC no qual é possível visualizar o detalhamento tanto das transferências correntes recebidas quanto das concedidas pelo ente público.
quadro principal
quadro anexo 1
quadro anexo 2
quadro anexo 3
quadro anexo 4
O quadro principal do balanço orçamentário dispõe sobre as despesas e receitas previstas e executadas. Neste sentido, assinale a opção que veicula a informação correta que deve constar do quadro principal deste documento contábil:
As atualizações monetárias autorizadas por lei, efetuadas antes a data da publicação da LOA, devem constar da coluna destinada à previsão atualizada da receita orçamentária.
A criação de novas naturezas de receita não previstas na LOA é informação que deve constar da previsão atualizada da receita.
No cálculo do déficit orçamentário desprezam-se os valores constantes das linhas de registro do subtotal com refinanciamento das receitas e despesas.
Os valores das despesas com inversões financeiras devem constar da linha concernente ao registro das transferências correntes.
Para que haja equilíbrio orçamentário, a diferença positiva entre os valores das receitas e das despesas com pagamentos de benefícios do RPPS deve ser lançada como redutor da receita orçamentária.
Preencha a lacuna com a opção correta, conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).
"O Princípio da(o) ____________ determina que a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, ressalvadas as autorizações para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, nos termos da lei."
Unidade
Universalidade
Exclusividade
Orçamento Bruto
Não Afetação das Receitas
A apresentação de ativos e passivos no quadro principal do balanço patrimonial deve ser realizada segundo os critérios de liquidez e exigibilidade, independentemente do perfil da entidade que reporta as informações.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Quanto ao Quadro Principal do Balanço Orçamentário e de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o valor de R$ 4.920,00 deve integrar o montante da Despesa
Liquidada Corrente exposto no quadro referente ao exercício financeiro de 2025.
Empenhada Corrente exposto no quadro referente ao exercício financeiro de 2024.
Paga com Outras Despesas Correntes exposto no quadro referente ao exercício financeiro de 2025.
Empenhada com Investimentos exposto no quadro referente ao exercício financeiro de 2024.
Paga de Capital exposto no quadro referente ao exercício financeiro de 2025.
Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP, 11ª edição), a escrituração contábil deve observar alguns requisitos formais. Assinale a alternativa que apresenta um deles corretamente.
As operações devem ser registradas apenas quando envolverem movimentação financeira.
Os lançamentos devem refletir fielmente os fatos administrativos e econômicos, independentemente de sua forma.
A contabilidade pública não deve reconhecer eventos sem impacto orçamentário.
Os registros de natureza patrimonial não precisam obedecer ao regime de competência.
Os fatos contábeis são registrados de forma opcional quando se trata de bens de uso comum.
A Matriz de Saldos Contábeis (MSC) é uma estrutura de dados desenvolvida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) pensando na transmissão de informações contábeis e fiscais dos entes da Federação utilizando o SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). Em relação à Matriz de Saldos Contábeis, é correto afirmar que
a MSC pode ser enviada ao SICONFI de duas formas: utilizando uma instância XML ou um arquivo TXT.
apenas o Poder Executivo envia a MSC, com os dados agregados e não consolidados dos demais poderes e do Regime Próprio de Previdência Social (quando houver).
a MSC pode ser dividida em três tipos: a MSC Agregada, a MSC Consolidada e a MSC de Encerramento.
o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) utilizado na MSC é o PCASP Federação.
a MSC deverá ser transmitida mensalmente, até o dia 20 do mês subsequente ao período de referência.
Em conformidade com a Lei Federal n.º 4.320/1964, as receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo um triênio. Diante do contexto, pode-se afirmar, corretamente, que:
O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital será anualmente reajustado acrescentando-se-lhe as previsões de mais um ano, de modo a assegurar a projeção contínua dos períodos.
O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital será mensalmente reajustado acrescentando-se-lhe as previsões de mais um mês, de modo a assegurar a projeção contínua dos períodos.
O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital será semestralmente reajustado acrescentando-se-lhe as previsões de mais seis meses, de modo a assegurar a projeção contínua dos períodos.
O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital será trimestralmente reajustado acrescentando-se-lhe as previsões de mais três meses.
O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital não será reajustado.
O quadro principal do balanço patrimonial contém os ativos e passivos da entidade segregados em financeiros e permanentes, de acordo com os critérios estabelecidos na Lei n.º 4.320/1964.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O Quadro Principal do Balanço Orçamentário referente ao exercício financeiro de 2024 da entidade pública expõe como Saldo da Dotação das Despesas Correntes e Saldo das Receitas de Capital os seguintes valores totais, respectivamente, em reais:
411.000,00 e 43.000,00.
504.000,00 e 43.000,00.
18.000,00 e 30.000,00.
18.000,00 e 43.000,00.
504.000,00 e 30.000,00.
A prestação de contas anual do CRC‑AM, que é objeto de julgamento pelas autoridades competentes, é encaminhada diretamente ao Ministério da Fazenda.
Certo
Errado
No contexto da governança das contratações públicas e da gestão de riscos nas licitações e contratos, tomando como base os preceitos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e do Manual de Licitação e Contratos: Orientações e Jurisprudência (MLC) do TCU, é correto afirmar:
A governança das contratações é atribuição do controle interno; além disso, a matriz de riscos é facultativa, independentemente do regime de execução ou do porte da contratação, sendo sua inclusão no edital uma escolha discricionária do gestor responsável competente.
A governança das contratações cabe à alta administração, que deve instituir processos e estruturas para avaliar, direcionar e monitorar licitações e contratos, com gestão de riscos e controles internos; nas contratações integrada, semi‑integrada e de grande vulto, a matriz é obrigatória no edital.
A matriz de riscos, quando prevista, deve transferir ao contratado todos os riscos supervenientes e imprevisíveis, vedando qualquer recomposição do equilíbrio econômico‑financeiro e afastando, em quaisquer casos, revisão contratual por eventos alheios à sua esfera de atuação pela administração pública concedente.
Segundo o MCASP, a contabilização das concessões comuns já se encontra disciplinada no capítulo específico sobre concessões de serviços públicos, que não distingue PPP de concessão comum e trata ambos os arranjos de forma unificada, inexistindo previsão de tratamento detalhado em edições futuras do manual.
Com relação ao Balanço Orçamentário, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.
( ) O quadro principal apresentará receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas, sendo que receitas e despesas serão apresentadas conforme a classificação por natureza e, no caso da receita, a classificação funcional será utilizada de modo complementar.
( ) No Quadro da Execução de Restos a Pagar Não Processados, deverão ser informados os restos a pagar não processados inscritos até o exercício anterior e suas respectivas fases de execução.
( ) No Quadro da Execução de Restos a Pagar Processados, deverão ser informados os restos a pagar processados inscritos até o exercício anterior nas respectivas fases de execução e os restos a pagar inscritos na condição de não processados que tenham sido liquidados em exercício anterior.
As afirmativas são, respectivamente,
V – V – V.
V – V – F.
V – F – V.
F – V – V.
F – V – F.
Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e a Lei nº 4.320/1964, o Quadro Demonstrativo é estruturado de modo a refletir o saldo entre receitas e despesas, é parte integrante do (a):
Balanço Orçamentário.
Demonstração das Variações Patrimoniais.
Demonstração dos Fluxos de Caixa.
Demonstração do Resultado Econômico.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
O Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital abrangerá, exceto:
as despesas e, como couber, também as receitas previstas em planos especiais aprovados em lei e destinados a atender a regiões ou a setores da administração ou da economia.
as despesas à conta de fundos especiais e, como couber, as receitas que os constituam.
em anexos, as despesas de capital das entidades referidas no Título X desta lei, com indicação das respectivas receitas, para as quais forem previstas transferências de capital.
As despesas de entidades privadas na qual o ente público não possua quaisquer participações.
No Quadro Principal do Balanço Orçamentário referente ao exercício financeiro de 2023 de um ente estadual, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, constata-se
saldo positivo da dotação quando a dotação inicial das despesas orçamentárias é inferior às despesas orçamentárias empenhadas no referido exercício.
superávit de execução orçamentária quando as receitas orçamentárias realizadas são superiores às despesas orçamentárias pagas no referido exercício.
insuficiência de arrecadação quando a previsão inicial das receitas orçamentárias é superior às receitas orçamentárias lançadas no referido exercício.
excesso de arrecadação quando a previsão atualizada das receitas orçamentárias é inferior às receitas orçamentárias realizadas no referido exercício.
saldo positivo da dotação quando a dotação inicial das despesas orçamentárias é superior às despesas orçamentárias pagas no referido exercício.
Considerando o Balanço Orçamentário e de sua elaboração, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
No quadro principal deverão ser apresentadas as receitas e despesas _________, em confronto com as receitas e despesas _________, sendo apresentadas conforme sua classificação por natureza.
realizadas | previstas
previstas | realizadas
correntes | realizadas
previstas | correntes
Considerando-se que o Balanço Patrimonial evidencia a situação patrimonial da entidade pública e é composto por quadros, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Quadro principal.
(2) Quadro das contas de compensação.
(3) Quadro do Superávit / Déficit Financeiro.
( ) Apresenta a visão patrimonial como base para o registro dos fatos contábeis, bem como para sua análise.
( ) Apresenta os atos potenciais do ativo e do passivo a executar, que podem afetar o patrimônio.
( ) Deve ser elaborado utilizando o saldo da conta 8.2.1.1.1.00.00 – Disponibilidade por Destinação de Recurso (DDR).
1 - 3 - 2.
3 - 2 - 1.
1 - 2 - 3.
2 - 1 - 3.
Em relação às demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a declaração que é composta por quadro principal, quadros das execuções dos restos a pagar processados e não processados e aquela que é composta por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público.
Balanço Orçamentário e Balanço Financeiro.
Balanço Patrimonial e Balanço Financeiro.
Balanço Financeiro e Balanço Orçamentário.
Demonstração das Variações Patrimoniais e Balanço Orçamentário.
Balanço Financeiro e Demonstração das Variações Patrimoniais.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.