Questões de Concurso sobre Objeto

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
84 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Suponha que, no âmbito de determinado Estado-membro, um dos legitimados, inconformado com a edição de determinada espécie normativa que afronta a Constituição estadual, queira ingressar com uma representação de inconstitucionalidade em sede de controle abstrato. Para que essa ação seja analisada pelo Tribunal de Justiça do Estado, deverá ter por objeto a inconstitucionalidade de:


A

Lei estadual ou ato normativo federal.


B

Lei federal ou ato normativo municipal.


C

Lei estadual ou lei federal.


D

Ato normativo federal ou ato normativo municipal.


E

Lei estadual, lei municipal, ato normativo estadual ou ato normativo municipal.

Sobre controle de constitucionalidade no Brasil, assinale a afirmativa correta.


A

A ação declaratória de constitucionalidade pode ter como objeto lei estadual, desde que seja posterior à Constituição de 1988.


B

A ação direta de inconstitucionalidade pode ter como objeto lei federal anterior à Constituição de 1988.


C

A ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade podem ser ajuizadas a qualquer momento, desde a entrada em vigor da lei que figura como objeto da ação.


D

A arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) pode ter como objeto lei municipal.


E

A decisão proferida em ação direta de inconstitucionalidade deve ser encaminhada ao Senado Federal (Art. 52, X) para que produza eficácia erga omnes.

Constituem atos normativos, passíveis de controle de constitucionalidade pelo sistema concentrado, as leis, as resoluções administrativas dos tribunais, as súmulas de jurisprudência, as emendas constitucionais e as medidas provisórias.


C

Certo


E

Errado

Acerca da ação direta de inconstitucionalidade (ADIn), julgue os itens a seguir.


I No estado do Tocantins, os prefeitos podem propor ADIn de leis municipais ou estaduais por afronta à Constituição Estadual.

II É possível a declaração de constitucionalidade de lei estadual em face da Constituição Estadual, pelo tribunal de justiça, mesmo que o parâmetro de julgamento seja cópia da Constituição Federal.

III A declaração de inconstitucionalidade de dispositivo da Constituição local, pelo STF, propicia ao Procurador-Geral de Justiça o uso da reclamação perante o tribunal de justiça local, para assegurar o respeito à decisão da excelsa corte.

IV Qualquer lei formalmente aprovada pode ser objeto de controle de constitucionalidade abstrato, seja no STF, seja no tribunal de justiça.

V A omissão do dever de editar norma estadual não pode ensejar ação direta de inconstitucionalidade no STF.


Estão certos apenas os itens


A

I e II.


B

I e IV.


C

II e III.


D

III e V.


E

IV e V.

   
Gerar simulado