Questões de Concurso sobre Ultraje Público ao Pudor

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
7 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Ilmar, de 20 anos de idade, namorado de Jorgina, de 13 anos de idade, vai com ela ao cinema e, durante a projeção do filme, aproveitando-se da escuridão e do fato de a sala estar quase vazia, pede-lhe que faça sexo oral com ele, vindo ela a praticá-lo. Porém, o casal é surpreendido durante o ato por um segurança do estabelecimento, que aciona a polícia.


Diante do caso narrado, Ilmar deverá responder por:


A

ato obsceno;


B

importunação sexual;


C

estupro de vulnerável;


D

ato obsceno e importunação sexual;


E

ato obsceno e estupro de vulnerável.

José, para satisfazer a própria lascívia, passou a mão, de maneira superficial e rápida, por baixo da blusa de Júlia, na altura dos seios dela. Júlia tem deficiência mental e, por isso, não tinha o necessário discernimento sobre a prática do ato.


Assinale a opção que indica corretamente a tipificação da conduta de José na situação hipotética apresentada.


A

importunação sexual


B

assédio sexual


C

estupro de vulnerável


D

ato obsceno


E

estupro corretivo

Sobre os crimes contra a dignidade sexual:


A

A conduta de montar uma fotografia com o fim de incluir pessoa em cena de nudez não configura crime.


B

O crime de atentado violento ao pudor pressupõe representação da vítima, que pode ser suprida pelos responsáveis em caso de menoridade.


C

A violação sexual mediante fraude consiste em seduzir mulher virgem, menor de dezoito anos e maior de quatorze, e ter com ela conjunção carnal, aproveitando-se de sua inexperiência ou justificável confiança.


D

O crime de estupro, previsto no artigo 213, admite tentativa.


E

Configura crime de assédio sexual constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual mediante ameaça.

Durante as comemorações do carnaval, na cidade do Rio de Janeiro, Asclépio se desloca ao Centro, para acompanhar famoso bloco de foliões. Mergulhado na festividade e sob o sol impiedoso, passa a ingerir diversas bebidas. Desatento às filas formadas nos mictórios químicos, é acometido por intensa vontade de urinar. Procurando rua lateral, ao pé de uma árvore, passa a urinar, oportunidade em que é abordado pela Guarda Municipal e encaminhado para a unidade de Polícia Judiciária.


Quanto à conduta desenvolvida por Asclépio, é correto afirmar que:


A

é atípica;


B

constitui ato obsceno;


C

constitui importunação sexual;


D

constitui objeto obsceno;


E

constitui assédio sexual.

No que concerne aos crimes contra a dignidade sexual, é correto afirmar que

A
a prática de relacionamento amoroso consensual por indivíduo com 18 anos com infante de 13 anos há mais de dois anos anteriores é fato atípico.

B
a contravenção penal de importunação ofensiva ao pudor foi tacitamente revogada pela Lei no 13.718, de 24.09.2018.

C
em relação à titularidade da ação penal, nos crimes de estupro, por violência real ou grave ameaça, importunação sexual, assédio sexual e divulgação de cena de estupro, procede-se mediante ação penal pública condicionada à representação.

D
é fato típico distribuir ou expor publicamente qualquer objeto obsceno.

O Código Penal estabelece que é crime “praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público” (CP, art. 233). Para interpretar o exato significado da expressão “ato obsceno”, deve o operador do Direito valer-se de elementos


A

analógicos.


B

autênticos.


C

sociológicos.


D

gramaticais.


E

sintáticos.

“X”, em um cinema, durante a exibição de um filme que continha cenas de sexo, é flagrado por policiais expondo e manipulando sua genitália. Tal conduta, em tese,


A

tipifica o crime de mediação para satisfazer a lascívia de outrem.


B

tipifica o crime de ato obsceno.


C

tipifica o crime de favorecimento da prostituição.


D

não tipifica crime algum, em razão da existência de excludente de ilicitude.


E

não tipifica crime algum, uma vez que “X” estava em local apropriado para a prática desse tipo de conduta.

 
 
Gerar simulado