

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com o Código de Processo Civil – Lei n.º 5.869, de 11 de janeiro de 1973, em relação à citação/intimação é correto afirmar que o prazo começa a correr
se a citação for por edital, finda a dilação assinada pelo juiz.
se a citação ou intimação for por oficial de justiça, da data de juntada aos autos independentemente do mandado cumprido.
se for por correio, da data que a pessoa foi citada ou intimada.
se for em vários réus, da data de juntada aos autos do primeiro aviso de recebimento ou mandado citatório cumprido.
se for para cumprimento de carta rogatória, da data de protocolo na Embaixada Brasileira.
No que se refere a citação, a intimação e notificação, assinale a alternativa correta.
A citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender. Para a validade do processo, é indispensável a citação inicial do réu, de forma que, mesmo o comparecimento espontâneo do réu, não supre a falta de citação.
Notificação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa.
A citação, exclusivamente, se dá por correio ou oficial de justiça.
Em qualquer hipótese, não se pode citar pessoa que estiver assistindo a ato de culto religioso.
Far-se-á a intimação por meio de oficial de justiça quando frustrada a realização pelo correio.
Para manifestar-se em agravo de instrumento interposto no Tribunal de Justiça contra decisão de primeira instância proferida em ação judicial na qual o órgão do Ministério Público é parte, considera-se intimação pessoal a realizada
pessoalmente por Oficial de Justiça cumprindo mandado judicial.
por carta com aviso de recebimento.
por carta precatória.
com a entrega dos autos com vista.
por carta de ordem.
Segundo as regras do Processo Civil, assinale a alternativa INCORRETA:
Computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for o Ministério Público.
O Ministério Público deve restituir os autos no prazo legal. Não o fazendo, mandará o juiz, de ofício, riscar o que neles houver escrito e desentranhar as alegações e documentos que apresentar.
É lícito a qualquer interessado cobrar os autos ao Ministério Público que exceder o prazo legal. Se, intimado, não os devolver dentro em 24 (vinte e quatro) horas, perderá o direito à vista fora de cartório e incorrerá em multa, correspondente à metade do salário mínimo vigente na sede do juízo.
No Distrito Federal e nas Capitais dos Estados e dos Territórios, consideram-se feitas as intimações às partes e ao Ministério Público pela só publicação dos atos no órgão oficial.
É nulo o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir. E se o processo tiver corrido, sem conhecimento do Ministério Público, o juiz o anulará a partir do momento em que o órgão devia ter sido intimado.
Acerca das intimações é incorreto afirmar:
as intimações não podem ser feitas de forma eletrônica
intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa.
no Distrito Federal e nas Capitais dos Estados e dos Territórios, consideram-se feitas as intimações pela só publicação dos atos no órgão oficial.
a intimação do Ministério Público, em qualquer caso será feita pessoalmente.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Sobre a comunicação dos atos processuais, o Código de Processo Civil prevê que:
as intimações apenas se farão por meio do Diário Oficial
a intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo
a Fazenda Pública somente será citada por publicação em Diário Oficial
a citação é o ato pelo qual se comunica à parte a prolação de uma sentença