Questões de Concurso sobre Dos Princípios e Diretrizes - Art. 7º

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.245 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com o artigo 7º da lei orgânica de saúde, 8080/90, a Integralidade de Assistência, como princípio do Sistema Único de Saúde – SUS, é entendida como:


A

Acesso aos serviços de saúde, em todos os níveis de assistência.


B

Conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.


C

Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.


D

Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.


E

Identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

Para garantir os princípios do acesso, do vínculo, da continuidade do cuidado e da responsabilidade sanitária e reconhecendo que existem diversas realidades sócio epidemiológicas, diferentes necessidades de saúde e distintas maneiras de organização das UBS, recomenda-se: Assinale a alternativa CORRETA:


A

Para UBS com Saúde da Família em grandes centros urbanos, recomenda-se o parâmetro de uma UBS para no máximo 3 mil habitantes, localizada dentro do território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.


B

Para Unidade Básica de Saúde (UBS) sem Saúde da Família em grandes centros urbanos, o parâmetro de uma UBS para no máximo 12 mil habitantes, localizada dentro do território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.


C

Para UBS com Saúde da Família em grandes centros urbanos, recomenda-se o parâmetro de uma UBS para no máximo 12 mil habitantes, localizada dentro do território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.


D

Para Unidade Básica de Saúde (UBS) sem Saúde da Família em grandes centros urbanos, o parâmetro de uma UBS para no máximo 5 mil habitantes, localizada dentro do território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.

Para promover e proteger a saúde, o SUS precisa se organizar conforme alguns princípios, previstos no artigo 198 da Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 8.080/1990. São eles, EXCETO:


A

Universalidade – significa que o SUS deve garantir o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência, sem qualquer custo.


B

Integralidade – pelo princípio da integralidade, o SUS deve se organizar de forma que garanta a oferta mínima necessária aos indivíduos.


C

Equidade – o SUS deve disponibilizar serviços que promovam a justiça social, que canalizem maior atenção aos que mais necessitam, diferenciando as necessidades de cada um.


D

Participação da comunidade – é o princípio que prevê a organização e a participação da comunidade na gestão do SUS.

Considerando o artigo 7º da Lei Orgânica de Saúde 8080/90, que trata dos Princípios do Sistema Único de Saúde – SUS –, é correto afirmar que a utilização da epidemiologia é indicada para


A

o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.


B

a capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.


C

a divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde.


D

a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo.


E

a conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos.

Sobre os objetivos do Sistema Único de Saúde, conforme disposto na Lei nº 8.080/1990, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I Identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

II. Execução de ações de vigilância sanitária, epidemiológica e de saúde do trabalhador.

III. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.


A

Apenas I está correta.


B

Apenas II está correta.


C

Apenas I e III estão corretas.


D

Todas estão corretas.


E

Todas estão incorretas.

Referente aos princípios organizativos de Regionalização e Hierarquização dos SUS, analise as assertivas abaixo:


I. Os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida.

II. A Hierarquização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado deles.

III. A regionalização deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis em uma dada região.

IV. Através do princípio da regionalização, foram criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.

V. Para que valha o princípio da Regionalização e Hierarquização, existe a concepção constitucional do mando único, no qual cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas II e III.


D

Apenas I, III e IV.


E

Apenas II, IV e V.

Sobre a Lei nº 8.080/1990, analise as assertivas a seguir no que tange ao Sistema Único de Saúde e assinale V para verdadeiro e F para falso.


( ) Estão incluídas no campo de ação do SUS a execução de ações de vigilância sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral, exceto a farmacêutica.

( ) São princípios do SUS: universalidade, integralidade, preservação da autonomia, igualdade da assistência, participação da comunidade; descentralização políticoadministrativa, com direção única em cada esfera de governo.

( ) À direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) compete promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde.

( ) Em caso de prestação de serviços privados de assistência à saúde, não precisa seguir os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento.


Assinale o item que contém a sequência correta de cima para baixo.


A

F, F, V, F.


B

F, V, V, F.


C

V, V, F, V


D

V, F, V, F.

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, qual das alternativas abaixo NÃO representa um princípio do SUS?


A

Exclusão da comunidade.


B

Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.


C

Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades.


D

Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.


E

Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.

O princípio do SUS que considera as pessoas como um todo, procurando em suas ações atender a todas as suas necessidades e visa a promoção à saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação é o princípio da


A

universalidade.


B

integralidade.


C

preservação da autonomia.


D

igualdade da assistência à saúde.


E

descentralização político-administrativa.

Considerando os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).


(_) A descentralização dos serviços de saúde deve dar ênfase para os municípios.

(_) O princípio da equidade está explícito na Lei Orgânica da Saúde e representa uma igualdade formal.

(_) Um dos princípios do SUS diz respeito à capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.


A sequência correta é:


A

V, V, V;


B

F, V, F;


C

V, F, V;


D

F, F, F;


E

V, V, F.

   
Gerar simulado