

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é um componente essencial do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, influenciando diretamente o trabalho do agente de endemias. Com base nessa política,
a PNAB não abrange a Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo focada exclusivamente em serviços especializados.
a PNAB, ao definir a atenção básica como porta de entrada do SUS, destaca a assistência hospitalar como prioridade.
a (PNAB) reconhece a Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) como um componente fundamental para a promoção da saúde e a qualidade de vida da população.
a PNAB não estabelece diretrizes para a promoção da participação comunitária, deixando essa responsabilidade a critério dos gestores locais.
Atenção Primária é um conjunto de intervenções de saúde no âmbito individual e coletivo que envolve: promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. (...) A Atenção Primária à Saúde (APS) com orientação comunitária utiliza habilidades clínicas, epidemiológicas, ciências sociais e pesquisas avaliativas de forma complementar para ajustar os programas para que atendam as necessidades de saúde de uma população definida.
(Atenção Primária à Saúde-APS.indd (ufmg.br))
Nessa perspectiva, marque a alternativa com informação que não se tem como necessária para atender as necessidades de saúde de uma população definida.
Definir e caracterizar a comunidade.
Identificar os problemas de saúde da comunidade.
Modificar programas para abordar os problemas identificados.
Monitorar a efetividade para as modificações do programa.
Criar Conselhos de Saúde de âmbito municipal para acompanhar todos os procedimentos.
Leia o trecho e em seguida assinale a alternativa que preencha a lacuna corretamente:
“A ________________________ visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.”
Equipe da Atenção Básica (eAB).
Estratégia Saúde da Família (ESF).
Equipe de Saúde Bucal (eSB).
Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).
A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 "Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Leia as afirmativas abaixo, que versam sobre esse tema:
I. Esta Portaria aprova a Política Nacional de Atenção Básica, com vistas à revisão da regulamentação de implantação e operacionalização vigentes, no âmbito do Sistema Único de Saúde, estabelecendo-se as diretrizes para a organização do componente Atenção Básica, na Rede de Atenção à Saúde.
II. A integração entre a Vigilância em Saúde e Atenção Básica é condição essencial para o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população, na ótica da integralidade da atenção à saúde e visa estabelecer processos de trabalho que considerem os determinantes, os riscos e danos à saúde, na perspectiva da intra e intersetorialidade.
III. Todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, de acordo com esta portaria serão denominados Unidade Básica de Saúde - UBS. Parágrafo único. Todas as UBS são consideradas potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para a Rede de Atenção à Saúde.
Sobre as afirmativas acima é correto afirmar:
Itens I e II corretos; Item III incorreto.
Itens I e III corretos; Item II incorreto.
Itens II e III corretos; Item I incorreto.
Itens I, II e III corretos.
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (2017), em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população, com número máximo de quantas pessoas por ACS?
500 pessoas
750 pessoas
1000 pessoas
1500 pessoas
4500 pessoas
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. Nesse contexto, registre V para verdadeiro, e F, para falso:
(__)A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica.
(__)A Atenção Básica considera a pessoa em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral, incorporar as ações de vigilância em saúde - a qual constitui um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde - além disso, visa o planejamento e a implementação de ações públicas para a proteção da saúde da população, a prevenção e o controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.
(__)A Política Nacional de Atenção Básica reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS, configurando um processo progressivo e singular que considera e inclui as especificidades locorregionais, ressaltando a dinamicidade do território e a existência de populações específicas, itinerantes e dispersas, que também são de responsabilidade da equipe enquanto estiverem no território, em consonância com a política de promoção da equidade em saúde.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
V, F, F.
F, V, F.
F, V, V.
V, V, V.
Com base a portaria que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
(__)São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo, contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos fundamentos e diretrizes assinalados.
(__)São características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica, a definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS e das equipes.
(__)Município com população entre 50 e 100 mil habitantes poderá ter até 20% (vinte por cento) das equipes de Saúde da Família na modalidade transitória.
(__)As equipes dos Consultórios na Rua deverão cumprir a carga horária mínima semanal de 40 horas. Porém seu horário de funcionamento deverá ser adequado às demandas das pessoas em situação de rua, podendo ocorrer em período diurno e/ou noturno em todos os dias da semana.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
De acordo com o Art. 2º da Portaria nº 2.436/2017, a Atenção Básica é definida como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem as ações listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Promoção.
Prevenção.
Cirúrgica.
Diagnóstico.
Reabilitação.
A Portaria nº 2.436/2017, “Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
I. Segundo essa portaria, “A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.”
II. De acordo com essa portaria, “Territorialização; População Adscrita; Resolutividade; Longitudinalidade do cuidado”, fazem parte das chamadas “Diretrizes do SUS e da RAS (Rede de Atenção à Saúde) a serem operacionalizados na Atenção Básica.
III. Todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, de acordo com esta portaria serão denominados Unidade Básica de Saúde – UBS. Sendo que todas as UBS são consideradas potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para a RAS.
Assinale a alternativa correta de acordo com o que está definido na Portaria nº 2.436/2017:
Apenas itens I e II estão corretos.
Apenas itens II e III estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Apenas o item I está correto.
A respeito do que dispõe a Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017, acerca das atribuições dos profissionais da atenção básica, assinale a alternativa correta.
São atribuições comuns a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica, entre outras, participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades
São atribuições específicas do técnico e/ou auxiliar de enfermagem, entre outras, cadastrar e manter atualizado o cadastramento e outros dados de saúde das famílias e dos indivíduos no sistema de informação da Atenção Básica vigente, utilizando as informações sistematicamente para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local
São atribuições específicas do Cirurgião-dentista, entre outras, proceder à limpeza e à antissepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos
É atribuição exclusiva do enfermeiro realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe, entre outras atribuições
São atribuições específicas do enfermeiro, entre outras, indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento da pessoa
Considerando a Política Nacional de Atenção Básica publicada em 2017.
Marque a alternativa CORRETA:
Desenvolver mecanismos técnicos e estratégias organizacionais de qualificação da força de trabalho para gestão e atenção à saúde é uma atribuição da esfera estadual de governo.
Garantir a infraestrutura adequada para o funcionamento das UBS tais como espaço, mobiliário e equipamentos, é obrigação da esfera municipal do governo.
Longitudinalidade refere-se à continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente.
A Atenção Básica considera a pessoa em sua coletividade e inserção sociocultural buscando produzir a atenção integral, incorporando as ações de vigilância em saúde.
Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) são profissionais essenciais para as ações e políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na integração dos serviços de saúde da Atenção Primária e a comunidade, sendo vinculados
à Atenção Básica (eAB) ou uma equipe de Saúde da Família (eSF).
à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
à Secretaria Estadual de Saúde.
ao Conselho Federal de Saúde.
Acerca dos princípios e diretrizes da atenção básica, determinados pela Portaria nº 2.488/2011, analise as afirmações a seguir:
I - A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica.
II - A qualificação da Estratégia de Saúde da Família e de outras estratégias de organização da atenção básica deverão seguir as diretrizes apenas da atenção básica configurando um processo progressivo e singular que considera e inclui as especificidades locoregionais.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Com relação à Portaria nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), é possível afirmar que ela:
Prioriza a fragmentação dos serviços de saúde, desincentivando a formação de equipes multiprofissionais.
Tem como uma de suas diretrizes a promoção da saúde, prevenção de agravos e garantia de acesso universal e contínuo aos serviços de saúde, considerando as necessidades da população.
Define a Atenção Básica como a principal porta de entrada do usuário no sistema de saúde, sendo responsável apenas pelo tratamento de doenças agudas.
Estabelece que as equipes de saúde devem priorizar o atendimento individualizado, desconsiderando as características epidemiológicas da comunidade.
Desconsidera a participação da comunidade na gestão do sistema de saúde, atribuindo exclusivamente aos profissionais de saúde a definição das políticas locais.
Conforme os Cadernos de Atenção Básica do Ministério da Saúde, sobre o acolhimento de usuários em UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e, mais especificamente, no que se refere à avaliação de risco e vulnerabilidade aos modos de intervenção necessários, considerando apenas condutas possíveis em caso de situações agudas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Atendimento no dia (risco baixo ou ausência de risco com vulnerabilidade importante): situação que precisa ser manejada no mesmo dia pela equipe, levando em conta a estratificação de risco biológico e a vulnerabilidade psicossocial.
( ) Adiantamento de ações previstas em protocolos (ex.: teste de gravidez).
( ) Agendamento/programação de intervenções.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – F – V.
V – F – F.
F – V – V.
V – V – V.
V – V – F.
A responsabilidade pela atenção à saúde da população de rua, como de qualquer outro cidadão, é de todo e qualquer profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque especial para a atenção básica.
Certo
Errado
A respeito dos fundamentos da atenção básica em saúde, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Deve-se buscar o distanciamento entre as famílias e os profissionais de saúde.
( ) Cada profissional da equipe de saúde deve trabalhar de modo individualizado, sem qualquer integração entre as partes.
( ) Um serviço de saúde de qualidade preza pelo acesso universal e contínuo, com vistas à integralidade do atendimento.
C - C - E.
E - E - C.
C - E - E.
E - C - C.
E - E - E.
É uma das características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) – Portaria 2.488, de 21 de outubro de 2011:
Prover atenção fragmentada, esporádica e desorganizada à população adscrita.
Desenvolver ações educativas que não interferem no processo de saúde-doença da população, nem contribuem para o desenvolvimento de autonomia, individual ou coletiva, e não buscam promover qualidade de vida pelos usuários.
Desenvolver ações isoladas, sem integrar projetos ou redes de apoio social, focadas apenas em aspectos médicos e ignorando o desenvolvimento de uma atenção integral.
Realizar o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências.
O município X enfrenta diversos desafios na implantação da Política Nacional de Atenção Básica, como a dificuldade de provimento de profissionais de saúde em áreas remotas e a baixa adesão da população aos programas de promoção da saúde. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A Política Nacional de Atenção Básica determina que os municípios devem atingir 100% de cobertura da Estratégia Saúde da Família, independentemente das características locais.
II. A Política Nacional de Atenção Básica preconiza que a Atenção Básica deve ser a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e coordenadora do cuidado.
III. O financiamento da Atenção Básica é de responsabilidade exclusiva da esfera federal, cabendo aos municípios apenas a execução das ações.
IV. A Política Nacional de Atenção Básica deve se adaptar aos diferentes contextos regionais e locais, respeitando as diversidades socioculturais.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Considere os Item abaixo:
I.Regionalização não Hierarquizada.
II.Longitudinalidade do cuidado.
III.Participação da comunidade.
IV.Desigualdade.
V.Resolutividade.
De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica são Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde-SUS e da Rede de Atenção a Saúde-RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica somente os itens:
I e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
II, III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.