

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação à Portaria nº 1.378/2013, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Os recursos do Bloco de Vigilância em Saúde serão repassados ___________, de forma regular e automática, do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para uma conta única e específica.
mensalmente
anualmente
semestralmente
trimestralmente
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 3/2017, a qual contém a consolidação das normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde, as quais podem ser “Temáticas de Atenção à Saúde”, “Serviços de Saúde” e “Pesquisa em Saúde”, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Redes Temáticas de Atenção à Saúde.
2. Redes de Serviço de Saúde.
3. Redes de Pesquisa em Saúde.
Coluna 2
(_) Redes Estaduais de Assistência à Saúde do Idoso.
(_) Rede de Atenção Psicossocial.
(_) Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA).
(_) Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC).
(_) Rede Cegonha.
(_) Rede de Ensino para a Gestão Estratégica do Sistema Único de Saúde (REGESUS).
(_) Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE).
(_) Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 3 – 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3.
1 – 1 – 3 – 3 – 1 – 2 – 2 – 1.
3 – 2 – 1 – 1 – 2 – 1 – 3 – 1.
1 – 2 – 3 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2.
2 – 1 – 3 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2.
Pode ser considerada a principal diretriz a ser praticada pelos NASF:
promoção da saúde.
humanização.
intersetorialidade.
interdisciplinaridade.
integralidade.
De acordo com a Portaria nº 264, de 17 de fevereiro de 2020, no sistema de vigilância epidemiológica, a notificação compulsória de doenças pode ser imediata (em até 24 horas), semanal ou negativa. Das alternativas a seguir, qual agravo e/ou evento de saúde pública é de notificação compulsória semanal?
Coqueluche.
Tuberculose.
Óbito por Dengue.
Tentativa de suicídio.
Síndrome respiratória aguda grave.
Em conformidade com a Portaria de Consolidação nº 2/2017, são atribuições comuns ao Agente Comunitário de Saúde e ao Agente de Combate a Endemias:
Executar ações de controle de doenças, utilizando as medidas de controle químico, biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores.
Realizar diagnóstico demográfico, social, cultural, ambiental, epidemiológico e sanitário do território em que atuam, contribuindo para o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe.
Registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético.
Orientação e apoio, em domicílio, para a correta administração da medicação do paciente em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde que versa sobre a potabilidade de água, o conceito abaixo, está relacionado a qual alternativa?
"Parte do sistema de abastecimento formada por tubulações e seus acessórios, destinados a distribuir água potável, até as ligações prediais".
Após análise, marque a opção CORRETA:
Rede de distribuição.
Sistema de abastecimento de água para consumo humano.
Passagem de fronteira terrestre.
Solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atende um caso em que o paciente se engasgou com um pedaço de carne e encontra-se irresponsivo. Quanto aos cuidados de enfermagem ao chegar ao local para atender o caso apresentando, conforme os Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 (BRASIL,2016) é CORRETO:
Não realizar manobras de desobstrução; acalmar o paciente; incentivar tosse vigorosa; monitorar e suporte de O2, se necessário.
Não realizar manobras de desobstrução; posicionar o paciente em decúbito dorsal em uma superfície rígida; acalmar o paciente; incentivar tosse vigorosa; monitorar e suporte de O2, se necessário.
Posicionar-se por trás do paciente, com seus braços à altura da crista ilíaca; posicionar uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e pra cima (em j); e repetir a manobra até a desobstrução.
Posicionar o paciente em decúbito dorsal em uma superfície rígida; diante de irresponsividade e ausência de respiração com pulso, executar compressões torácicas com objetivo de remoção do corpo estranho; abrir vias aéreas, visualizar a cavidade oral e remover o corpo estranho, se visível e alcançável; se nada encontrado, realizar uma insuflação e se o ar não passar ou o tórax não expandir, reposicionar a cabeça e insuflar novamente; e considerar o transporte imediato mantendo as manobras básicas de desobstrução.
Posicionar o paciente em decúbito dorsal em uma superfície rígida; posicionar uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical; com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e pra cima (em j); e repetir a manobra até a desobstrução.
Sobre o Centro de Parto Normal (CPN), no âmbito do SUS, implantado para o atendimento à mulher e ao recém-nascido no momento do parto e do nascimento, em conformidade com o Componente “PARTO E NASCIMENTO” da Rede Cegonha, assinale a alternativa CORRETA.
Os CPN são classificados em: CPN Intra-Hospitalar e CPN Peri-Hospitalar tipo I e II.
O CPN poderá ser composto por: 5 ou 10 quartos pré-parto, parto e puerpério (PPP).
O CPN Intra-Hospitalar tipo I deve possuir ambientes compartilhados com o restante da maternidade, como recepção, sala de exames, posto de enfermagem e outros ambientes de apoio.
O CPN Peri-Hospitalar deve possuir a seguinte equipe mínima: Enfermeiro obstétrico ou obstetriz, técnico de enfermagem e parteira tradicional.
O CPN Peri-Hospitalar deve garantir a permanência da mulher e do recém-nascido no quarto pré-parto, parto e puerpério (PPP), da admissão à alta.
A Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (CaSAPS) tem por objetivo descrever, para a população, para os demais níveis do sistema, para os gestores e para os profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde, a lista de ações e serviços clínicos e de vigilância em saúde ofertados no âmbito da APS brasileira. No item PROCEDIMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, assinale a alternativa correta que contém procedimentos que constam da CaSAPS.
Colocação de imobilização provisória e biópsia/punção de mama
Cantoplastia e Colposcopia
Colposcopia e exérese de cistos, lipomas e nevos
Biópsia/punção de tumores superficiais de pele e sondagem vesical de alívio e de demora
Biópsia/punção de mama e realização de Prova do Laço para avaliação de pessoas com quadro clínico suspeito
Considerando-se a Portaria de Consolidação nº 2/2017, sobre os temas transversais da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A cultura da paz e direitos humanos consiste em abalar as oportunidades de convivência e de fortalecimento de vínculos, desenvolvendo tecnologias sociais que inibam a mediação de conflitos diante de situações de tensão social.
( ) A vida no trabalho compreende a inter-relação do tema priorizado com o trabalho formal e não formal e com os setores primário, secundário e terciário da economia, considerando apenas o espaço urbano, e identificando oportunidades de operacionalização na lógica da promoção da saúde para ações e atividades desenvolvidas nos distintos locais, de maneira participativa e dialógica.
( ) O desenvolvimento sustentável se refere a dar visibilidade aos modos de consumo e produção relacionados com o tema priorizado, mapeando possibilidades de intervir naqueles que sejam deletérios à saúde, adequando tecnologias e potencialidades de acordo com especificidades locais, sem comprometer as necessidades futuras.
E - E - C.
E - C - E.
C - C - E.
C - C - C.
C - E - E.
Quanto aos objetivos do Programa Saúde na Hora, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta os objetivos citados na portaria nº 397 de 16 de março de 2020, que dispõe sobre o programa, no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica.
I. Ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família.
II. Reduzir o volume de atendimentos de usuários com condições de saúde de baixo risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.
III. Ampliar o acesso às ações e serviços considerados essenciais na Atenção Primária à Saúde.
IV. Ampliar o número de usuários nas ações e nos serviços promovidos nas unidades de saúde da Família e unidades básicas de saúde.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, III e IV
I e III apenas
II, III e IV apenas
I e IV apenas
I, II e III apenas
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF tem como objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica. Para implantar os NASF, os Municípios e o Distrito Federal devem elaborar Projeto de Implantação, contemplando:
I. O território de atuação, formado por áreas contíguas de equipes de Atenção Básica/Saúde da Família;
II. As principais atividades a serem desenvolvidas, a forma de contratação e a carga horária dos profissionais;
III. A identificação das Equipes Saúde da Família - ESF vinculadas aos NASF;
IV. Descrição dos investimentos necessários à adequação da Unidade de Saúde para o bom desempenho das ações dos NASF.
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS:
Apenas os itens I e III
Apenas os itens II, III e IV
Apenas os itens I e IV
Apenas os itens I, II e IV
Todos os itens estão corretos.
A Portaria de Consolidação nº 2/2017 estabelece a Estratégia Nacional para a Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), que, a nível municipal, será coordenada pelo(a):
Secretaria Municipal de Saúde.
Secretaria Estadual de Saúde.
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.
Posto de Estratégia de Saúde da Família.
Secretaria Especial da Farmácia Municipal.
A Portaria 793, de 24 de abril de 2012, do Ministério da Saúde institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Avalie as afirmativas sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
I – Entre seus objetivos específicos está a promoção de cuidados em saúde especialmente dos processos de reabilitação.
II – A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é organizada com apenas dois componentes: atenção básica e atenção especializada em reabilitação.
III – O componente atenção básica contará com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), quando houver, e com a atenção odontológica.
IV – Os Centros Especializados em Reabilitação (CER) e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são pontos de atenção da atenção especializada em reabilitação.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV
Caracteriza um indicador relacionado à diretriz “Aprimoramento da Rede de Atenção às Urgências, com expansão e adequação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de prontos-socorros e centrais de regulação, articulada às outras redes de atenção”.
Percentual de municípios da região de saúde que executam ações de vigilância sanitária consideradas necessárias a todos os municípios.
Razão de procedimentos ambulatoriais de alta complexidade e população residente.
Proporção de cura de casos novos de tuberculose pulmonar bacilífera.
Proporção de acesso hospitalar dos óbitos por acidente.
Número de óbitos maternos em determinado período e local de residência.
A Portaria de Consolidação nº 3/2017 do Ministério da Saúde prevê mudanças no atual modelo de atenção em saúde, concluindo que a Atenção Primária em Saúde deve ser a coordenadora de um sistema de saúde mais efetivo. Uma das ações consiste na integração horizontal caracterizada por:
Articulação de diversas organizações ou unidades de produção de saúde responsáveis por ações e serviços de natureza diferenciada, sendo complementar (agregando resolutividade e qualidade neste processo).
Articulação da equipe de saúde da comunidade com a central de leitos do estado correspondente.
Articulação da comunidade do bairro com níveis crescentes de organização até chegar no governo federal.
Articulação ou fusão de unidades e serviços de saúde de mesma natureza ou especialidade. É utilizada para otimizar a escala de atividades, ampliar a cobertura e a eficiência econômica na provisão de ações e serviços de saúde através de ganhos de escala (redução dos custos médios totais em relação ao volume produzido) e escopo (aumento do rol de ações da unidade).
Comunicação mais efetiva entre os diversos profissionais de saúde do munícipio, seja no posto de saúde ou hospital terciário.
É regulamenta nessa portaria (336/2002) o número específico de profissionais ativos em período de tempo em casa um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Marque a alternativa que menciona corretamente o número de profissionais de nível superior, como por exemplo, o Terapeuta Ocupacional, que precisa estar presente no CAPS II.
2.
3.
4.
5.
6.
Sobre a Rede de Atenção à Pessoa Tabagista, assinale a alternativa correta.
A atenção à pessoa tabagista deverá ser ofertada em todos os níveis de atenção à saúde do SUS.
Somente os estabelecimentos de saúde ambulatoriais integrantes do SUS, que ofereçam o tratamento do tabagismo, devem fomentar a capacitação e a educação continuada de profissionais para ofertar o cuidado adequado à pessoa tabagista.
É atribuição dos estabelecimentos que ofertem cuidado à pessoa tabagista, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, realizar ações de promoção da saúde e de prevenção do tabagismo somente no âmbito da sua unidade de saúde.
A terapia medicamentosa, quando indicada, não é obrigatória ser acompanhada de sessões estruturadas, com periodicidade definida, mediante profissional de saúde capacitado.
Os medicamentos para cessação do tabagismo poderão ser utilizados e destinados para outras condições de saúde, sem necessidade de comunicação ao Ministério da Saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira (30) [abril de 2022] um plano atualizado para a Covid-19, estabelecendo três cenários possíveis de como a pandemia evoluirá este ano.
“Com base no que sabemos agora, o cenário mais provável é que o vírus da Covid-19 continue a evoluir, mas a gravidade da doença que ele causa diminua com o tempo à medida que a imunidade aumenta devido à vacinação e infecção”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante um briefing a repórteres. [...]
As novas mutações do vírus causador da Covid-19 eram uma preocupação em relação à eficácia das vacinas desenvolvidas, mas, segundo a diretora técnica da OMS, Maria Van Kerkhove, os estudos tem tido resultados animadores.
“As vacinas são incrivelmente eficazes na prevenção de doença grave e morte, inclusive contra a variante de preocupação mais recente, Ômicron”, explica a diretora, em entrevista ao podcast Science in 5, da OMS. [...]”
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/oms-cenario-mais-provavel-e-gravidade-da-covid-diminuir-ao-longo-do-tempo/. Acesso em: 28 abr. 2022.
Sobre a Covid-19, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os principais sintomas da infecção por SARS-CoV2 são manchas avermelhadas na pele e dores articulares.
( ) Completar o esquema de vacinação contra a Covid-19, recebendo o número recomendado de doses de acordo com a idade do paciente e o tipo de vacina, é uma importante medida de prevenção da Covid-19.
( ) Por se tratar de nova cepa de coronavírus, não existe método laboratorial de identificação da infecção pelo SARS-CoV-2.
( ) A vacinação contra a Covid-19, apesar de eficiente em adultos, apresenta riscos que superam os benefícios para o uso em crianças acima dos 5 anos de idade.
Assinale a sequência correta.
V V F V
F F V V
V F V F
F V F F
Peritiba é destaque mais uma vez no Ranking dos Indicadores do Programa Previne Brasil. A Secretaria de Saúde vem trabalhando na melhoria dos indicadores desde o início do ano de 2021, e a evolução vem sendo muito boa, tendo como notas nos últimos quadrimestres:
2,64 (2020 - Q2)
1,97 (2020 - Q3)
5,8 (2021 - Q1)
8,21 (2021 - Q2)
9,06 (2021 - Q3)
E agora no primeiro quadrimestre de 2022 alcançou a nota de 9,53 ficando na sexta colocação a nível estadual. O objetivo da equipe é alcançar a nota máxima na avaliação dos indicadores até o final de 2022.
Fonte: https://peritiba.sc.gov.br
O que esse programa Previne Brasil estabelece? Marque a opção CORRETA.
Institui uma avaliação do mercado comercial, estimulando e favorecendo o aquecimento das vendas a fim de prevenir o desemprego.
Essa proposta está vinculada à diminuição dos resíduos sólidos e portanto do impacto do meio ambiente, indicando nesse ranking os municípios menos poluidores.
Avalia a prevenção, o cuidado e o controle das infecções sexualmente transmissíveis com palestras e panfletos explicativos.
Tem como base a estruturação dos níveis educacionais, desde a educação infantil até a superior.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.