

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as seguintes proposições sobre a teoria do bem-estar e alocações Pareto eficientes.
I) A Fronteira de Possibilidades de Utilidade apresenta, no espaço “consumo do agente A x consumo do agente B”, todas as informações contidas na curva de contrato.
II) Se os ingressos para uma competição são disponibilizados de graça para alunos da rede pública, mas estes alunos estão impedidos de revendê-los, então a alocação de recursos gerada é eficiente no sentido de Pareto.
III) Em uma economia competitiva com apenas dois bens, se o preço do bem A é $6 e do bem B é $2, então, se abrirmos mão de 1 unidade de A, podemos produzir duas unidades a mais de B.
Podemos afirmar que:
a proposição I é correta.
a proposição III é correta.
a proposição II é correta e a proposição III incorreta.
todas a proposições são incorretas.
as proposições I e III são corretas.
Em uma economia com câmbio flexível e perfeita mobilidade de capitais, a redução dos gastos do governo provoca redução, na mesma magnitude, das exportações líquidas.
Certo
Errado
Desenvolvimento Econômico Regional por desenvolvimento econômico entendem-se, além das mudanças de caráter quantitativo dos níveis de produção nacional, as modificações que alteram a composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia. O desenvolvimento econômico regional difere do desenvolvimento econômico nacional pela ausência de barreiras em relação à migração e circulação de bens, serviços e capital. Para caracterizar um processo de desenvolvimento econômico regional, devemos observar ao longo do tempo a existência de:
Crescimento do bem-estar econômico, medido por indicadores de natureza econômica, por exemplo: produto nacional total, produto nacional per capita.
Diminuição dos níveis de pobreza, desemprego e desigualdade.
Melhoria das condições de saúde, nutrição, educação, moradia e transporte.
Melhoria das condições econômicas e humanas concentradas em determinado espaço econômico e geográfico, espaços regionais.
Todas as alternativas acima estão corretas.
Com relação ao primeiro e segundo teoremas do Bem Estar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) No caso de inexistência de falhas de mercado, se uma sociedade tiver um índice de Gini igual a um, então pelo primeiro teorema do Bem Estar, essa alocação de recursos é eficiente de Pareto.
( ) Se o conjunto de produção das empresas e as preferências dos consumidores forem convexos, existe um conjunto de preços no qual cada alocação de mercado competitivo é um equilíbrio eficiente de Pareto, para um dada distribuição de dotações.
( ) Externalidades de consumo invalidam o primeiro teorema do Bem Estar.
As afirmativas são, respectivamente,
Acerca do papel do Estado e seu relacionamento com o Mercado, é correto afirmar que:
tanto o bem-estar social quanto o crescimento econômico dependem de uma supremacia do Estado em relação ao Mercado, como historicamente demonstrado por países de economia centralizada.
ao passo em que naturalmente estimula a competição e a busca do lucro, o Mercado acaba por selecionar indivíduos e empresas economicamente mais fortes e produtivos, razão pela qual não deve sofrer interferências do Estado.
o desenvolvimentismo, em seu atual sentido, tem sido prática recorrente em quase todos os governos havidos no país desde a República Velha.
em face de seu alto índice de desregulamentação, o Brasil figura, segundo o Banco Mundial, como uma das dez melhores economias em que se podem fazer negócios.
a relação Estado-Mercado deve ser vista como algo oscilante, pendular, sendo certo que um e outro possuem aptidões específicas, pouco cambiáveis entre si e, portanto, a priori excludentes.
Com relação aos Teoremas de Bem‐Estar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O 1º Teorema do Bem‐Estar afirma que qualquer equilíbrio de mercado é ótimo de Pareto.
( ) O 2º Teorema do Bem‐Estar mostra que, sob certas circunstâncias, qualquer alocação ótima de Pareto que se deseje obter pode se basear no mecanismo de livre mercado.
( ) Intervenções governamentais na decisão de preços das empresas são uma forma de se alcançar alocações eficientes de Pareto, pois isso altera os custos sociais das ações dos agentes.
As afirmativas são, respectivamente,
V, V e V.
V, V e F.
V, F e F.
F, V e V.
F, F e F.
No dia 02/08/2013, o Ministério da Fazenda divulgou a seguinte notícia:
“As tarifas de importação de 14 setores voltarão ao patamar médio de 8% e 12%, a partir de 1º de outubro. A decisão, apresentada pelo ministro da Fazenda, tem a pretensão de gerar maior competitividade no mercado dos insumos básicos e permitir que a indústria de importação tenha custo mais baixo.Entre os setores abrangidos pela medida estão o de produtos siderúrgicos, químicos e têxteis, derivados de petróleo, material de transporte, vidros e artigos de borracha e plástico. O nível atual dessas tarifas está em torno de 25%, desde a sua elevação em setembro de 2012.”
(http://www.brasil.gov.br/economia‐e‐emprego/2013/08/tarifa‐de‐importacao‐ sera‐reduzida‐para‐aumentar‐a‐competitividade, acessado em 22/03/2014.)
Em termos de bem‐estar essa medida tende a
elevar o excedente do produtor interno devido ao peso morto causado pela superprodução provocada pela redução da tarifa.
elevar a receita do governo, pois as importações crescerão o que compensará a redução da tarifa.
elevar o excedente da economia, pois o ganho de excedente dos consumidores supera a perda de excedente de produtores internos e do governo.
reduz o excedente do consumidor devido ao excesso de demanda que pressiona os preços internos.
gera um peso morto pois o preço com tarifa se aproxima do preço mundial, o que gera perda de competitividade para os produtores internos.
Em relação à caixa de Edgeworth, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Alocações Pareto eficientes podem não ser obtidas por mercados competitivos se as preferências não forem convexas.
( ) O equilíbrio competitivo em uma transação entre dois agentes é obtido quando suas curvas de indiferença se cruzam.
( ) A partir de uma alocação Pareto eficiente dentro da caixa é possível obter uma outra alocação na qual um dos agentes melhore.
As afirmativas são, respectivamente,
V, V e V.
V, V e F.
V, F e V.
F, F e V.
F, F e F.
A elevada despesa pública não supre a necessidade da sociedade por bens e serviços, o que faz com que o setor privado, em sua eficiência, intervenha nas ações do governo, mitigando as falhas de mercado.
As normas constitucionais brasileiras buscam promover o bem estar da coletividade e regulam a atuação do Estado na economia, observando alguns princípios, a saber:
soberania nacional e busca do pleno emprego
restrição do livre exercício da atividade econômica
ausência de concorrência
existência de monopólios e oligopólios
dificuldade na alocação de recursos
No modelo de equilíbrio geral e do bem-estar, os custos privados e os benefícios de qualquer ação para o indivíduo, medidos pelo preço de mercado, devem se refletir nos custos e benefícios para a sociedade. Porém, as ações de determinado agente econômico poderão causar perdas ou ganhos nas ações de outros agentes econômicos. Esses são os efeitos externos que podem existir tanto nas unidades de consumo e de produção. Sobre esses efeitos, analise as afirmativas abaixo e identifique-as em Verdadeiro ou Falso:
( ) Quando surgem, há uma desigualdade entre o custo marginal e a receita marginal ou o preço, tendo como consequência a não obtenção do ótimo de Pareto.
( ) Externalidades negativas fazem os mercados produzirem uma quantidade maior que a socialmente desejável.
( ) As ineficiências provocadas pelas externalidades nem sempre exigem a intervenção do Estado. Segundo o Teorema de Coase, se as partes privadas podem negociar sem nenhum custo a alocação dos recursos, podem resolver por si mesmas o problema das externalidades.
( ) Os custos de transação, às vezes, impedem que as partes privadas possam resolver os problemas das externalidades.
( ) O imposto pigouviano é um tipo de imposto privado, aquele estabelecido para corrigir os efeitos de uma externalidade negativa e consiste no uso de permissões ou licenças transferíveis de poluição.
A sequência correta é:
F,V,F,V,F
V,V,V,V,F
V,F,V,V,F
V,F,V,F,V
F,V,F,F,V
No modelo com plena mobilidade de capitais e câmbio flutuante, a curva IS determina, por si só, o produto.
No modelo com plena mobilidade de capitais e câmbio flutuante, um aumento dos gastos do governo financiado por aumento dos tributos gera, como resultado, aumento do produto de equilíbrio.
A visão segundo a qual o objetivo das políticas econômicas deveria ser a maximização do bem-estar dos cidadãos mais pobres e vulneráveis enquadra-se no âmbito da economia positiva.
O primeiro teorema do bem-estar social indica que todo equilíbrio competitivo é um equilíbrio eficiente de Pareto. Por outro lado, o segundo teorema indica que, se todos os agentes possuem preferências côncavas, então, há sempre um conjunto de preços em que cada alocação eficiente no sentido de Pareto é um equilíbrio de mercado.
Em um país de economia aberta e com perfeita mobilidade de capitais que pretenda expandir o produto,
a política monetária será eficaz apenas se a taxa de câmbio for flexível.
apenas a política fiscal será eficaz se a taxa de câmbio for flexível.
apenas a política monetária será eficaz se a taxa de câmbio for fixa.
as políticas monetária e fiscal serão eficazes apenas se a taxa de câmbio for fixa.
apenas a política monetária será eficaz se a taxa de câmbio for flexível.