

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere uma economia aberta com governo.
À luz das identidades macroeconômicas que relacionam poupança privada, investimento, resultado fiscal e setor externo, é correto afirmar:
um superávit comercial implica excesso de investimento sobre a poupança privada, dado o resultado fiscal do governo.
o excesso de investimento sobre a poupança privada corresponde à soma do superávit orçamentário do governo com o superávit comercial.
o equilíbrio entre poupança privada e investimento no setor privado implica equilíbrio simultâneo das contas públicas e do setor externo.
um aumento do déficit orçamentário do governo reduz o excesso de poupança privada sobre o investimento, mantido constante o saldo externo.
o excesso de poupança sobre o investimento no setor privado é igual ao déficit orçamentário do governo mais o superávit comercial.
Em uma economia fechada e sem governo, no período 𝑡, a renda (produto) é 𝑌=1.000 e o consumo das famílias é 𝐶=800. Suponha que não há depreciação e que toda poupança das famílias financia o investimento das empresas.
O valor do investimento (I) no período é igual a:
100.
800.
150.
2000.
200.
Considere uma economia aberta às transações comerciais e financeiras com o resto do mundo. Admita, hipoteticamente, que, nessa economia, em determinado ano, o investimento doméstico total realizado tenha sido maior do que a poupança doméstica total efetivada e que as contas do governo tenham encerrado o ano com equilíbrio orçamentário.
Nesse caso hipotético, a economia descrita terá encerrado o ano com
déficit fiscal primário
superávit fiscal primário
poupança externa negativa
saldo nulo em Conta-Corrente do Balanço de Pagamentos
saldo deficitário em Conta-Corrente do Balanço de Pagamentos
Nessa economia, a poupança agregada não iguala o investimento agregado.
Caso o produto de equilíbrio seja 475 unidades monetárias, o investimento agregado será igual a 200 unidades monetárias.
Para os economistas keynesianos, uma alta taxa de juros decorre da insuficiência de poupança dos agentes, para uma dada demanda por investimentos.
Na visão keynesiana, um aumento de poupança aumenta o potencial de crescimento da economia na medida em que ela é pré-condição para a realização dos investimentos.
Em relação às identidades de contas nacionais é correto afirmar que, se o deficit em conta-corrente for igual ao deficit público, o investimento será igual à poupança privada.
Quando a despesa planejada é inferior à produção, os estoques se reduzirão, contribuindo, assim, para expandir o investimento total e a demanda agregada.
Se os agentes econômicos poupassem mais, o investimento aumentaria e isso elevaria as taxas de crescimento da economia.
Considere os seguintes dados extraídos da Conta de Bens e Serviços do Sistema de Contas Econômicas Integradas: •
•
Importação de bens e serviços: 69.310.584•
Impostos sobre produtos: 83.920.429•
Consumo intermediário: 628.444.549•
Consumo final: 630.813.704•
Variação de estoques: 12.903.180•
Exportação de bens e serviços: 54.430.127Com base nessas informações, é correto afirmar que a
formação bruta de capital fixo é igual a:
150.050.300
66.129.871
233.970.729
100.540.580
200.000.000
Quando a poupança doméstica é superior ao investimento doméstico, a economia apresenta um déficit no balanço comercial.