

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Uma grande equipe sempre começa por um grande goleiro” (MELO, 1997).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsas ( F ) sobre o goleiro de futebol.
( ) Deve adotar um posicionamento eficiente, mudando-o em função da direção da bola, de seus companheiros e de seus adversários.
( ) Deve atuar como organizador e coordenador do setor defensivo.
( ) Deve interceptar linhas de passes ofensivas adversárias observando a trajetória da bola, movimentação adversária e posicionamento defensivo.
( ) Deve adotar ações técnicas de reposição de bola e leitura tática com tomadas de decisão rápidas para surpreender o adversário com transições de ataques ou contra-ataques.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
F • F • V • V
F • V • F • V
V • F • V • F
V • V • F • F
V • V • V • V
Os sistemas táticos organizam a distribuição dos jogadores em campo, facilitando a ocupação de espaços e a definição de funções. Assim, analise as afirmativas a seguir.
I.O sistema 4-4-2 caracteriza-se, geralmente, por duas linhas de quatro jogadores (defesa e meio-campo) e dois atacantes, buscando equilíbrio defensivo e ocupação lateral.
II.O sistema 4-3-3 é conhecido por sua vocação defensiva extrema, utilizando três zagueiros fixos e abdicando de atacantes abertos pelas pontas.
III.A evolução tática do futebol permite variações dinâmicas, onde um time pode defender em um sistema (ex: 4-1-4-1) e atacar em outro (ex: 3-4-3) durante o mesmo jogo.
Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:
I e III.
I e II.
I, II e III.
II.
III.
Um jogador será advertido e receberá o cartão amarelo se:
Impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol da equipe adversária ao cometer uma infração deliberada por tocar na bola com a mão ou o braço.
Impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol da equipe adversária ao cometer uma infração não deliberada por toque de mão na bola fora da própria área penal.
Realizar jogo brusco grave.
Não respeitar a distância exigida quando o jogo for reiniciado com uma bola ao chão, um escanteio, um tiro livre ou um arremesso lateral.
Morder ou cuspir em alguém.
Para organizar uma competição de futebol em sua escola, dentro das etapas previstas na metodologia de projetos utilizada pelo seu professor de Educação Física, os estudantes de uma turma da 1ª série do Ensino Médio precisarão definir as categorias nas quais os atletas irão competir. Tendo em vista que o evento deve seguir os moldes oficiais do esporte escolar, estabelecendo critérios voltados à proteção da integridade física dos participantes, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:
I- A delimitação de categorias pela idade dos participantes é a opção menos adequada ao modelo de organização previsto para o evento.
PORQUE
II- Ao delimitar as categorias por faixa etária, a organização estaria permitindo que estudantes muito diferentes em desenvolvimento disputassem entre si.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
as asserções I e II são proposições falsas.
a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com as regras oficiais do futebol.
1. O fato de estar em uma posição de impedimento não constitui uma infração em si.
2. Existirá infração por impedimento se o jogador receber a bola diretamente de um tiro de meta.
3. Por qualquer infração de impedimento, o árbitro deverá outorgar um tiro livre direto à equipe adversária.
4. Um jogador estará em posição de impedimento se estiver na mesma linha que o penúltimo adversário.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
Ao preparar uma aula sobre futebol, o professor define parâmetros a serem seguidos na atividade, como as regras a serem observadas, o número de jogadores e o tempo de jogo. Estas definições estão ligadas a um dos elementos fundamentais comuns às práticas corporais (BRASIL, 2017).
Assinale a opção que apresenta este elemento.
Organização interna.
Movimento corporal.
Exercício físico.
Produto cultural.
Interação esportiva.
No futebol, se um defensor deliberadamente joga a bola e ela chega a um adversário que estava em posição de impedimento, a infração de impedimento deve ser assinalada mesmo quando a ação defensiva não se caracterize como defesa deliberada de uma finalização.
Certo
Errado
Situação hipotética: no futebol, um atacante em posição de impedimento permaneceu imóvel e não interferiu no adversário; outro atacante, que estava em posição regular no momento do passe, recebeu a bola. Assertiva: a posição do primeiro jogador não constitui, isoladamente, infração de impedimento.
Certo
Errado
Situação hipotética: em campeonato de futebol por pontos corridos, o regulamento omitiu os critérios de desempate. Após o término, a organização escolheu um critério que beneficiou a equipe com maior número de gols. Assertiva: a medida é tecnicamente regular porque o saldo ofensivo constitui critério universal e dispensa previsão anterior.
Certo
Errado
Na aula de Educação Física, em um treinamento técnico de futebol de campo, o professor enfatizou que os jogadores devem dominar a bola antes de executar qualquer ação ofensiva. Ele explicou que esse fundamento permite maior controle e organização do jogo. Os alunos praticaram exercícios específicos para aprimorar essa habilidade.
O domínio de bola no futebol está relacionado a:
Finalizar ao gol com potência
Interceptar passes adversários
Controlar a bola após recebê-la
Realizar deslocamentos sem bola
Marcar adversários diretamente
O arremesso lateral é a forma de reiniciar o jogo quando a bola sai inteiramente pela linha lateral. Acerca da execução correta deste fundamento segundo as regras, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(__)O jogador deve estar de frente para o campo de jogo no momento do arremesso.
(__)É obrigatório que o executor tenha parte de cada pé sobre a linha lateral ou no solo no exterior da linha lateral.
(__)A bola deve ser lançada com as duas mãos, partindo de trás e passando por cima da cabeça.
(__)É permitido ao executor marcar um gol diretamente de um arremesso lateral, sem que a bola toque em ninguém.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
V, F, F, V.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, V, V, F.
V, V, F, V.
Um plano de aula bem estruturado é essencial para o desenvolvimento coerente das atividades em uma oficina de esportes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência cronológica e metodológica correta das partes constitutivas clássicas de uma sessão de treino ou aula de futebol.
Parte Inicial (Aquecimento), Parte Principal (Desenvolvimento TécnicoTático) e Parte Final (Volta à Calma).
Parte Técnica (Fundamentos), Parte Tática (Jogo) e Parte Física (Aquecimento).
Parte Inicial (Jogo Competitivo), Parte Principal (Aquecimento) e Parte Final (Avaliação).
Parte Inicial (Conversa), Parte Intermediária (Coletivo livre sem regras) e Parte Final (Musculação).
Parte Principal (Coletivo), Parte Inicial (Alongamento passivo) e Parte Final (Aquecimento).
Na gestão de grupos e equipes em projetos sociais ou escolinhas, o Facilitador de oficina de Esportes (futebol de campo) exerce um papel de liderança. Assinale a alternativa que indica a postura correta do Facilitador de oficina de Esportes (futebol de campo) diante de um ato de indisciplina grave ocorrido durante o treino.
Intervir imediatamente, conversar com os envolvidos buscando a compreensão do erro e aplicar sanções educativas proporcionais, registrando o fato.
Ignorar o fato no momento para não parar o treino e esperar que os alunos resolvam sozinhos fora de campo.
Expor o aluno ao ridículo na frente de todo o grupo para que sirva de exemplo humilhante aos demais.
Expulsar o aluno do projeto definitivamente na primeira ocorrência, sem direito a defesa ou diálogo.
Solicitar que os outros alunos apliquem um castigo físico no colega indisciplinado.
No futebol, um sistema defensivo por zona pressupõe que cada jogador seja responsável por marcar um adversário específico, independentemente da posição deste em campo, garantindo uma marcação individualizada e constante.
Certo
Errado
O futebol é uma paixão nacional e conhecer suas regras vai além do curso de Educação Física, pois o tema é abordado em qualquer área e qualquer situação social. De acordo com as regra oficiais do futebol, é incorreto afirmar que:
Em uma partida oficial de futebol, qualquer jogador pode trocar de posição com o goleiro, desde que o árbitro seja avisado previamente e os jogadores respeitem as regras sobre o uniforme e a troca poderá ser feita durante uma paralização da partida.
Se um jogador executar um tiro de saída diretamente ao gol e a bola entrar sem que toque em nenhum outro jogador, o gol não será válido.
O fato de estar em uma posição de impedimento não constitui uma infração.
Em uma cobrança de tiro livre indireto, um gol será válido somente se a bola tocar em outro jogador antes de entrar na meta.
Situação hipotética: Um zagueiro, dentro de sua própria área penal, com o braço de apoio no chão para evitar uma queda, tem a bola chutada contra esse braço por um atacante. Assertiva: O árbitro deve marcar pênalti, pois a regra atual considera infração qualquer toque da bola na mão ou no braço de um defensor que amplie o corpo, independentemente da posição do braço.
Certo
Errado
A cultura de gestões exercidas por atletas, ex-atletas, treinadores e outros agentes esportivos sem a atuação, formação e experiência administrativa suficiente, além da escassez de cursos e qualificação inadequada para a função, trouxe a tensão entre a tradição e a inovação. Despontam, a partir disso, alternativas que corroboram a relação torcida, história do clube e gestão financeira sustentável. Nessa direção, algumas modalidades esportivas executam novas formas de preservação contábil, patrimonial e de gerenciamento baseados no exemplo da
empresa de gestão de sócios vitalícios.
instituição público-privada de investimentos.
Sociedade Anônima do Futebol.
Cooperativa de Trabalho/Produção de Bens e Serviços.
O futebol é um dos esportes mais praticados em nosso país. Por sua simples execução motora e pelas regras muito facilitadas, adultos, jovens e crianças desfrutam dessa prática na escola, em momentos de lazer ou de maneira profissional. Sobre o ensino do futebol na escola, assinale a alternativa correta:
Na aprendizagem do futebol, a criança deve aprender primeiro as habilidades exercidas com o outro, como o passe, o drible e o desarme.
O futebol deve ser voltado para a formação de atletas de performance.
O futebol deve ser trabalhado somente na sua forma prática.
O futebol deve ser guiado por um sistema estrutural que promova ao aluno a assimilação do que lhe é ensinado.
No futebol de campo, a regra do impedimento não se aplica quando um jogador recebe a bola diretamente de um tiro de meta, de um arremesso lateral ou de um tiro de canto.
Certo
Errado
Os fundamentos técnicos do futebol representam o conjunto de ações individuais e gestos motores que permitem ao atleta desenvolver o jogo de forma objetiva. Essas habilidades são essenciais para que a equipe execute suas estratégias táticas, transformando a motricidade básica em respostas específicas às situações de confronto em campo. Sobre as características dos fundamentos técnicos realizados pelos jogadores de linha, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
I - O drible caracteriza-se como o ato de se movimentar sem a bola, utilizando o balanço do corpo para ludibriar o adversário e obter vantagem espacial para uma jogada subsequente.
II - O domínio, ou recepção, consiste na ação consciente de receber a bola e amortecê-la, deixando-a em condições adequadas para que o jogador dê sequência às ações de jogo.
III - A condução é o fundamento que permite ao jogador deslocar-se pelo campo mantendo a bola próxima aos pés, utilizando as faces interna, externa ou o solado para percorrer os espaços.
IV - O passe é o elemento que socializa as habilidades individuais e viabiliza o jogo coletivo, consistindo na ação de enviar a bola a um companheiro ou a um espaço vazio determinado.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Todas estão corretas.